A Resolução que regulamenta a Política Cultural da UFRN (RESOLUÇÃO No. 125/2016-
CONSEPE) estabelece uma instância para auxiliar e apoiar a Coordenadoria de Ações
Culturais, Museológicas e de Memória - CACMM e o Núcleo de Arte e Cultura – NAC, em
ações acadêmico-culturais, por meio de projetos, programas e demais ações de extensão
estruturantes. Essa instância denomina-se
No tocante à avaliação de projetos culturais, o aspecto que aponta em que medida um projeto
se distingue de outros e como pode ser direcionado à empresa/instituição financiadora
chama-se
Entre as linhas de financiamento do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento, um dos
editais se refere à Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. O fluxo para solicitação de
apoio nessa modalidade compreende as etapas de:
No livro “Dicionário Crítico de Política”, pag. 171, o autor, Teixeira Coelho, afirma que: “...o
agente cultural em particular, pode expressar de modo não ambíguo sua ética central que é:
criar condições para que as pessoas e grupos, produtores ou usuários, inventem seus
próprios fins, no interior de uma finalidade coletiva maior”.
Segundo esse autor, o grande obstáculo a ser contornado para atingir esse objetivo é
Em uma exposição de arte, as tarefas de selecionar as obras, preparar o catálogo, pensar o
projeto físico, supervisionar a montagem e desmontagem, a documentação, cuidar da
administração da mostra em seus diferentes aspectos e, também, determinar o tema
inspirador, são atribuições relativas à
“Entendida habitualmente como programa de intervenções realizadas pelo Estado,
instituições civis, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as
necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representa ções
simbólicas”. Essa é uma definição de Teixeira Coelho para
Na realização de um evento cultural na UFRN, um artista foi contratado, ao longo de um
período de dois meses, para se apresentar uma vez por semana, caracterizando um serviço
eventual, não subordinado, pelo qual o artista recebeu um cachê. Nesse caso, o contrato foi
efetivado por meio de
O produtor cultural Romulo Avelar, autor de “O Avesso da Cena”, comenta que “Outro ponto
determinante para o êxito de um evento é a segurança. A integridade física do público, dos
artistas, dos colaboradores e dos equipamentos também deve merecer dos produtores uma
série de cuidados”. No que concerne a um projeto de segurança para um evento cultural, leia
os itens abaixo.
I Reunir documentação que ateste a estabilidade das edificações e instalações .
II Atenção ao preço dos materiais utilizados na montagem de palcos, arquibancadas e
demais estruturas.
III Orientar os seguranças para monitorarem permanentemente o público, de modo a
detectar rapidamente possíveis focos de desestabilização.
IV Concentrar equipamentos de segurança em salas de emergência para que possam ser
usados rapidamente em caso de urgência.
Entre esses itens, os que correspondem a um projeto de segurança são
As ações culturais, seus impactos e resultados são decorrentes da articulação de uma ampla
rede de atores, que desempenham suas funções de acordo com as esferas de atuação em
que estão inseridos. Leia os itens de I a III que tratam das funções de um dos agentes desse
processo. I Criar as condições para que a produção cultural aconteça. II Aproximar o produtor cultural de seu público. III Estimular a comunidade a desenvolver seu próprio potencial criativo. Essas são funções são atribuídas ao