Questões de concursos sobre "Formatos Midiáticos" | Jornalismo - página 6

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Formatos Midiáticos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q200360 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Jornalista 2017

Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos. 

                     

Tradução livre: "Receita com anúncios em jornais entrou em colapso. Receita com publicação em jornais, ajustada a inflação, 1950 até 2012". Disponível em: <http://www.businessinsider.com/newspaper-advertising-collapse-2012-9>.

A partir desses dados, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O advento do jornalismo on-line, iniciado na década de 1980, foi preponderante para a queda acentuada da publicidade nos jornais impressos.

( ) A receita em 2010 é a mesma observada no período que antecede a Segunda Guerra Mundial.

( ) O gráfico mostra o crescimento a partir do início do século XXI na venda de publicidade no meio digital.

( ) Pode-se explicar a queda na receita dos jornais pela falta de interesse da audiência, pelo consumo de informação, principalmente a partir do século XXI.

Assinale a sequência CORRETA.

Ver Comentários

Q200381 - INSTITUTO AOCP Jornalista 2016

Um gênero jornalístico se constitui de parâmetros textuais, relativamente estáveis, utilizados pelo profissional da informação para relatar acontecimentos, ideias, produtos e serviços, estruturados por um ou mais propósitos comunicativos. Relacione os gêneros jornalísticos mais legitimados pelo jornalismo com os tipos de texto e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Informativo

2. Opinativo

3. Interpretativo


A. Editorial.

B. Nota.

C. Notícia.

D. Análise.

E. Perfil.

F. Crônica.

Ver Comentários

Q200437 - FCC Analista Judiciário - Relações Públicas 2017

Na produção de uma revista considera-se que:

I. as páginas editoriais devem apresentar uma diagramação diferente das páginas publicitárias.

II. os jornalistas devem também produzir os textos publicitários da publicação.

III. a identificação do anunciante deve ficar bastante clara para o leitor.

IV. é positivo que os anúncios se relacionem com certos conteúdos na mesma página.

V. a capa da revista deve ser isenta de publicidade.

Está correto o que consta APENAS em 

Ver Comentários

Q200526 - CESGRANRIO Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas 2010

Como parte de suas ações de comunicação dirigida, uma empresa do setor petroquímico planeja a criação de podcasts para divulgação de seus programas educativos. Sendo assim, a empresa produzirá

Ver Comentários

Q200527 - CESGRANRIO Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas 2010

No ambiente da Internet, as ferramentas de publicação de weblogs permitem que o usuário escreva, publique e gerencie seu conteúdo. Nesse contexto, um recurso que permite que determinado post de um blog seja acessado por uma URL fixa é denominado

Ver Comentários

Q200530 - CESGRANRIO Comunicação Social (Bacharelado) 2010

As novas tecnologias da informação exigem do jornalista o conhecimento de ferramentas que podem ser usadas para divulgação de conteúdos jornalísticos. Para melhor explorar seu potencial, é fundamental para o profissional de imprensa conhecer o funcionamento dessas ferramentas, como, por exemplo, o Twitter. 
Uma mensagem postada no Twitter chega, instantaneamente, a todos os
Ver Comentários