Questões de concursos sobre "A Formação Continuada do Professor" | Pedagogia - página 6

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Formação Continuada do Professor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q64948 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010

Uma coordenadora pedagógica chega a uma reunião de formação continuada do corpo docente da escola com dois elementos para reflexão: uma música e um texto acadêmico.





Durante a discussão promovida pela coordenadora pedagógica, três professoras apresentaram os seguintes comentários:

Vera: - É preciso lutar por uma maior valorização da profissão docente, superando a perda de prestígio que ultimamente tem envolvido a escola para todos.

Ana: - Na verdade, a escola é um mecanismo de controle social para manter a opressão dos mais pobres. Nesse sentido, a escola pública e os seus professores nunca serão valorizados.

Inês: - Eu acho que sem amor e muita dedicação, nós, professores, não despertaremos nas crianças e jovens os seus mais importantes dons.

Considerando os elementos selecionados pela coordenadora pedagógica e os comentários das professoras, afirma-se que
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Q65049 - CETRO Supervisor Escolar 2008

No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado para

I. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas.
II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento.
III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos.
IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino.

Está de acordo com o autor o contido em
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Q65223 - COPERVE - UFSC Tradutor Intérprete de Libras 2018

A respeito da formação dos tradutores e intérpretes de Libras, conforme o seu âmbito de
atuação, segundo a Lei Brasileira de Inclusão, é correto afirmar que: 
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Q65676 - IBADE Cuidador 2016

É fundamental considerar e valorizar o saber de todos
os profissionais da educação no processo de
inclusão. A partir de um trabalho transdisciplinar com
uma equipe permanente de apoio, deve-se pensar na
importância da formação do professor, que perpassa
sua prática com os alunos e, de todos os envolvidos
com o sistema de aprendizagem. Entende-se a
formação desses profissionais como um processo: 
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Q66253 - COMPERVE Assistente de Alunos 2015

Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações: 

I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.

II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.

III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.

IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.

Das afirmações, estão corretas
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Q66317 - EXATUS-PR Auxiliar de serviços gerais 2016

A Educação Continuada é um programa que
visa informar, orientar, motivar e conscientizar
permanentemente a todos os colaboradores sobre
os riscos de suas atividades e o correto uso dos
EPI. Todas as atividades abaixo fazem parte deste
programa, EXCETO:  
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