Disciplinas Legislação Federal Decreto-Lei 3.365 de 1941 - Desapropriações por utilidade pública Questões de concursos sobre "Decreto-Lei 3.365 de 1941 - Desapropriações por utilidade pública" | Legislação Federal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Decreto-Lei 3.365 de 1941 - Desapropriações por utilidade pública que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q209875 - FAUEL Procurador Municipal 2018
Sobre a desapropriação, assinale a alternativa
correta.
A) A desapropriação é forma derivada de aquisição
da propriedade, que ocorre mediante título
translativo da propriedade, em razão da supremacia
do interesse público.
B)Os concessionários de serviços públicos e os
estabelecimentos de caráter público ou que exerçam
funções delegadas de poder público poderão
promover desapropriações independentemente de
autorização expressa.
C)Os bens do domínio dos Estados, Municípios,
Distrito Federal e Territórios poderão ser
desapropriados pela União, e os dos Municípios
pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato
deverá preceder autorização legislativa.
D) A competência para legislar sobre desapropriação
é concorrente, competindo à União apenas
estabelecer normas gerais.
E)
A desapropriação sancionatória urbanística,
de competência do Município, dar-se-á
independentemente de qualquer outra sanção
prévia, desde que fique demonstrado o uso
inadequado do imóvel, isto é, em descompasso
com as diretrizes do plano diretor.
Responder
Q210208 - FAE Juiz de Direito 2008
Assinale a alternativa correta:
A)conforme a legislação em vigor, nos processos judiciais referente às desapropriações por utilidade pública, o expropriado poderá impugnar todo e qualquer aspecto do procedimento administrativo expropriatório, requerendo que o Poder Judiciário decida, inclusive, se era caso ou não da Administração Pública declarar o bem como sendo de utilidade pública.
B)são insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e média propriedade rural, assim definida em lei, ainda que seu proprietário possua outra.
C)a desapropriação por utilidade pública deverá ser efetivada mediante acordo ou ser intentada judicialmente dentro de 5 (cinco) anos, contados da data da expedição do respectivo decreto e findos os quais este caducará.
D)compete à União e aos Estados desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em dinheiro.
Responder
Q211168 - VUNESP Procurador Jurídico 2017
Com a finalidade de otimizar o acesso da população a determinado bairro da cidade, a Prefeitura de Sumaré planeja criar um túnel, trazendo inegáveis benefícios para o fluxo do trânsito da localidade. Contudo, o engenheiro da Prefeitura, na fase de elaboração básica do projeto, observa que a obra somente será viável caso sejam desapropriados cinco imóveis lindeiros à pista, o que leva o Prefeito a decretar a utilidade pública desses bens.
Considerando a situação hipotética e o Decreto n° 3.365/1941, é correto afirmar que
A)a publicação do Decreto é suficiente para que a Administração notifique os proprietários e, em seguida, proceda a imissão provisória na posse, mesmo que não haja a concordância dos expropriados, em razão da autoexecutoriedade dos atos da Administração.
B)com a publicação do Decreto, as autoridades administrativas ficam autorizadas a entrarem nos prédios compreendidos na declaração, podendo recorrer, em caso de oposição, ao auxílio de força policial.
C)após a declaração da utilidade pública, a Administração não pode conceder licenças à realização de obras no imóvel; caso concedida licença após tal marco, deverá indenizar o proprietário pelas benfeitorias realizadas.
D)o prazo para a caducidade da declaração de utilidade pública é de cinco anos, findo o qual não poderá mais o Município indicar os imóveis como objeto de nova declaração de utilidade pública.
E)após a declaração da utilidade pública, o proprietário do bem deverá ser indenizado pelas benfeitorias úteis, necessárias e, caso haja concordância da Administração, voluptuárias.
Responder
Q213085 - FCC Técnico Judiciário - Área Administrativa 2017
Na ação de desapropriação,
A)a transmissão da propriedade, decorrente de desapropriação amigável ou judicial, ficará sujeita ao imposto de lucro imobiliário.
B)é incabível a imissão provisória na posse dos bens.
C)a instância interrompe-se no caso de falecimento do réu.
D)não serão atendidas, no valor da desapropriação, o valor das benfeitorias necessárias feitas após a desapropriação.
E)a contestação só poderá versar sobre vício do processo judicial ou impugnação do preço.
Responder