Q150243 - Gestão Concurso Engenheiro de alimentos 2018
A técnica conhecida por avaliar a efetividade do processo de higienização dos alimentos pela detecção de adenosina trifosfato total presente na amostra é chamada de
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Higiene e Vigilância Sanitária que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A técnica conhecida por avaliar a efetividade do processo de higienização dos alimentos pela detecção de adenosina trifosfato total presente na amostra é chamada de
Medidas de higiene, cuidados e boas práticas podem ser adotadas pelos produtores que fornecem matéria-prima para os laticínios, pois elas serão capazes de diminuir a contagem de patogênicos no leite.
Não representa uma medida de higiene, cuidados e boas práticas
De acordo com as normas de inspeção dos produtos de origem animal, aqueles que podem ser comercializados fora do Estado ou do país devem obter o registro
Para a garantia das Boas Práticas de Produção de Alimentos adequada, os manipuladores de alimentos devem seguir a orientação de:
As Boas Práticas de Produção de Alimentos recomenda que
De acordo com a RDC 50/2002, complementada pela RDC 307/2002, sobre a composição e organização de um
lactário em hospitais com mais de 15 leitos pediátricos, assinale a alternativa INCORRETA.
A gestão da qualidade nos Serviços de Alimentação e Nutrição, também chamados de Unidades Produtoras de
Refeições, é fundamental para a promoção da Segurança Alimentar. Qual é a base da pirâmide da qualidade em
organizações do setor alimentício?
Analise os itens abaixo sobre as Boas Práticas em Unidades Produtoras de Refeições e assinale a alternativa
INCORRETA.
A Resolução de Diretoria Colegiada - RDC Nº 275, de 21 de outubro de 2002 dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Além de outras definições, esse Regulamento considera:
I. Procedimento Operacional Padronizado - POP: documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de qualidade do produto final. II. Limpeza: operação de remoção de terra, resíduos de alimentos, sujidades e ou outras substâncias indesejáveis. III. Desinfecção: operação destinada à redução de microrganismos presentes na pele, por meio de agente químico, após lavagem, enxágue e secagem das mãos. IV. Antissepsia: operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos a um nível que não comprometa a segurança do alimento. V. Controle Integrado de Pragas: sistema, que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a segurança do alimento.
As definições CORRETAS estão descritas, apenas, em
Como pode ser definida uma infecção alimentar?