Disciplinas Governança de TI Gestão de Conhecimento Questões de concursos sobre "Gestão de Conhecimento" | Governança de TI - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Gestão de Conhecimento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q221309 - COPEVE-UFAL Analista do Ministério Público 2012
A espiral do conhecimento é composta de
A)internalização, socialização, externalização e combinação.
B)construção de time, internalização, externalização e diálogo.
C)construção de time, diálogo, internalização e combinação.
D)socialização, externalização, diálogo e combinação.
E)construção de time, diálogo, colaboração e socialização.
Responder
Q221348 - FUNCAB Auditor Fiscal 2014
É uma característica marcante dos sistemas de gestão do conhecimento:
A)diminuir os custos de contratação de recursos humanos.
B)fomentar uma potencial fonte de lucros e vantagem competitiva.
C)dificultar o compartilhamento de todo e qualquer conhecimento tácito entre os colaboradores.
D)minimizar a rotatividade de pessoal na empresa.
E)impedir a comunicação direta entre os colaboradores.
Responder
Q222442 - FCC Analista de banco de dados 2013
Sobre a gestão do conhecimento, é correto afirmar que se constitui
A)no conjunto de práticas voltadas para a obtenção de melhorias na qualidade de dados.
B)no conjunto de processos para criar, obter, armazenar, manter e disseminar o conhecimento de um empreendimento.
C)exclusivamente no conjunto de programas utilizado para o gerenciamento do cronograma dos projetos.
D)no sistema gerenciador de banco de dados selecionado para ser utilizado pelo empreendimento.
E)somente no conjunto de mídias eletrônicas que contém todas as bases de dados do empreendimento.
Responder
Q222682 - ESAF Analista Administrativo - Tecnologia da Informação 2013
São processos essenciais da Gestão do Conhecimento:
A)Identificação, aquisição, desenvolvimento, compartilhamento e distribuição, utilização e retenção do conhecimento.
B)Planejamento, aquisição, armazenamento, compartilhamento e distribuição, utilização e obsolescência do conhecimento.
C)Identificação, normalização, desenvolvimento, comprometimento e atualização, codificação e retenção do conhecimento.
D)Explicitação, adensamento, planejamento, compartilhamento e retenção, utilização e indexação do conhecimento.
E)Identificação, aquisição, qualificação, compartilhamento e processamento, utilização e transposição do conhecimento.
Responder
Q222683 - ESAF Analista Administrativo - Tecnologia da Informação 2013
São princípios éticos a serem aplicados no uso da informação:
A)Convergência. Respeito. Uso da TI legislativa.
B)Minimização do dano. Respeito. Observância das diretrizes formais da empresa.
C)Minimização da publicidade. Uso da lei. Observância do perfil dos dirigentes da empresa.
D)Avaliação do dano. Competitividade. Respeito.
E)Consistência. Reciprocidade. Evolução.
Responder
Q222684 - ESAF Analista Administrativo - Tecnologia da Informação 2013
O diagnóstico das necessidades de informação
A)requer uma descrição do problema existente, o contexto no qual ele ocorre, o tipo de informações disponíveis, o tipo de informações necessárias para resolvê-lo e os possíveis meios de conseguir essas informações.
B)requer uma descrição da arquitetura existente, o contexto no qual ela ocorre, o tipo de informações dispensadas, o tipo de informações necessárias para resolvê-la e os possíveis meios de alterar essas informações.
C)requer uma descrição dos problemas quantificáveis, o contexto no qual eles são eliminados, o tipo de informações disponíveis, o tipo de informações necessárias para ocultá-los e os possíveis meios de conseguir essas informações.
D)requer uma síntese das informações existentes, o responsável pela sua ocorrência, o tipo de problemas resolvidos, a pessoa necessária para sua manutenção e os possíveis meios de racionalização de recursos.
E)independe do problema existente, requer dados estruturais, associa o tipo de informações disponíveis ao tipo de informações disseminadas pelos clientes e especifica meios de comunicação.
Responder
Q223212 - CESPE Pesquisador - Governança de TI 2010
Com relação à gestão do conhecimento e ao uso da tecnologia, que possibilitam às organizações atuar como comunidades de conhecimento, assinale a opção correta.
A)Conhecimento equivale a informação e a dados. Utilizam-se esses três termos para designar a informação com contexto, relevante e acionável.
B)Faz parte da cultura organizacional a gestão ativa de processos e a criação de bancos, centros e teias de conhecimento.
C)A produção de conhecimento novo e a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas são elementos essenciais na constituição da memória organizacional, que decorre do compartilhamento de associações, sistemas cognitivos e memórias entre os membros da empresa.
D)A gestão do conhecimento não demanda grande transformação na cultura organizacional, visto que o que se almeja com a gestão do conhecimento é a mera transferência sistemática de melhores práticas.
E)O sistema de gestão do conhecimento desenvolve-se com o apoio de tecnologias de comunicação, colaboração e armazenagem, entre as quais se incluem Internet, intranet , data warehousing, ferramentas de apoio a decisão e groupwares .
Responder
Q223320 - FCC Analista de banco de dados 2010
Instruções : Para responder à questão, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro. A Gestão do Conhecimento envolve atividades de
A)obtenção do conhecimento dos membros da organização, apenas.
B)criação e obtenção do conhecimento dos membros da organização, apenas.
C)obtenção, compartilhamento e uso de conhecimento dos membros da organização, apenas.
D)habilidades e experiências dos membros da organização, apenas.
E)criação, obtenção, compartilhamento e uso de conhecimento, habilidades e experiências dos membros da organização.
Responder
Q223540 - FCC Agente Fiscal de Rendas - Tecnologia da Informação 2009
As empresas que implementam portais corporativos por meio dos quais estabelecem relacionamentos de negócios, com um certo nível de acoplamento eletrônico entre os seus sistemas de compras, vendas, logística, distribuição e outros, adotam uma forma de e-Business conhecida por
A)B2C.
B)B2G.
C)B2B.
D)C2B.
E)C2C.
Responder
Q223573 - ESAF Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação 2010
Em relação à gestão do conhecimento e da informação, é correto afi rmar que
A)para a estratégia de avanço, os processos de conhecimento importantes são: economia de escopo e inovação radical.
B)as estratégias de sobrevivência constroem a rentabilidade da empresa no futuro.
C)para a estratégia de avanço, os processos de conhecimento importantes são: transferência de conhecimento e inovação radical.
D)para a estratégia de sobrevivência, os processos de conhecimento importantes são: rentabilidade futura e melhoria contínua.
E)as estratégias de sobrevivência asseguram a rentabilidade da empresa no presente.
Responder