Questões de concursos sobre "Componentes Curriculares" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Componentes Curriculares que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57523 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Os conhecimentos que são objeto da aprendizagem dos
alunos na escola são uma seleção dos saberes relevantes
da cultura. Esses conhecimentos, de acordo com Coll
(1999), já existiam antes que os alunos iniciassem sua
construção pessoal e têm uma natureza
Ver Comentários

Q57544 - FGV Pedagogo 2018

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”


Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta. 

Ver Comentários

Q57563 - FGV Pedagogo 2018

Laia o fragmento a seguir.


Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”


Para a organização do currículo por competências é necessário

Ver Comentários

Q57661 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A proposta curricular de um curso de graduação, a partir de uma análise sistêmica e global, deve dar conta
dos seguintes aspectos fundamentais:
Ver Comentários

Q57701 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação
Básica para o Ensino Fundamental, os componentes curriculares
obrigatórios serão organizados em relação às
áreas de conhecimento da seguinte maneira:
Ver Comentários

Q57719 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Leia o texto.

Um corpo de conhecimentos, entesourado numa universidade e corporificado numa série de competentes volumes é o resultado de intensa atividade intelectual anterior. Instruir alguém nessa matéria não é levá-lo a armazenar resultados na mente, e sim ensiná-lo a participar do processo que torna possível a obtenção do conhecimento: ensinamos não para produzir minúsculas bibliotecas vivas ambulantes, mas para fazer o estudante pensar, matematicamente, por si mesmo, para considerar os assuntos como faria um historiador, tomar parte do processo de aquisição de conhecimento. Conhecer é um processo, não um produto. BRUNER, J.; VASCONCELOS, C. Planejamento: projeto de ensino e aprendizagem e projeto político pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2002.
No texto, há uma clara discussão do autor sobre
Ver Comentários

Q57742 - CS-UFG Pedagogo 2018

De acordo com Paim e Almeida Filho (2000), a Saúde Coletiva
pode ser considerada como um campo de conhecimento
de natureza interdisciplinar. Nesse sentido, as disciplinas
básicas da Saúde Coletiva, para esses autores, são: 
Ver Comentários

Q57800 - IF-SP Pedagogo 2018

A equipe de formação continuada de um câmpus
do IFSP está organizando uma palestra sobre o
tema currículo, que será proferida aos professores.
Considerando a publicação “Indagações sobre
currículo: Currículo, conhecimento e cultura”, de
Moreira e Candau (2008), diferentes fatores socioeconômicos,
políticos e culturais contribuem
para que o currículo venha a ser entendido. Analise
as seguintes afirmativas:

I – os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; II – a lista das disciplinas que compõem a grade curricular de cada curso; III – as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; IV – as competências e as habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular; V – os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais.
Assim, das alternativas propostas:
Ver Comentários

Q57865 - Quadrix Professor - Biologia 2018

Frequentemente, os professores são questionados sobre
quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de
biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem
perseguidos e como atingi-los. É necessário compreender a
existência de conhecimentos entre uma base comum e outra
diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de
forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e
competência.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia. 
Ver Comentários

Q59560 - Nosso Rumo Diretor de Unidade Escolar 2017

Leia o fragmento abaixo.


      A gestão pedagógica é essencial para efetivar uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo; capaz de promover as aprendizagens. A escola é um espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares.

      Currículo é a expressão de tudo que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino.

                                                                                                                                          SEE/2012.


A gestão curricular envolve todo o conjunto de processos e procedimentos através dos quais se tomam as decisões necessárias quanto aos modos de implementação, organização, acompanhamento e avaliação 

Ver Comentários