Uma coordenadora pedagógica chega a uma reunião de formação continuada do corpo docente da escola com dois elementos para reflexão: uma música e um texto acadêmico.
Durante a discussão promovida pela coordenadora pedagógica, três professoras apresentaram os seguintes comentários:
Vera: - É preciso lutar por uma maior valorização da profissão docente, superando a perda de prestígio que ultimamente tem envolvido a escola para todos.
Ana: - Na verdade, a escola é um mecanismo de controle social para manter a opressão dos mais pobres. Nesse sentido, a escola pública e os seus professores nunca serão valorizados.
Inês: - Eu acho que sem amor e muita dedicação, nós, professores, não despertaremos nas crianças e jovens os seus mais importantes dons.
Considerando os elementos selecionados pela coordenadora pedagógica e os comentários das professoras, afirma-se que
No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado para
I. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas. II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento. III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos. IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino.
Está de acordo com o autor o contido em
Q65223 - COPERVE - UFSC Tradutor Intérprete de Libras 2018
A respeito da formação dos tradutores e intérpretes de Libras, conforme o seu âmbito de
atuação, segundo a Lei Brasileira de Inclusão, é correto afirmar que:
É fundamental considerar e valorizar o saber de todos
os profissionais da educação no processo de
inclusão. A partir de um trabalho transdisciplinar com
uma equipe permanente de apoio, deve-se pensar na
importância da formação do professor, que perpassa
sua prática com os alunos e, de todos os envolvidos
com o sistema de aprendizagem. Entende-se a
formação desses profissionais como um processo:
Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações:
I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.
II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.
III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.
IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.
Das afirmações, estão corretas
Q66317 - EXATUS-PR Auxiliar de serviços gerais 2016
A Educação Continuada é um programa que
visa informar, orientar, motivar e conscientizar
permanentemente a todos os colaboradores sobre
os riscos de suas atividades e o correto uso dos
EPI. Todas as atividades abaixo fazem parte deste
programa, EXCETO: