Nas normativas das Diretrizes Nacionais para a Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, é correto afirmar que
nem todas as crianças deficientes devem frequentar escola regular, pois terão dificuldades na integração social e na aprendizagem. Caso estas crianças estejam inseridas em escolas regulares, sofrerão os estigmas da sua deficiência.
a escola pública brasileira não está preparada para receber deficientes, pois a falta de qualificação dos professores e a estrutura física dos prédios não favorecem a manutenção de crianças com necessidades especiais, principalmente aquelas que apresentam alterações físicas ou intelectuais.
a escola pública regular é obrigada a oferecer vagas aos indivíduos com necessidades educacionais especiais, pois este contexto favorecerá a construção de conceitos de cidadania, mesmo que o objetivo com estes seja a socialização e não necessariamente o aprendizado da leitura e da escrita.
a escola comprometida com o processo de inclusão deve ter propostas educacionais para todas as crianças, independentemente de sua necessidade educacional especial. Desta forma, é necessário que os professores conheçam não somente os parâmetros de desenvolvimento normal, mas também concentrem esforços para propor planejamentos educacionais individualizados, considerando as necessidades educacionais de todos os seus alunos.
a inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas regulares é uma grande promessa para o futuro, pois muitas pesquisas estão sendo realizadas no sentido de aperfeiçoar recursos, capacitar professores, adequar a estrutura física e, mais que tudo, mudar a mentalidade da comunidade para aceitar os portadores de deficiências como pessoas com necessidades educacionais especiais.