Questões de concursos sobre "Balanced Scorecard (BSC)" | Governança de TI - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Balanced Scorecard (BSC) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q220918 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

O Balanced Scorecard propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações ou serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando quatro perspectivas principais: Financeira, Clientes,
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Q221078 - IADES Regulador de Serviços Públicos 2018

Com relação ao balanced scorecard (BSC), assinale a alternativa correta.
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Q221356 - CESPE Técnico Judiciário 2016

Acerca do BSC (balanced scorecard) nas organizações, assinale a opção correta.
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Q221378 - CONSULPLAN Analista Judiciário - Análise de Sistemas 2017

O COBIT 5 define 17 objetivos genéricos (corporativos), classificados na dimensão BSC (Balanced ScoreCard) sob a qual o objetivo corporativo se enquadra, que são: financeira; cliente; interna; e, treinamento e crescimento. Assinale a alternativa que apresenta um objetivo da dimensão BSC “interna”.
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Q221392 - FCC Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação 2017

A cascata de objetivos do COBIT 5 traduz as necessidades das partes interessadas em objetivos de TI, objetivos corporativos e metas de habilitador. Os objetivos de TI são estruturados de acordo com as dimensões do Balanced Scorecard − BSC. Um Analista de Suporte foi solicitado a elencar dois objetivos de TI para cada dimensão do BSC. Os objetivos listados pelo Analista foram:


I. Equipes de TI e de negócios motivadas e qualificadas.

II. Gestão de risco organizacional de TI.

III. Entrega de programas fornecendo benefícios, dentro do prazo, orçamento e atendendo requisitos.

IV. Alinhamento da estratégia de negócios e de TI.

V. Prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de negócio.

VI. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.

VII. Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios.

VIII. Segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos.


Com base nos objetivos listados,

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Q221457 - PUC-PR Técnico de Nível Superior - Tecnologia da Informação 2017

O Balanced Scorecard (BSC), técnica de planejamento empresarial desenvolvida pelos professores de Harvard Kaplan & Norton (1996), propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações, serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando as perspectivas: financeira, clientes e usuários, processos internos (gestão de projetos, desenvolvimento, gestão de incidentes etc.) e, por fim, aprendizado e crescimento.


Sobre BSC, avalie as assertivas a seguir.


I. O BSC demonstra uma relação de causa e efeito e é uma poderosa ferramenta de planejamento e de gestão de desempenho específica para promover o alinhamento dos objetivos da área de negócios com a área de Tecnologia da Informação (TI).

II. Uma forma de materialização do BSC é pela utilização de Cartões CRC, que materializam as metas da TI valendo-se dos indicadores e da especificação dos responsáveis e da colaboração que cada um exerce nos objetivos estratégicos da TI.

III. A perspectiva de aprendizagem e crescimento não contempla infraestrutura e tecnologias, pois o foco recai no capital humano envolvido com a elaboração do BSC.

IV. O BSC é um método bastante utilizado para escolher os indicadores-chave (KPI) e conectá-los com os objetivos da organização, estabelecendo uma relação entre os KPIs, o processo medido pelo KPI e os objetivos da organização, geralmente apresentados na perspectiva financeira.


É CORRETO apenas o que se afirma em

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Q221469 - CESPE Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 2017

Um dos princípios do Cobit 5 é atender às necessidades das partes interessadas considerando suas expectativas acerca da tecnologia da informação na organização. Com base nesse princípio, assinale a opção que apresenta o objetivo corporativo que atende a dimensão BSC (balanced scorecard) do cliente.
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Q221504 - IBFC Analista Judiciário - Análise de Suporte 2017

Ao se analisar a estrutura do BSC (Balanced Scorecard) verifica-se que ele possui quatro perspectivas, que são respectivamente:


(1) Perspectiva dos Processos Internos.

(2) Perspectiva do Aprendizado e Crescimento.

(3) Perspectiva do Planejamento.

(4) Perspectiva Financeira.

(5) Perspectiva dos Clientes.


Assinale a alternativa correta.

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Q221512 - IBFC Analista Judiciário - Análise de Sistemas 2017

Ao estudar o BSC (Balanced Scoredcard), para sua implantação na empresa, verificou-se que ele é decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio que são:

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Q221556 - IESES Analista - Tecnologia da Informação 2014

A Governança em TI, segundo os autores Weill e Ross (2012), é um Modelo que define direitos e responsabilidades pelas decisões que encorajam comportamentos desejáveis no uso de TI. Com relação a essa definição analise os itens a seguir:


I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia.

II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização.

III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização.

IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível.


A sequência correta é:

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