Os conhecimentos que são objeto da aprendizagem dos
alunos na escola são uma seleção dos saberes relevantes
da cultura. Esses conhecimentos, de acordo com Coll
(1999), já existiam antes que os alunos iniciassem sua
construção pessoal e têm uma natureza
“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo
mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela
parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um
currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão
‘seguir’ aquele currículo.”
Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando
o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
“Os novos currículos concentram-se em torno das competências
que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser
cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar
mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”
Para a organização do currículo por competências é necessário
Q57661 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
A proposta curricular de um curso de graduação, a partir de uma análise sistêmica e global, deve dar conta
dos seguintes aspectos fundamentais:
Q57701 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018
De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação
Básica para o Ensino Fundamental, os componentes curriculares
obrigatórios serão organizados em relação às
áreas de conhecimento da seguinte maneira:
Q57719 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Leia o texto.
Um corpo de conhecimentos, entesourado numa universidade
e corporificado numa série de competentes volumes
é o resultado de intensa atividade intelectual anterior.
Instruir alguém nessa matéria não é levá-lo a armazenar
resultados na mente, e sim ensiná-lo a participar do
processo que torna possível a obtenção do conhecimento:
ensinamos não para produzir minúsculas bibliotecas
vivas ambulantes, mas para fazer o estudante pensar,
matematicamente, por si mesmo, para considerar os assuntos
como faria um historiador, tomar parte do processo
de aquisição de conhecimento. Conhecer é um processo,
não um produto. BRUNER, J.; VASCONCELOS, C. Planejamento: projeto de ensino e
aprendizagem e projeto político pedagógico – elementos metodológicos
para elaboração e realização. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2002. No texto, há uma clara discussão do autor sobre
De acordo com Paim e Almeida Filho (2000), a Saúde Coletiva
pode ser considerada como um campo de conhecimento
de natureza interdisciplinar. Nesse sentido, as disciplinas
básicas da Saúde Coletiva, para esses autores, são:
A equipe de formação continuada de um câmpus
do IFSP está organizando uma palestra sobre o
tema currículo, que será proferida aos professores.
Considerando a publicação “Indagações sobre
currículo: Currículo, conhecimento e cultura”, de
Moreira e Candau (2008), diferentes fatores socioeconômicos,
políticos e culturais contribuem
para que o currículo venha a ser entendido. Analise
as seguintes afirmativas:
I – os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
II – a lista das disciplinas que compõem a grade
curricular de cada curso;
III – as experiências de aprendizagem escolares a
serem vividas pelos alunos;
IV – as competências e as habilidades definidas na
Base Nacional Comum Curricular;
V – os planos pedagógicos elaborados por professores,
escolas e sistemas educacionais.
Assim, das alternativas propostas:
Frequentemente, os professores são questionados sobre
quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de
biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem
perseguidos e como atingi-los. É necessário compreender a
existência de conhecimentos entre uma base comum e outra
diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de
forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e
competência.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta
com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o
ensino de biologia.
Q59560 - Nosso Rumo Diretor de Unidade Escolar 2017
Leia o fragmento abaixo.
A gestão pedagógica é essencial para efetivar uma
escola capaz de promover as competências indispensáveis
ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e
profissionais do mundo contemporâneo; capaz de promover
as aprendizagens. A escola é um espaço de cultura e de
articulação de competências e conteúdos disciplinares.
Currículo é a expressão de tudo que existe na cultura
científica, artística e humanista, transposto para uma situação
de aprendizagem e ensino.
SEE/2012.
A gestão curricular envolve todo o conjunto de
processos e procedimentos através dos quais se tomam
as decisões necessárias quanto aos modos de
implementação, organização, acompanhamento e
avaliação