Questões de concursos sobre "A Formação Continuada do Professor" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Formação Continuada do Professor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57152 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Os saberes docentes são essenciais na prática de ensino do professor universitário. Além
disso, são elementos imprescindíveis na formação continuada, como aspectos da identidade
desse profissional. Um projeto de formação continuada de professores universitários deve
Ver Comentários

Q57188 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

As metas do Plano Nacional de Cultura – PNC – consolidam o futuro que se almeja alcançar até 2020 e consistem na interseção entre as ações culturais demandadas pela sociedade, o compromisso de diferentes instâncias do poder público e a garantia de recursos materiais disponíveis para viabilizá-las. Tendo em vista essas metas, relacione-as corretamente com o que se diz a respeito delas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


   Coluna I 

1. 37% dos municípios brasileiros com cineclube

2. 450 grupos, comunidades ou coletivos beneficiados com ações de comunicação para a cultura

3. 20 mil professores de Arte de escolas públicas com formação continuada

4. 110 territórios criativos reconhecidos


    Coluna II

( ) Objetiva incentivar e fomentar a comunicação da cultura e sua diversidade em várias mídias e ampliar a recepção pública e o reconhecimento das produções comunicacionais, artísticas e culturais alternativas não inseridas na indústria cultural.

( ) Além da difusão da produção audiovisual, podem também receber e exibir resultados de experimentações, manifestações de videoarte, videodança, arte digital, novas mídias, entre outros.

( ) A efetivação desta meta está baseada na cooperação firmada entre os Ministérios da Cultura e da Educação (Portaria Normativa Interministerial nº1, de 04 de outubro de 2007).

( ) As ações relacionadas a essa meta compreenderão uma rede virtual de interlocução, interação e de compartilhamento de experiências, ideias e melhores práticas para o desenvolvimento cultural e socioeconômico.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Ver Comentários

Q57503 - FCC Pedagogo 2018

Pesquisas feitas com professores e gestores escolares mostram que as visões predominantes sobre a inclusão escolar de crianças
e alunos com deficiência destacam como importantes: o compartilhamento do mesmo espaço físico das demais e enfatizam a
inserção como uma forma de integrar essas pessoas na sociedade. Dado que a escola inclusiva envolve mais que a integração
é INCORRETO afirmar que 
Ver Comentários

Q57521 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Segundo o artigo 56 da Resolução CNE/CEB 04/2010, “A
tarefa de cuidar e educar, que a fundamentação da ação
docente e os programas de formação inicial e continuada
dos profissionais da educação instauram, reflete-se na
eleição de um ou outro método de aprendizagem, a partir
do qual é determinado o perfil de docente para a Educação
Básica, em atendimento às dimensões técnicas,
políticas, éticas e estéticas”. Já o artigo 58 da mesma
Resolução define que uma razão pela qual um programa
de formação continuada dos profissionais da educação
deve ser contemplado no projeto político-pedagógico é
porque
Ver Comentários

Q57570 - FGV Pedagogo 2018

Leia o fragmento a seguir.


Os professores do Ensino Fundamental da Escola Bem-te-vi estão reunidos estudando as fases do desenvolvimento cognitivo.


Entre as atividades pedagógicas inerentes ao exercício do magistério elencadas a seguir, assinale a opção que corresponde à atividade exemplificada acima. 

Ver Comentários

Q57690 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

Considerando-se a necessidade de pensar a formação inicial e
continuada de professores diante da complexidade da
educação contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q57727 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

As políticas de formação dos profissionais da educação
definidas pelo Ministério da Educação são orientações
cujo objetivo central destacado nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Básica é o de
Ver Comentários

Q57735 - CS-UFG Pedagogo 2018

Entre as atribuições específicas do educador no NAEH
para atendimento educacional hospitalar, está excluída a
seguinte: 
Ver Comentários

Q57875 - Quadrix Professor - Biologia 2018

A Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI,
presidida por Jacques Dellors, publicou, para a UNESCO, em
1996, o relatório "Um tesouro a descobrir", no qual são
apresentados os quatro pilares sobre os quais a educação
deveria estar fundada: o aprender a conhecer; o aprender a
fazer; o aprender a conviver; e o aprender a ser. Na busca de
uma educação com qualidade para todos, os quatro pilares
têm sido objeto de inúmeros investimentos na formação dos
professores. Considerando essas informações, assinale a
alternativa que apresenta o significado do "aprender a ser".
Ver Comentários

Q57945 - Instituto Acesso Pedagogo 2018

A prática pedagógica deve prever a formação contínua, levando em conta os quatro pilares da educação. Analise as afirmativas abaixo:


I. O aprender a conhecer exercita a atenção, a memória e o pensamento de forma manter acesa a vontade de buscar novos conhecimentos;

II. O aprender a fazer trabalha a capacidade em saber lidar com situações de emprego, trabalho em equipe, desenvolvimento coorporativo e valores necessários para cada trabalho;

III. O Aprender a conviver é saber entender as diversidades, é saber administrar as diferenças da forma de pensar, viver e agir existente entre as pessoas;

IV. Aprender a ser é desenvolver o pensamento crítico, autônomo, incitar a criatividade e elevar o crescimento de conhecimentos, além de ter em mente um sentido ético e estético perante a sociedade.


São afirmativas corretas: 

Ver Comentários