Questões de concursos sobre "Educação Nutricional" | Nutrição - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação Nutricional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q150627 - FCC Analista Judiciário - Nutrição 2018

A educação nutricional engloba o conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, utilizando
diferentes abordagens educacionais. Documento que define o conjunto de políticas públicas propondo respeitar, proteger,
promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação: 
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Q150655 - UPENET/IAUPE Nutricionista 2017

Sobre o tema Educação Alimentar e Nutricional-EAN, analise as afirmativas abaixo:
 
I. A melhoria do conhecimento sobre alimentação e nutrição é o principal resultado que deve ser esperado da EAN. II. As estratégias de EAN devem considerar que o comportamento alimentar é influenciado por fatores cognitivos, psicológicos, situação sócio-econômica, normas sociais, padrões culturais, além da cadeia alimentar e da disponibilidade de profissionais especializados (recursos humanos). III. O suporte social recebido durante a modificação do comportamento alimentar é a motivação intrínseca que contribui para mudança de comportamento.
É CORRETO afirmar que
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Q150970 - UFES Nutricionista 2017

Sobre a educação alimentar e nutricional, é INCORRETO afirmar:  
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Q151060 - INSTITUTO AOCP Nutricionista 2016

No cenário brasileiro, o interesse pela
Educação Alimentar e Nutricional (EAN)
surgiu na década de 1940, época em que
era visto como uma coluna em programas
governamentais de proteção ao trabalhador.
Até a década de 1970, a EAN vivenciou
momentos de rejeição em diversos contextos.
A partir daí, o tema pouco evoluiu por duas
décadas até ser retomado nos anos de 1990
com as evidências de que hábitos alimentares
são determinantes para a saúde. Em relação
à EAN, assinale a alternativa correta.
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Q151299 - UFMT Nutricionista 2017

Sobre os princípios para as ações de educação alimentar e nutricional estabelecidos no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para Políticas Públicas, marque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O princípio da abordagem do sistema alimentar na sua integralidade prevê que as ações de EAN abordem o acesso à terra, à água e aos meios de produção; as formas de processamento, de abastecimento, de comercialização e de distribuição, a escolha e consumo dos alimentos; e a geração e a destinação de resíduos.
( ) O princípio da promoção do autocuidado e da autonomia prevê o favorecimento da adesão das pessoas às mudanças necessárias ao seu modo de vida, empoderando-as em relação à sua saúde.
( ) O princípio da valorização da culinária enquanto prática emancipatória prevê que as abordagens educativas e pedagógicas adotadas em EAN privilegiem os processos ativos e incorporem conhecimentos e práticas populares contextualizados.
( ) O princípio da intersetorialidade prevê que as estratégias de EAN devam ser desenvolvidas de maneira coordenada e com abordagens que se complementem de forma harmônica e sistêmica.

 Assinale a sequência correta.  
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Q151303 - UFMT Nutricionista 2017

Sobre o empowerment nos programas de educação alimentar e nutricional, analise as afirmativas.

I - Objetiva apoiar os indivíduos a fazer suas próprias análises para tomarem as melhores decisões. II - Enfatiza a responsabilidade do cliente na causa do problema e a adquirir competência para resolvê-lo. III - Apresenta três etapas que determinam o comportamento alimentar: a cognitiva, a afetiva e a situacional. IV - É uma estratégia educacional na qual o educando estuda por meio de material previamente elaborado.
Está correto o que se afirma em 
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Q151407 - PROMUN Nutricionista 2016

Alimentação Saudável e Qualidade de Vida;
Equilíbrio Alimentar; Alimentação Preventiva; Saúde e
Longevidade; Reeducação Alimentar;
Reaproveitamento de Alimentos; Mitos e Verdades
sobre Alimentação; A Promoção de Bons Hábitos
Alimentares na Infância, são temas importantes que
devem ser tratados em: 
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Q151415 - PROMUN Nutricionista 2016

Dos Itens abaixo relacionados, apenas um não apresenta característica nutricional. Para responder esta questão, assinale a alternativa que contém os itens que apresentam as verdadeiras características da Educação Nutricional.

I O objetivo do processo é estabelecido em função das prioridades impostas pelo paciente.

II A doença e a consequente necessidade de mudança de hábito podem ser consideradas uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.

III Ênfase no processo de modificar e melhorar o hábito alimentar a médio e longo prazo.

IV As mudanças necessárias ao controle da doença, entre elas as relativas à alimentação, devem ser baseadas numa perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físicos, emocional e intelectual.

V Avaliação objetiva e subjetiva do paciente. 


A alternativa que apresenta as verdadeiras características da Educação Nutricional é: 
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Q151481 - IBFC Nutricionista 2017

As oficinas culinárias realizadas em atividades práticas de educação alimentar e nutricional permitem trazer para o dia a dia diferentes aspectos da promoção da alimentação saudável. No planejamento de tais oficinas, devem ser consideradas etapas, as quais estão listadas abaixo. Ordene-as de maneira crescente (a partir do número 1, que corresponde à primeira etapa) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Levantamento dos recursos humanos, financeiros, físicos e materiais necessários para sua execução.

( ) Aquisição dos gêneros alimentícios e pré-preparo dos mesmos.

( ) Definição das estratégias pedagógicas, dinâmicas de grupo, ambientação e tempo previsto para cada atividade.

( ) Definição do grupo de interesse, objetivos e temas da oficina.

( ) Seleção de receitas, textos, livros, vídeos, sites e elaboração de instrumentos de avaliação.

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Q151790 - IBFC Nutricionista 2016

No processo de educação nutricional deve-se considerar
que há estágios de mudança de comportamento do
indivíduo e que cada estágio representa uma fase com
percepção e motivação distintas diante da possibilidade
de realizar mudanças alimentares. A esse respeito,
considere as assertivas abaixo, avalie-as como
verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta estabelecida de cima
para baixo.
( ) Na fase de pré-contemplação há uma intenção de
realizar mudanças no próximo mês, sendo que o
indivíduo já prevê um plano de ação, mas as mudanças
ocorridas ainda são pequenas.
( ) Na fase de ação o indivíduo está decidido a modificar
seu comportamento, mas sem um comprometimento
decisivo, sendo reconhecidos os possíveis benefícios
decorrentes de uma mudança alimentar, mas com a
colocação de diversas barreiras pelo indivíduo.
( ) Na fase de manutenção as mudanças de
comportamento são mantidas há pelo menos seis
meses e há consolidação dos ganhos obtidos até o
momento.
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