Disciplinas Fonoaudiologia Linguagem Questões de concursos sobre "Linguagem" | Fonoaudiologia - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Linguagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q228430 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) compreendem em
A)amplo espectro de transtornos do desenvolvimento caracterizado pela presença de distúrbios do comportamento com diferentes graus de gravidade e déficits associados que têm em comum a diminuição ou perda das habilidades sociais, da comunicação, da imaginação, com interesses repetitivos e restritos.
B)grupo de transtornos caracterizado por alterações do desenvolvimento neuropsicomotor, com desvios da conduta, comportamentos repetitivos, estereotipados, atraso do desenvolvimento da linguagem e da cognição, manifestados desde o início da vida.
C)amplo espectro de transtornos do desenvolvimento caracterizado por alterações do desenvolvimento neuropsicomotor, ocasionando alterações desintegrativas da personalidade, com ou sem sinais degenerativos, envolvendo as habilidades de linguagem, cognitivas e sensoriais.
D)amplo espectro de transtornos do desenvolvimento caracterizado por perda progressiva das funções mentais superiores, desintegração da personalidade, transtornos motores, alterações graves da cognição e do desenvolvimento da linguagem, com dificuldades para aprendizagem das atividades da vida diária.
E)grupo de transtornos caracterizado por alterações desintegrativas da personalidade, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, sinais degenerativos dos aspectos do desenvolvimento, perda das funções adquiridas, ausência do desenvolvimento da linguagem e distúrbios sensoriais.
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Q228432 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
No decorrer do desenvolvimento de linguagem de crianças com paralisia cerebral a expectativa é a de que
A)sempre ocorre com atraso, pois o distúrbio motor é grave e vai influenciar as possibilidades de ação desta criança em seu ambiente, interferindo nas relações interpessoais, principalmente pelo estigma que este quadro causa, fazendo com que estes indivíduos não sejam bem estimulados.
B)sempre ocorre com atraso, pois o distúrbio motor é responsável por alterações neurológicas que interferem na maturação cerebral como um todo, trazendo reflexos importantes nos processos receptivos.
C)sempre ocorre com atraso, mas a gravidade deste está na dependência da lesão cerebral e do grau de déficit motor, com interferência no processo receptivo e na dificuldade de interação interpessoal.
D)nem sempre ocorre com atraso, apesar da lesão cerebral interferir de modo global no desenvolvimento da criança. Devese considerar a dificuldade de interação interpessoal destas crianças pelo transtorno motor que dificulta a comunicação, nos aspectos receptivos e expressivos.
E)nem sempre ocorre atraso do desenvolvimento da linguagem, pois este grupo é heterogêneo, sendo necessária a avaliação fonoaudiológica para a caracterização das habilidades de linguagem.
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Q228437 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
Considerando os transtornos que comprometem o aprendizado da leitura, da escrita e da matemática, pode-se afirmar que: I. A dificuldade do escolar nas habilidades acadêmicas só pode ser verificada por meio da avaliação fonoaudiológica. II. A motivação do paciente para o aprendizado das habilidades acadêmicas e a função da escrita no ambiente familiar são fatores relevantes para o processo de intervenção nestes casos. III. A presença de outros comprometimentos associados aos transtornos de aprendizagem, como a acuidade auditiva e/ou visual diminuída, podem interferir no processo de remediação de escolares. Está correto o que se afirma SOMENTE em
A)II.
B)III.
C)II e III.
D)I e II.
E)I e III.
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Q228443 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
A afasia é um dos importantes quadros que acometem indivíduos que procuram avaliação e terapia fonoaudiológica. Pode-se afirmar corretamente que:
A)A afasia de condução caracteriza-se por ser do tipo fluente. Nela a compreensão está mais preservada do que na afasia de Wernicke. O paciente irá apresentar pausas, hesitações e anomia. Apresentam grande dificuldade para atividades de repetição. A leitura silenciosa geralmente está normal, mas a leitura em voz alta é mais prejudicada.
B)A afasia de Broca é caracterizada por não ser fluente. O indivíduo irá apresentar alteração nos processos receptivos e expressivos. Suas habilidades expressivas são marcadas pela presença de jargão, neologismos, perífrase e agramatismo fluente.
C)Afasia pode ser dividida em fluente e não fluente. Dentre as afasias fluentes estão: afasia de Wernicke, afasia de condução, afasia global e afasia transcortical motora.
D)As diferentes linhas terapêuticas nas afasias têm em comum a busca da eficácia na recuperação total dos aspectos relacionados à linguagem falada e escrita, perdida pós-injúria neurológica. A terapia fonoaudiológica se justifica quando o terapeuta tem por finalidade alcançar o mesmo desempenho comunicativo do indivíduo antes do acidente vascular ou de qualquer outro quadro neurológico.
E)Não se deve realizar avaliação fonoaudiológica para o conhecimento das alterações de comunicação de afásicos, uma vez que o quadro clínico é mutável, principalmente no período de recuperação espontânea.
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Q228463 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
Em relação ao modelo terapêutico de Pares Mínimos assinale a alternativa INCORRETA.
A)A percepção auditiva é importante para o trabalho com a produção correta dos sons.
B)Entende-se por "par mínimo" duas palavras que diferem em um único fonema, o qual é suficiente para distinguir o significado delas.
C)Oposição máxima refere-se ao contraste de duas palavras que diferem em vários fonemas, por exemplo: "pato" e "sapo".
D)O procedimento de Percepção-Produção/Pares Mínimos é composto por 5 níveis de treinamento: percepção, imitação, nomeação espontânea, pares mínimos e sentenças.
E)A fase de correção do erro da produção dos sons pela própria criança indica evolução no processo terapêutico.
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Q228476 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
O domínio da linguagem, entre outros aspectos, implica o conhecimento do sistema fonológico da língua, isto é, do seu inventário de sons e das regras para combiná-los em unidades significativas. Analise as proposições abaixo. I. Um modelo muito utilizado na literatura para a descrição do sistema fonológico da criança é o dos processos fonológicos, que diz respeito à simplificação das regras fonológicas que envolvem sequências de sons na pronúncia das palavras. II. A maioria dos processos fonológicos faz parte do desenvolvimento atípico da fala, sendo eliminados ao longo dos anos escolares. III. No distúrbio fonológico, a dificuldade está na representação mental da regra fonológica. Isso quer dizer que o indivíduo tem dificuldades em fazer uso das regras da fonologia de sua língua. Está correto o que se afirma em
A)I, II e III.
B)II e III, somente.
C)I e III, somente.
D)III, somente.
E)I, somente.
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Q228479 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
Quanto à avaliação das habilidades pragmáticas no contexto clínico, considere as seguintes afirmações: I. A avaliação da narrativa faz parte da avaliação das habilidades pragmáticas, na medida em que a narrativa é uma das funções comunicativas. II. O uso de palavras com sentido gramatical, como os pronomes e os advérbios, é critério para avaliação das habilidades pragmáticas. III. O uso de turnos expansivos/simples, coerentes/incoerentes é critério para avaliação das habilidades conversacionais, um dos aspectos da pragmática. Está correto o que se afirma em
A)I, somente.
B)III, somente.
C)I e III, somente.
D)II e III, somente.
E)I, II e III.
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Q228481 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
A proposta de Halliday (1975) é uma das mais empregadas na prática clínica e constitui uma significante contribuição para a compreensão da estruturação da linguagem na fase pré-verbal. Pode-se afirmar corretamente que, na função
A)instrumental, a criança usa a linguagem para satisfazer suas necessidades materiais, e na exploração do ambiente e na busca de identificação do nome dos objetos e ações.
B)regulatória, a linguagem usada é para controlar o comportamento do outro e dirigida para alguém em particular. Em linhas gerais, são sequências de sons e gestos que representam, por exemplo, estruturas do tipo "quero mamadeira" ou "vamos brincar".
C)imaginativa, a linguagem é usada para expressar sentimentos pessoais em relação às pessoas ou ao ambiente. As crianças usam vocalizações não identificadas como palavras, associadas a gestos que representam prazer.
D)heurística, a linguagem é usada para satisfazer as necessidades pessoais e materiais. O foco da criança está sobre o objeto ou sobre seu desejo não levando em conta quem realiza a ação solicitada.
E)imaginativa, a linguagem é usada para interagir com pessoas do seu convívio. As expressões utilizadas podem ser próximas ou não do padrão articulatório do adulto e representam uma forma da criança brincar com os sons.
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Q228483 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
No atendimento clínico de crianças com distúrbio da comunicação o papel da família é considerado relevante,
A)tanto para a obtenção de todas as informações sobre a criança, quanto para o histórico referente ao desenvolvimento neuropsicomotor e atividades de vida diária em todos os aspectos pessoais e sociais.
B)apesar do foco do atendimento estar centrado na criança.
C)pois a família deve ser parceira no tratamento da criança, fornecendo informações da história de vida da criança, em todos os aspectos, auxiliando na observação dos comportamentos comunicativos e realizando, dentro de suas possibilidades, estimulação para otimizar o tratamento fonoaudiológico.
D)pois além da família fornecer as informações quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança deve também ser o terapeuta da criança no lar.
E)pois além dos pais serem os informantes dos problemas comunicativos da criança o profissional deve estar atento para cumprir as expectativas do tratamento.
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Q228485 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
Mesmo existindo diferenças individuais nas etapas do desenvolvimento da linguagem infantil é possível identificar aquisições importantes que marcam cada estágio do desenvolvimento da criança. Assim, é correto afirmar que entre os 12 aos 18 meses de idade surgem as
A)primeiras palavras funcionais. Há um crescimento quantitativo de compreensão e produção de palavras. Localiza fonte sonora indiretamente para cima. Compreende verbos que representam ações concretas e imediatas. Identifica objetos familiares por meio de nomeação. Utiliza-se de palavra-frase (usa uma palavra que corresponde a um enunciado completo). Repete palavras familiares.
B)sequências de até três elementos, iniciando a construção de frases gramaticais simples e complexas. Aponta gravura de objeto familiar descrito por seu uso. Identifica objetos familiares pelo nome e uso. Aponta cores primárias quando nomeadas. Compreende "Onde?" "Como?" e "o que?" Nomeia ações representadas por figuras. Refere-se a si mesma na 3ª pessoa.
C)frases de dois elementos. Localiza fonte sonora em todas as direções. Presta atenção e compreende estórias. Identifica parte do corpo no outro. Inicia o uso de frases simples e complexas. Usa gestos representativos. Fala o próprio nome.
D)sequências de até três elementos, iniciando a construção de frases gramaticais e narrativas simples. Localiza fonte sonora em todas as direções. Pergunta "o que?" Compreende "Onde" e "Como" Usa gestos representativos. Identifica parte do corpo em si mesma e no outro.
E)respostas quando ela é chamada. Repete sons para escutá-los. Para de chorar ao ouvir música ou voz conhecida. Usa gestos indicativos. É a fase da pré-conversação.
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