Sobre contenções obtidas pela construção de gabiões, é correto afirmar:
Essas estruturas são vantajosas, do ponto de vista econômico, porém comprometidas, do ponto de vista técnico, na construção de estruturas de contenção, pois possuem um conjunto de características funcionais que inexistem em outros tipos de estruturas mais robustas e confiáveis, como por exemplo a deficiência na estabilidade e o pequeno tempo de vida útil.
São duráveis e resistentes, principalmente se for feito o uso de telas de arame com dupla torção, como também pelo recobrimento que estes sofrem de uma liga composta por zinco e alumínio, processo realizado por meio de um banho de imersão a quente.
A malha de arame a ser utilizada deve possuir como características principais elevada resistência mecânica, rigidez, elevada resistência à corrosão e alta retenção de corte.
Pelo tamanho da estrutura, causam grande impacto visual ao meio, apresentam extrema facilidade construtiva, já que os materiais utilizados são secos, como invólucros metálicos, pedras e tábuas para construção dos gabaritos, o que exige mão de obra altamente especializada na montagem e enchimento dos elementos estruturais, tendo em vista os esforços sofridos e a resistência a ser conferida.
A exemplo do que ocorre com as demais estruturas de contenção, os gabiões necessitam de um tempo de acomodação e fixação no solo, de forma que dependem de tempo para entrar em funcionamento e receber o lançamento do aterro.