Disciplinas Fonoaudiologia Fonoaudiologia Educacional Questões de concursos sobre "Fonoaudiologia Educacional" | Fonoaudiologia - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fonoaudiologia Educacional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q228436 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
Transtornos de Aprendizagem são diagnosticados quando, em atividades de leitura e de escrita, o escolar mostra desempenho abaixo do esperado para a escolaridade. As manifestações são variadas em graus e severidade e devem ser diferenciadas de: I. Falta de oportunidade escolar. II. Variações esperadas do rendimento escolar. III. Quadro de dificuldade escolar. Está correto o que se afirma em
A)I, somente.
B)II, somente.
C)I e II, somente.
D)II e III, somente.
E)I, II e III.
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Q228439 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
É um transtorno de aprendizagem da leitura que acomete escolares, apesar da presença de inteligência normal, da ausência de problemas sensoriais, de instrução escolar adequada e de oportunidades sócio-culturais suficientes. Corresponde ao conceito apresentado:
A)distúrbio de linguagem.
B)afasia infantil.
C)dificuldade de aprendizagem.
D)dislexia.
E)distúrbio gnósico visuoespacial.
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Q228487 - FCC Analista Judiciário - Fonoaudiólogo 2009
Nas normativas das Diretrizes Nacionais para a Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, é correto afirmar que
A)nem todas as crianças deficientes devem frequentar escola regular, pois terão dificuldades na integração social e na aprendizagem. Caso estas crianças estejam inseridas em escolas regulares, sofrerão os estigmas da sua deficiência.
B)a escola pública brasileira não está preparada para receber deficientes, pois a falta de qualificação dos professores e a estrutura física dos prédios não favorecem a manutenção de crianças com necessidades especiais, principalmente aquelas que apresentam alterações físicas ou intelectuais.
C)a escola pública regular é obrigada a oferecer vagas aos indivíduos com necessidades educacionais especiais, pois este contexto favorecerá a construção de conceitos de cidadania, mesmo que o objetivo com estes seja a socialização e não necessariamente o aprendizado da leitura e da escrita.
D)a escola comprometida com o processo de inclusão deve ter propostas educacionais para todas as crianças, independentemente de sua necessidade educacional especial. Desta forma, é necessário que os professores conheçam não somente os parâmetros de desenvolvimento normal, mas também concentrem esforços para propor planejamentos educacionais individualizados, considerando as necessidades educacionais de todos os seus alunos.
E)a inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas regulares é uma grande promessa para o futuro, pois muitas pesquisas estão sendo realizadas no sentido de aperfeiçoar recursos, capacitar professores, adequar a estrutura física e, mais que tudo, mudar a mentalidade da comunidade para aceitar os portadores de deficiências como pessoas com necessidades educacionais especiais.
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