Questões de concursos sobre "Resolução nº 64 de 2010 - Regimento Geral do IFRS" | Legislação Estadual - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Resolução nº 64 de 2010 - Regimento Geral do IFRS que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Analise as assertivas abaixo, de acordo com
o Regimento Geral do IFRS:
I. Conselho do Campus é o órgão superior
normativo, consultivo e deliberativo por
delegação de competência do Conselho
Superior do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
II. Os atos administrativos do IFRS são
Resolução, Instrução Normativa, Portaria,
Deliberação e Ordem de Serviço.
III. As atividades de extensão constituem um
processo educativo para a investigação, o
empreendedorismo e o cooperativismo,
visando à inovação e à solução de problemas
sociais, culturais, científicos e tecnológicos.
IV. O técnico-administrativo integrante do quadro
permanente de pessoal terá como local de
lotação e exercício a unidade para a qual foi
nomeado em concurso público, salvo
interesse da Instituição e em conformidade
com a legislação vigente.
Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s)
afirmativa(s) CORRETA(S):
Considerando o que dispõe o Regimento
Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Sul:
I. Considerando o processo educativo e
formativo do corpo discente, e ainda, a
disponibilidade orçamentária e financeira do
IFRS, as atividades que envolvam ensino,
pesquisa e extensão deverão ser articuladas,
sempre que possível, de forma indissociável.
II. O Professor investido nas funções de Reitor,
Pró-reitor, Diretor-Geral ou outros Cargos de
Direção na Reitoria ficará desobrigado do
exercício das demais atividades docentes,
sem prejuízo dos vencimentos, gratificações,
vantagens e progressões funcionais.
III. Dentre as demais atribuições previstas,
compete ao Reitor atuar no planejamento
estratégico e operacional do IFRS, com vistas
à definição das prioridades na área de ensino
dos campi.
IV. A Instrução Normativa é o instrumento pelo
qual o Reitor e os Diretores-Gerais dos
campi, em razão de suas respectivas
atribuições, dispõem sobre a gestão
acadêmica e administrativa.
V. Toda a execução do currículo e o
funcionamento acadêmico do IFRS
obedecem aos princípios definidos no projeto
pedagógico institucional e nas normas da
organização didática, aprovados pelo
Conselho Superior. Assinale a alternativa em que todas as questões
estão CORRETAS:
Segundo a Organização Didática do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Sul – IFRS, a Organização
Acadêmica e Curricular orienta:
I. Os cursos técnicos integrados.
II. Os cursos técnicos concomitantes.
III. Os cursos superiores de tecnologia.
IV. Os cursos de bacharelado.
V. Os programas de pós-graduação.
Assinale a alternativa em que todas as
afirmativas estão CORRETAS:
Em seu processo de planejamento, o IFRS
baseou-se em metodologias tradicionais
relacionadas ao planejamento estratégico. Cada
metodologia apresenta alguns elementos
específicos distribuídos ao longo de um
processo, podendo ser adaptada para cada tipo
de organização. No Plano de Desenvolvimento
Institucional – PDI – do IFRS foi utilizada uma
metodologia adaptada que contempla alguns
elementos fundamentais para a reflexão a
respeito do presente e projeções acerca do futuro
da instituição. Assinale a alternativa que
apresenta a sequência CORRETA das etapas de
realização de tais elementos:
O Conselho Superior – CONSUP do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Sul – IFRS poderá autorizar o
Reitor a conferir os seguintes títulos de Mérito
Acadêmico:
I. Doutor Honoris Causa.
II. Professor Emérito.
III. Técnico-Administrativo Emérito.
IV. Medalha de Mérito Educacional.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
São órgãos executivos do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Sul – IFRS:
( ) Pró-Reitorias
( ) Diretorias Sistêmicas
( ) Conselho Superior
( ) Procuradoria Federal
( ) Auditoria Interna
Analise as afirmativas acima identificando com
“V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS
assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na
sequência de cima para baixo: