Disciplinas Legislação Federal Lei Complementar 97 de 1999 - Organização, preparo e emprego das Forças Armadas Questões de concursos sobre "Lei Complementar 97 de 1999 - Organização, preparo e emprego das Forças Armadas" | Legislação Federal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei Complementar 97 de 1999 - Organização, preparo e emprego das Forças Armadas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q210129 - MPM Promotor de Justiça Militar 2013
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA EM RELAÇÃO AO CONSELHO DE DISCIPLINA, INSTITUÍDO PELO DECRETO Nº 71.500/72:
A)O Conselho de Disciplina é destinado a julgar a incapacidade do Guarda-Marinha, do Aspirante- a-Oficial e das demais praças das Forças Armadas que ainda não possuam estabilidade assegurada, para permanecerem na ativa, criando-lhes, ao mesmo tempo, condições para se defenderem.
B)As praças das Forças Armadas, reformadas ou na reserva remunerada, presumivelmente incapazes de permanecerem na situação de inatividade, também poderão ser submetidas a Conselho de Disciplina.
C)A praça condenada definitivamente à pena superior a 2 (dois) anos de reclusão pela prática de crime militar de natureza dolosa, será submetida, ex officio , a Conselho de Disciplina para fins de exclusão do serviço ativo das Forças Armadas.
D)O Conselho de Disciplina é composto por 3 (três) militares da Força Armada da praça a ser julgada, devendo seus membros ser de graduação superior à da praça submetida a Conselho.
Responder
Q210130 - MPM Promotor de Justiça Militar 2013
EM RELAÇÃO AO CONSELHO DE JUSTIFICAÇÃO, INSTITUÍDO PELA LEI Nº 5.836/72, ASSINALE A AFIRMATIVA CORRETA:
A)Conselho de justificação se destina a julgar, através de procedimento especial, da incapacidade do oficial das Forças Armadas – militar de carreira – para permanecer na ativa, não sendo aplicável ao oficial da reserva remunerada ou reformado.
B)Oficial das Forças Armadas será submetido a Conselho de Justificação na hipótese de ser condenado por crime de natureza dolosa, não previsto na legislação especial concernente a segurança do Estado, em Tribunal civil ou militar, a pena restritiva de liberdade individual até 2 (dois) anos, tão logo transite em julgado a sentença.
C)É da competência do Superior Tribunal Militar julgar, em grau de recurso, a decisão proferida pelo Comandante da Força que declarou o militar indigno para o oficialato e determinou a perda de seu posto e patente.
D)A nomeação do Conselho de Justificação é da competência do Comandante da Organização Militar a que pertencer o oficial a ser julgado.
Responder
Q210140 - FCC Auditor 2009
Em conformidade com a lei, no que concerne aos aeródromos públicos que forem sede de Unidade Aérea Militar, as esferas de competência das autoridades civis e militares, quanto à respectiva administração, serão definidas
A)pela Força Nacional de Segurança Pública.
B)por atos contratuais.
C)a critério do Comandante da sede militar.
D)por ato do Secretário de Estado da Segurança Pública.
E)em regulamentação especial.
Responder
Q212869 - IADES Especialista em Regulação 2018
Assinale a alternativa que indica uma das atribuições da Marinha do Brasil.
A)Prover a segurança dos transportes terrestres no País.
B)Deferir outorgas de serviços de transportes aquaviários, ouvida previamente a Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
C)Implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, no mar e nas águas interiores, em coordenação com outros órgãos do Poder Executivo, federal ou estadual, quando se fizer necessária, em razão de competências específicas.
D)Julgar, em grau de recurso administrativo, as sanções impostas aos operadores de transportes aquaviários.
E)Promover licitações e oferecer subsídios financeiros com o objetivo de incentivar os serviços de transporte aquaviário.
Responder