Disciplinas Direito Processual Penal Publicidade Questões de concursos sobre "Publicidade" | Direito Processual Penal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Publicidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q311248 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta :
A)O produto é considerado defeituoso pelo fato de, no prazo de 30 (trinta) dias, outro de melhor qualidade ser colocado no mercado.
B)A garantia legal de adequação do produto ou serviço depende de termo expresso, sendo possível a exoneração contratual do fornecedor, caso haja anuência do consumidor.
C)O direito de o consumidor reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação de produtos duráveis, adquiridos pela internet, caduca em 07 (sete) dias.
D)O ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.
E)A garantia contratual complementar à legal consiste em ato de liberalidade do fornecedor e, portanto, não pode impor ônus ao consumidor.
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Q311388 - FCC Consultor Legislativo 2018
Em relação à publicidade no Código de Defesa do Consumidor (CDC):
A)O ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.
B)É abusiva qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
C)É enganosa, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
D)A publicidade enganosa ou abusiva é sempre comissiva, inexistindo as figuras omissivas a respeito dos produtos ou serviços.
E)Nada impede que a publicidade se insira em jornais ou revistas na forma de notícias, não havendo necessidade de se esclarecer sua real natureza se destinadas a pessoas maiores e capazes e não ao público infanto-juvenil.
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Q311453 - VUNESP Procurador Municipal 2018
Acerca do que prevê o Código de Defesa do Consumidor sobre oferta e publicidade, é certo afirmar que
A)toda oferta é uma publicidade, mas nem toda publicidade será uma oferta.
B)a oferta tem natureza jurídica de pré-contrato, o que não se estende à publicidade.
C)o fornecedor do produto ou serviço é subsidiariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.
D)os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.
E)é permitida a publicidade de bens e serviços por telefone, mesmo sendo a chamada onerosa ao consumidor que a origina.
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Q311563 - INAZ do Pará Advogado 2018
À luz do Código de Defesa do Consumidor, Lei n° 8.078/1990, pode-se afirmar que está incorreta a alternativa:
A)A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.
B)O fornecedor do produto ou serviço é subsidiariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.
C)É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
D)O ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.
E)É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.
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Q311682 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Acerca da Publicidade e sua disciplina na Lei n. 8.078/90, considere as seguintes afirmações: I. É enganosa, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança. II. A publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço. III. O ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina. A experiência comum, não se costuma assinar, como livros empresariais e assentos domésticos. É correto o que se afirma em:
A)Apenas as assertivas II e III.
B)As assertivas I, II e III.
C)Apenas as assertivas I e III.
D)Apenas as assertivas I e II.
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Q311814 - CESPE Defensor Público 2018
Acerca da responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços, assinale a opção correta de acordo com as regras e os princípios previstos no CDC.
A)O comerciante responde pelo vício do produto que comercializa, mesmo que não tenha conhecimento da existência de falha de adequação que tenha surgido no momento de sua fabricação.
B)O CDC veda que o fornecedor provoque, nas ações propostas pelo consumidor, a intervenção de terceiro por intermédio da denunciação da lide ou do chamamento ao processo.
C)O consumidor pode pleitear a nulidade do contrato quando, por fato superveniente, determinada cláusula contratual se tornar excessivamente onerosa.
D)A informação ou a comunicação publicitária parcialmente falsa, apta a induzir o consumidor a erro, deve ser considerada publicidade abusiva e caracteriza ato ilícito do fornecedor.
E)Independentemente de o consumidor ser pessoa física ou jurídica, será considerada nula de pleno direito a cláusula que atenue a responsabilidade do fornecedor, mesmo diante de situação justificável.
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Q311826 - MPE-SP Promotor de Justiça 2017
Entre os direitos básicos do consumidor, está a proteção contra a publicidade enganosa ou abusiva. O Código de Defesa do Consumidor contém inúmeros dispositivos com relação à publicidade. Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa INCORRETA .
A)O ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária incumbe a quem a patrocinou.
B)A autoridade administrativa competente, na área do consumidor, pode impor ao fornecedor a sanção de contrapropaganda quando a publicidade for enganosa ou abusiva.
C)A publicidade suficientemente precisa e efetivamente conhecida dos consumidores, com relação a produtos e serviços apresentados, obriga ao fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar.
D)Considera-se abusiva a publicidade inteira ou parcialmente falsa.
E)A publicidade é considerada enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
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Q311899 - FCC Fiscal de Defesa do Consumidor 2017
No tema publicidade voltada a consumidores , qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços, é chamada de
A)publicidade irregular.
B)publicidade abusiva.
C)publicidade enganosa.
D)antipublicidade.
E)publicidade viciada.
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Q312095 - FMP Concursos Promotor de Justiça 2017
Sobre a disciplina da oferta e da publicidade no Código de Defesa do Consumidor, é CORRETO afirmar:
A)A violação do dever de identificação da publicidade caracteriza a publicidade clandestina, espécie de publicidade ilícita.
B)O descumprimento da oferta publicitária pelo fornecedor dá causa à responsabilidade pré- contratual.
C)A publicidade enganosa, para que seja considerada como tal, deve levar o consumidor à efetiva contratação, porque foi induzido ao erro.
D)A oferta realizada por representante autônomo não vincula o fornecedor, quando este demonstrar que com ela não obteve nenhum proveito.
E)O veículo de comunicação por que é transmitida a publicidade responde pela exatidão e licitude de seu conteúdo.
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Q312142 - CETRO Analista Administrativo - Área 3 2013
Sobre a proteção, contra o uso comercial desleal, de informações relativas aos resultados de testes ou outros dados não divulgados apresentados às autoridades competentes como condição para aprovar ou manter o registro para a comercialização de produtos farmacêuticos de uso veterinário, fertilizantes, agrotóxicos, seus componentes e afins, regulada pela Lei nº 10.603/2002, é correto afirmar que
A)as informações protegidas são aquelas cuja elaboração envolva dados que possam comprometer a segurança nacional, não possam ser divulgadas antes do prazo estipulado em lei, e que não devam ser comercializadas, independentemente de sua divulgação.
B)é vedada a concessão de utilização compulsória para o uso de informações pelas autoridades competentes pelo registro, no caso de interesse público, ainda que declarado em ato do Poder Executivo Federal.
C)a utilização de informações protegidas pelas autoridades competentes, na forma da referida lei, tipifica crime de concorrência desleal.
D)independentemente da concessão do registro pela autoridade competente, a observância dos eventuais direitos de propriedade intelectual protegidos no País é de responsabilidade exclusiva do beneficiado.
E)se aplica o disposto na referida lei, no que couber, exclusivamente, aos órgãos da Administração Pública direta federal.
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