Sobre a execução de obras de contenções de taludes e aterros, é correto afirmar:
As contenções executadas com perfis metálicos e pranchões confeccionados em madeira e/ou concreto surgiram para interceptar o fluxo do lençol freático e aumentar a resistência do solo em razão do aumento do peso próprio do muro.
Nos casos de muros de arrimo de solo-cimento ensacado, a superfície externa deve receber uma camada média de concreto de alta resistência para impedir os esforços penetrantes promovidos pela ação das raízes da vegetação aplicada nas encostas.
Os muros de pedra seca resultam do arranjo mecânico de pedras tipo seixo rolado e miracema que, pela formação geométrica, favorecem a formação de nichos de argila, de alta resistência, dado o incremento aglutinador promovido pela ação da água e dos raios solares.
Nas obras atuais observa-se um crescimento na adoção de projetos que utilizam o princípio do solo grampeado onde se aplicam barras de aço CA-50, convencionais, em detrimento das soluções atirantadas, que usam as caras cordoalhas, necessárias ao atirantamento.
Atualmente, os projetos de elementos de contenção buscam privilegiar três questões fundamentais: grande volume e dimensões da contenção para garantir a estabilidade e impermeabilidade do terreno, aumento do tempo para executar as fundações, em razão da obtenção da cura adequada e a execução da estrutura com inclinação entre 15 e 30°, como forma de aproveitamento do terreno.