Q228481 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
A proposta de Halliday (1975) é uma das mais empregadas na prática clínica e constitui uma significante contribuição para a compreensão da estruturação da linguagem na fase pré-verbal. Pode-se afirmar corretamente que, na função
A)instrumental, a criança usa a linguagem para satisfazer suas necessidades materiais, e na exploração do ambiente e na busca de identificação do nome dos objetos e ações.
B)regulatória, a linguagem usada é para controlar o comportamento do outro e dirigida para alguém em particular. Em linhas gerais, são sequências de sons e gestos que representam, por exemplo, estruturas do tipo "quero mamadeira" ou "vamos brincar".
C)imaginativa, a linguagem é usada para expressar sentimentos pessoais em relação às pessoas ou ao ambiente. As crianças usam vocalizações não identificadas como palavras, associadas a gestos que representam prazer.
D)heurística, a linguagem é usada para satisfazer as necessidades pessoais e materiais. O foco da criança está sobre o objeto ou sobre seu desejo não levando em conta quem realiza a ação solicitada.
E)imaginativa, a linguagem é usada para interagir com pessoas do seu convívio. As expressões utilizadas podem ser próximas ou não do padrão articulatório do adulto e representam uma forma da criança brincar com os sons.
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