Questões de concursos sobre "Universidade Corporativa" | Gestão de Pessoas - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Universidade Corporativa que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q217924 - IBFC Pedagogo 2016

O Treinamento é um instrumento de respostas a uma necessidade ou uma oportunidade em um ambiente organizacional. Para que o treinamento aconteça, deve-se elaborar etapas. Assinale a ordem correta das etapas do planejamento e da execução de um treinamento: I. Programação de eventos para atender as necessidades diagnosticadas. II. Avaliação dos resultados obtidos. III. Diagnóstico das necessidades para o treinamento. IV. Aplicação e execução do planejamento. 
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Q217925 - IBFC Pedagogo 2016

Leia o enunciado a seguir.  O produto principal resultante de um _________________ é o aprestamento das pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiar a uma atividade ou empreendimento; dando oportunidades para o contínuo ________________ pessoal, a promoção da mudança nas atividades pessoais, aumentando-lhes a ______________e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão. Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas existentes no enunciado acima: 
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Q217926 - IBFC Pedagogo 2016

Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas posteriores, onde V é verdadeira e F é falsa:  ( ) O processo de educação dentro das organizações não era considerado função do departamento de recursos humanos. A medida que cresce a consciência de que a educação não é um processo contínuo e sim um evento isolado, a educação corporativa ganha força na organização. ( ) O treinamento não é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo. ( )A educação corporativa é dirigida à ampliação das competências e habilidades do funcionário oferecendo uma visão restrita da empresa. ( ) Treinamento é o termo ainda empregado repetidamente como sinônimo de educação corporativa.
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Q217927 - IBFC Pedagogo 2016

Quanto a Educação Corporativa, assinale a alternativa CORRETA após a leitura a seguir: 
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Q217935 - IBFC Pedagogo 2016

O programa de treinamento deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. O conteúdo do treinamento envolve quatro tipos de mudanças de comportamento, a saber: 
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Q218131 - COPESE - UFPI Administrador 2014

A educação profissional representa uma maneira contínua de desenvolvimento do trabalhador nas organizações, dentre as quais o treinamento, o desenvolvimento, o e-learning e a educação corporativa fazem parte. Todo ocupante de cargo possui qualificações que precisam ser ajustadas constantemente às peculiaridades de cada cargo através de uma ou das várias ações apresentadas acima. Associe a 1ª coluna com a 2ª, relacionando as características de cada uma das ações propostas: 
(1) Treinamento
(2) Desenvolvimento
(3) E-learning
(4) Educação corporativa

( ) Voltado para o condicionamento da pessoa na execução das tarefas. ( ) Deve ser oferecido sempre que a empresa perceber a necessidade de adicionar novos conhecimentos e habilidades aos empregados. ( ) É o conjunto de experiências aprendidas que não estão necessariamente relacionadas aos cargos que as pessoas ocupam, mas que oferecem as condições para o crescimento e desenvolvimento profissional. ( ) É o conjunto de práticas educacionais que possibilita ao empregado oportunidade de desenvolvimento com o intuito de que o mesmo possa atuar com mais eficácia e efetividade na vida profissional. ( ) Possibilitou a difusão do conhecimento e da informação de forma mais rápida a uma maior quantidade de pessoas, democratizando, assim, o acesso ao saber. ( ) Envolve o aprendizado de uma habilidade específica.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
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Q218340 - FGV Analista 2016

Cada vez mais se sabe que o desenvolvimento profissional advém não apenas de ações educacionais realizadas em sala de aula, mas também de outras experiências e estratégias pedagógicas. Cada tipo de atividade busca desenvolver capacidades distintas nos participantes. Considerando que uma das principais funções de um analista de educação corporativa é identificar que estratégias podem ser utilizadas para desenvolver determinados tipos de capacidade, a correta associação entre a capacidade a ser desenvolvida e as estratégias pedagógicas que podem ser usadas é:
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Q218342 - FGV Analista 2016

A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:
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Q218347 - FGV Analista 2016

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:
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Q218348 - FGV Analista 2016

Roberto é um analista de Educação Corporativa a quem foi solicitado que desenhasse um projeto para desenvolvimento do e-learning em sua empresa. Estudando a temática, Roberto entendeu que o conceito de e-learning compreendia o uso das tecnologias da Internet para a entrega de um amplo arranjo de soluções que estimulassem o conhecimento e o desempenho. Com base em seus estudos, Roberto estabeleceu três critérios para caracterizar as ações de e-learning, a saber:

Critério 1 – Trabalha em rede, tornando possível uma atualização instantânea de dados, envolvendo armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação ou instrução;

Critério 2 – Chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia padrão de Internet;

Critério 3 – Focaliza uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem voltada para o treinamento tradicional, com foco na melhoria do desempenho.

Analisando o esboço inicial do projeto elaborado por Roberto, seu chefe considerou que o projeto estava falho e apresentou a seguinte justificativa:

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