Q153044 - IF-SP Professor - Matemática 2018
Indique o número de raízes reais distintas do polinômio a seguir:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Polinômios que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Indique o número de raízes reais distintas do polinômio a seguir:
Seja V = P3(ℝ) o espaço dos polinômios de grau menor ou igual a 3. Considere as seguintes afirmações.
I. Se U e W são dois subespaços de V de dimensão 2, e U + W = V, então U ∩ W = {0}
II. Se X ⊆ V é linearmente dependente e contém dois ou mais vetores, então qualquer que seja u ∈ X, tem-se que u é combinação linear dos vetores de X\ {u}.
III. Sejam U = [1 + x, 2 - x2] e W = [3 + x + 5x2]. Então U ∪ W é subespaço de V.
A respeito das proposições acima, é correto afirmar que:
Seja p(x) um polinômio de grau maior que 2 que satisfaz p(1)=12 e tem -2 como raiz. O resto da divisão de p(x) por x2 +x-2 é:
As raízes reais do polinômio p(x)=x3 -7x+k, com k ≠ 0, são m, 2m e n. Assinale a alternativa que corresponde ao valor do binômio (3m-n)2 .
Se p(x) e q(x) são polinômios de graus 2 e 3, respectivamente, então o número de assíntotas horizontais de f (x) = p (x)/q(x)
Os restos da divisão de um polinômio P(x) por x + 1 e por x – 2 são, respectivamente, iguais a – 5 e 4. Sendo R(x) o
resto da divisão de P(x) por x2
– x – 2, pode‐se concluir que R(5) é igual a
Considere que, após três medições, envolvendo as variáveis t e y, um sistema gerou o seguinte conjunto de dados: (1,10); (2,15) e (3,16). Considere que o polinômio interpolador para esse conjunto seja do tipo P(t) = at2 + bt + c, isto é, seja o polinômio de tal forma que P(1) = 10, P(2) = 15 e P(3) = 16, com y = P(t).
Assim, o produto dos coeficientes desse polinômio é igual a
Um polinômio q(x) = -4 + 5x + 3x² - 5x³ + x4 possui o 1 como uma raiz dupla. Assim, este polinômio possui:
Em relação à função f(x) = x5 + 4x3 + 2x + 3 pode-se afirmar:
Depois de ensinar que (a + b) . (a − b) = a2 −b2, um professor pediu que os alunos utilizassem a diferença de dois quadrados para fazer a conta “105 vezes 95” por meio de um cálculo mental simples. Os alunos que seguiram corretamente a proposta do professor finalizaram a operação fazendo a conta