Disciplinas Engenharia Civil Escavações e Contenções Questões de concursos sobre "Escavações e Contenções" | Engenharia Civil - página 9 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Escavações e Contenções que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q261194 - FCC Engenheiro civil 2010
A figura representa um tipo de contenção de encostas que se baseia em uma característica específica dos solos. Tal característica está corretamente abordada em:
A)Em função da escolha de solos de índices de coesão altos, como os silto-argilosos, a capacidade de coibir as tensões verticais aumenta a ponto de reduzir o avanço do pé do muro de arrimo.
B)Quando ocorre uma sucessão de camadas de areia, solo argiloso e solo siltoso, forma-se um aterro dissipador de tensões e cargas.
C)A compactação do solo tem como função evitar recalques posteriores e aumentar a força de atrito entre o solo e as amarras.
D)As juntas entre placas são as responsáveis pelo aumento da percolação intersticial do solo escolhido para o preenchimento do talude, fazendo com que as tensões neutras tendam a zero na área crítica.
E)Como cada camada de placas possui diferentes espessuras - mais grossas na parte baixa e mais fina na parte alta -, o controle de compressibilidade horizontal aumenta, otimizando a estabilidade geral do talude.
Responder
Q261227 - FCC Engenheiro civil 2010
Analise: Os tipos de escorregamentos representados nas figuras I, II e III, são, respectivamente,
A)fluxo sub-superficial, em feixe e prismático.
B)voçorocas, superficial e planar.
C)planar, circular e em cunha.
D)translacional, rastejo e corrida angular.
E)erodido, vicinal e ponta de lança.
Responder
Q261253 - FCC Engenheiro civil 2010
Muitas cidades brasileiras enfrentam problemas relacionados à deflagração de escorregamentos em encostas, principalmente em períodos de elevados índices pluviométricos. O tipo de solo que se caracteriza por ser um material muito fofo, contendo blocos de rochas, alto teor de umidade e, em geral, encontra-se depositado próximo ao pé das encostas é denominado solo
A)laterítico.
B)aluvial.
C)coluvial ou talus.
D)residual maduro.
E)glacial.
Responder
Q261281 - FCC Engenheiro civil 2010
A)necessita de obra de contenção, pois o fator de segurança calculado de 0,89 é inferior ao valor mínimo estipulado em 1,5.
B)não necessita de obra de contenção, pois o fator de segurança calculado de 1,60 é superior ao valor mínimo estipulado em 1,5.
C)necessita de obra de contenção, pois o fator de segurança calculado de 0,75 é inferior ao valor mínimo estipulado em 1,5.
D)não necessita de obra de contenção, pois o fator de segurança calculado de 2,00 é superior ao valor mínimo estipulado em 1,5.
E)necessita de obra de contenção, pois o fator de segurança calculado de 1,2 é inferior ao valor mínimo estipulado em 1,5.
Responder
Q261397 - FCC Engenheiro civil 2010
Sobre a execução de obras de contenções de taludes e aterros, é correto afirmar:
A)As contenções executadas com perfis metálicos e pranchões confeccionados em madeira e/ou concreto surgiram para interceptar o fluxo do lençol freático e aumentar a resistência do solo em razão do aumento do peso próprio do muro.
B)Nos casos de muros de arrimo de solo-cimento ensacado, a superfície externa deve receber uma camada média de concreto de alta resistência para impedir os esforços penetrantes promovidos pela ação das raízes da vegetação aplicada nas encostas.
C)Os muros de pedra seca resultam do arranjo mecânico de pedras tipo seixo rolado e miracema que, pela formação geométrica, favorecem a formação de nichos de argila, de alta resistência, dado o incremento aglutinador promovido pela ação da água e dos raios solares.
D)Nas obras atuais observa-se um crescimento na adoção de projetos que utilizam o princípio do solo grampeado onde se aplicam barras de aço CA-50, convencionais, em detrimento das soluções atirantadas, que usam as caras cordoalhas, necessárias ao atirantamento.
E)Atualmente, os projetos de elementos de contenção buscam privilegiar três questões fundamentais: grande volume e dimensões da contenção para garantir a estabilidade e impermeabilidade do terreno, aumento do tempo para executar as fundações, em razão da obtenção da cura adequada e a execução da estrutura com inclinação entre 15 e 30°, como forma de aproveitamento do terreno.
Responder
Q261525 - FCC Analista Pericial 2007
A laje intermediária e em balanço em um muro de arrimo por gravidade tem por objetivo
A)aumentar o valor da carga vertical.
B)aumentar o efeito do momento oposto a tendência de tombamento do muro.
C)facilitar o sistema de drenagem de água.
D)diminuir a grandeza do empuxo ativo da terra sobre o muro.
E)diminuir o efeito de reação do empuxo passivo.
Responder
Q261624 - FGV Engenheiro civil 2009
A tensão devida ao empuxo em repouso, para um determinado solo adjacente a uma estrutura de contenção, é dada por é o peso específico do solo e Z é a profundidade. Se a estrutura de contenção possui altura H, a resultante do empuxo será dada pela expressão:
A)
B)
C)
D)
E)
Responder
Q261820 - FCC Engenheiro - Analista Judiciário 2008
Zonas ribeirinhas são suscetíveis à inundações devido às freqüentes cheias promovidas pelo transbordo de rios. Em função das inundações, várias áreas sofrem erosões que acabam por comprometer ruas e áreas públicas. Com o propósito de conter as inundações, obras, como a construção de estação de bombeamento e um reservatório para armazenar a água pluvial de toda a região, deverão ser realizadas. Observa-se, em alguns casos, a existência de taludes junto às vias públicas sujeitas a deslizamento. Uma forma de tratamento, nesses casos, é promover
A)revestimento de proteção superficial com a aplicação de geomantas, que protegem a superfície do terreno, favorecendo o crescimento da vegetação.
B)a construção de paredes diafragma, que proporcionam o favorecimento da geometria e a contenção das águas pluviais e pressão causadas pelo tráfego de automóveis.
C)a escavação do terreno natural seguido de lançamento de estruturas gravitacionais providas de compactação do solo de aterro pelo uso de mantas em forma de gabiões, compactadas com argila bentonita, reconstituindo o perfil ciclópico da base.
D)a instalação de estrutura rígida construída com material que não aceita deformações, tendo em vista o caráter indeformável do terreno e os esforços radiais provocados pelas cargas de solo e massa de água contida no entorno.
E)a execução de malha de arames para revestimento do cume do talude, como forma de garantir a ocorrência de limitação da ruptura da base do maciço, suportada pelos momentos dinâmicos do fluxo de deslocamento de ar e das pressões aerodinâmicas decorrentes da malha rodoviária.
Responder
Q261867 - FCC Engenheiro civil 2009
Sobre contenções obtidas pela construção de gabiões, é correto afirmar:
A)Essas estruturas são vantajosas, do ponto de vista econômico, porém comprometidas, do ponto de vista técnico, na construção de estruturas de contenção, pois possuem um conjunto de características funcionais que inexistem em outros tipos de estruturas mais robustas e confiáveis, como por exemplo a deficiência na estabilidade e o pequeno tempo de vida útil.
B)São duráveis e resistentes, principalmente se for feito o uso de telas de arame com dupla torção, como também pelo recobrimento que estes sofrem de uma liga composta por zinco e alumínio, processo realizado por meio de um banho de imersão a quente.
C)A malha de arame a ser utilizada deve possuir como características principais elevada resistência mecânica, rigidez, elevada resistência à corrosão e alta retenção de corte.
D)Pelo tamanho da estrutura, causam grande impacto visual ao meio, apresentam extrema facilidade construtiva, já que os materiais utilizados são secos, como invólucros metálicos, pedras e tábuas para construção dos gabaritos, o que exige mão de obra altamente especializada na montagem e enchimento dos elementos estruturais, tendo em vista os esforços sofridos e a resistência a ser conferida.
E)A exemplo do que ocorre com as demais estruturas de contenção, os gabiões necessitam de um tempo de acomodação e fixação no solo, de forma que dependem de tempo para entrar em funcionamento e receber o lançamento do aterro.
Responder
Q262059 - CESGRANRIO Engenheiro civil 2008
No estudo do empuxo de terra nos muros de arrimo, o efeito de uma sobrecarga aplicada sobre o terreno pode ser considerado como uma altura equivalente de terra. Assim, uma sobrecarga de 32 N/m², em um terreno com = 16 kN/m², corresponde a uma altura, em m, de
A)0,20
B)0,50
C)1,00
D)2,00
E)3,50
Responder