I. É o planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. Sua função é orientar a indústria para que
ela possa produzir mercadorias para as quais exista uma demanda real ou potencial.
II. No Brasil, popularizou-se o termo merchandising para designar o espaço vendido em novelas, filmes e outros programas
para empresas que queiram veicular seus produtos.
III. O merchandising social acontece quando um produto da indústria cultural, como a novela, promove uma atividade social,
como adoção, vacinação ou doações.
Está correto o que se afirma em
Q152578 - FGV Técnico de Nível Superior - Jornalismo 2014
Faça a correspondência entre as seções de um plano de
marketinge suas respectivas definições.
1. Sumário Executivo
2. Situação atual do marketing
3. Estratégia de marketing
4. Programas de ação
5. Orçamento
( ) apresenta a ampla abordagem de marketing que será usada
para que os objetivos do plano serem atingidos
( ) Especifica o que será feito, quem fará, quando será feito e
quanto custará.
( ) Apresenta uma breve visão do plano proposto para ser
examinado rapidamente pela administração.
( ) Faz uma projeção de lucros e perdas o que permite prever os
resultados financeiros esperados.
( ) Apresenta dados relevantes de background sobre o mercado,
o produto, a concorrência e a distribuição.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para
baixo.
A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa publica anualmente um documento chamado “Critério Brasil”, com dados
atualizados sobre a distribuição de classes, o qual serve como diretriz de ordem geral por entidades prestadoras de serviços. Esse
documento apresenta uma distribuição de classes no Brasil por letras, bem como suas subdivisões, tendo uma abordagem básica
É praticamente impossível falar sobre comunicação interna sem falar em endomarketing. Os dois conceitos andam praticamente juntos, ‘unha e carne’. Porém, é fundamental esclarecer uma pequena confusão: muitas pessoas e ‘organizações’ confundem esses itens, dizendo que endomarketing é comunicação interna. Quase certo. A comunicação na verdade faz parte do endomarketing. Ou seja, a comunicação é uma ferramenta do endomarketing. (TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas)
Tavares acrescenta que, dentro da filosofia do endomarketing, para o seu melhor desempenho há dois enfoques básicos, que
são
A ferramenta de marketing que fornece mais subsídios para os
profissionais de comunicação ajustarem suas estratégias e ações,
visando à lealdade dos clientes, quando há um grande volume de
informações, é o(a):