Q152578 - FGV Técnico de Nível Superior - Jornalismo 2014
Faça a correspondência entre as seções de um plano de
marketinge suas respectivas definições.
1. Sumário Executivo
2. Situação atual do marketing
3. Estratégia de marketing
4. Programas de ação
5. Orçamento
( ) apresenta a ampla abordagem de marketing que será usada
para que os objetivos do plano serem atingidos
( ) Especifica o que será feito, quem fará, quando será feito e
quanto custará.
( ) Apresenta uma breve visão do plano proposto para ser
examinado rapidamente pela administração.
( ) Faz uma projeção de lucros e perdas o que permite prever os
resultados financeiros esperados.
( ) Apresenta dados relevantes de background sobre o mercado,
o produto, a concorrência e a distribuição.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para
baixo.
Frente a mercados cada vez mais globalizados, empresas locais encontram desafios significativos. Considere o caso de uma empresa local que contava com proteção governamental e passa a atuar em um mercado mais liberalizado como consequência de um acordo de integração econômica. Com as reformas realizadas no país e a abertura do mercado, essa empresa percebe que seus métodos produtivos são ineficientes, e seus produtos, ultrapassados, seus ativos competitivos são adequados somente à realidade anterior do mercado doméstico. Assim, a pressão para globalizar suas atividades elevou-se consideravelmente.
Levando em conta as estratégias competitivas para empresas locais, a empresa apresentada é classificada como
Uma empresa possui um novo produto para o qual o mercado tem tamanho limitado. Além disso, grande parte dos consumidores conhece o produto e está disposta a pagar um preço alto por ele, e a concorrência potencial não é significativa.
Limitado a trabalhar apenas com as variáveis preço e promoção, o gerente de marketing dessa empresa deve lançar o novo produto utilizando a estratégia de
Analistas apontam o rápido crescimento das vendas de óleo no país e a maior concorrência nesse setor. Os custos das empresas para obterem clientes são médios, e os lucros são crescentes, de forma que é possível afirmar que o ciclo de vida desse produto se encontra no estágio de crescimento.
Nesse momento, os gerentes de marketing devem adotar como estratégia preços
De olhos postos na fidelização dos clientes, uma empresa planeja realizar uma campanha interna para a melhoria da prestação dos seus serviços, visando à satisfação da sua clientela. Qual veículo é recomendado para uma comunicação eficaz com o público-alvo dessa campanha?