Q152276 - UFF Médico nutrologista 2009
No diagnóstico nutricional de gestantes, o SISVAN atualmente preconiza como índices e parâmetros:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Nutrição e Saúde Pública que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
No diagnóstico nutricional de gestantes, o SISVAN atualmente preconiza como índices e parâmetros:
O Ministério do Trabalho por meio da Portaria Interministerial nº 66, de 25 de Agosto de 2006, alterou os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador. Com relação a essas alterações, analise as sentenças abaixo e classifiqueas como VERDADEIRAS ou FALSAS:
I. (__) O percentual de calorias proteicas derivadas de proteínas utilizáveis considerado ideal é de 5 a 10.
II. (__) A realização de educação nutricional tem caráter optativo nas unidades de alimentação e nutrição .
III. (__) As refeições devem apresentar uma porção de frutas, no mínimo três vezes por semana.
IV. (__) Podem ser responsáveis técnicos pelo programa de alimentação do trabalhador nutricionistas e engenheiros de alimentos.
V. (__) O valor máximo a ser descontado do trabalhador não deve ultrapassar 20% do valor da refeição.
VI. (__) O percentual de proteínas, lipídeos e carboidratos recomendado nas grandes refeições é respectivamente de 15%, 25% e 60%.
VII. (__) As principais refeições devem conter de 600 a 800 kcals (30-40%) do VET diário e as pequenas refeições de 300 a 400 Kcals (15 a 20%) do VET diário, sendo que nos dois casos é permitido um acréscimo de até 400 Kcals (20% das calorias).
Assinale abaixo a sequência CORRETA:
A carência de vitamina A, de iodo, anemia
ferropriva e a desnutrição energético-proteicas, de
acordo com a Política Nacional de Alimentação e
Nutrição (PNAN), são definidas como:
Na Secretaria de Educação, o nutricionista é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cujas ações são: I Elaborar cardápios com refeições nutritivas e que respeite a diversidade da região. II Atuar na educação alimentar e nutricional, por meio de palestras, dinâmicas ou debates. III Efetuar o teste de aceitabilidade de um gênero alimentício, antes de introduzi-lo no cardápio escolar. IV Capacitar os funcionários responsáveis pelo preparo da alimentação escolar sobre diversos temas como boas práticas de fabricação. V Realizar acompanhamento nutricional dos escolares, a fim de verificar seu estado nutricional. São de responsabilidade do nutricionista, no programa social PNAE, as ações:
O leite utilizado no preparo da merenda escolar
NÃO pode ser: