Questões de concursos sobre "Linguagem" | Fonoaudiologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Linguagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q228430 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) compreendem em
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Q228432 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

No decorrer do desenvolvimento de linguagem de crianças com paralisia cerebral a expectativa é a de que
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Q228437 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

Considerando os transtornos que comprometem o aprendizado da leitura, da escrita e da matemática, pode-se afirmar que: 

I. A dificuldade do escolar nas habilidades acadêmicas só pode ser verificada por meio da avaliação fonoaudiológica.

II. A motivação do paciente para o aprendizado das habilidades acadêmicas e a função da escrita no ambiente familiar são fatores relevantes para o processo de intervenção nestes casos.

III. A presença de outros comprometimentos associados aos transtornos de aprendizagem, como a acuidade auditiva e/ou visual diminuída, podem interferir no processo de remediação de escolares.

Está correto o que se afirma SOMENTE em
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Q228443 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

A afasia é um dos importantes quadros que acometem indivíduos que procuram avaliação e terapia fonoaudiológica. Pode-se afirmar corretamente que:
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Q228463 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

Em relação ao modelo terapêutico de Pares Mínimos assinale a alternativa INCORRETA.
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Q228476 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

O domínio da linguagem, entre outros aspectos, implica o conhecimento do sistema fonológico da língua, isto é, do seu inventário de sons e das regras para combiná-los em unidades significativas. Analise as proposições abaixo. 

I. Um modelo muito utilizado na literatura para a descrição do sistema fonológico da criança é o dos processos fonológicos, que diz respeito à simplificação das regras fonológicas que envolvem sequências de sons na pronúncia das palavras.

II. A maioria dos processos fonológicos faz parte do desenvolvimento atípico da fala, sendo eliminados ao longo dos anos escolares.

III. No distúrbio fonológico, a dificuldade está na representação mental da regra fonológica. Isso quer dizer que o indivíduo tem dificuldades em fazer uso das regras da fonologia de sua língua.

Está correto o que se afirma em
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Q228479 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

Quanto à avaliação das habilidades pragmáticas no contexto clínico, considere as seguintes afirmações: 

I. A avaliação da narrativa faz parte da avaliação das habilidades pragmáticas, na medida em que a narrativa é uma das funções comunicativas.

II. O uso de palavras com sentido gramatical, como os pronomes e os advérbios, é critério para avaliação das habilidades pragmáticas.

III. O uso de turnos expansivos/simples, coerentes/incoerentes é critério para avaliação das habilidades conversacionais, um dos aspectos da pragmática.

Está correto o que se afirma em
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Q228481 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

A proposta de Halliday (1975) é uma das mais empregadas na prática clínica e constitui uma significante contribuição para a compreensão da estruturação da linguagem na fase pré-verbal. Pode-se afirmar corretamente que, na função
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Q228483 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

No atendimento clínico de crianças com distúrbio da comunicação o papel da família é considerado relevante,
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Q228485 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009

Mesmo existindo diferenças individuais nas etapas do desenvolvimento da linguagem infantil é possível identificar aquisições importantes que marcam cada estágio do desenvolvimento da criança. Assim, é correto afirmar que entre os 12 aos 18 meses de idade surgem as
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