Disciplinas Direito Processual Penal Nulidades Questões de concursos sobre "Nulidades" | Direito Processual Penal - página 3 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Nulidades que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q331571 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2013
Considere as afirmativas abaixo. I. O direito processual brasileiro é marcado pelo formalismo, não permitindo, por exemplo, o aproveitamento de ato não revestido da forma legal, mesmo que, de outro modo, tenha alcançado a finalidade e ainda que a lei não tenha cominado nulidade pela não observância da prescrição legal. II. O direito processual brasileiro não permite suprir a irregularidade de forma, o que se vislumbra, por exemplo, no fato de poder alegar nulidade até aquele que lhe deu causa. III. Por ser questão de ordem pública, o ato que não atende à forma deve ser repetido, com as formalidades legais, ainda que não tenha trazido prejuízo às partes. Está INCORRETO o que se afirma em:
A)I, II e III.
B)I e II, apenas
C)I e III, apenas.
D)III, apenas.
E)II e III, apenas.
Responder
Q331710 - FCC Procurador 2013
No que se refere às nulidades processuais, é INCORRETO afirmar:
A)O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo praticar-se os que forem necessários, a fim de se observarem, quanto possível, as prescrições legais.
B)Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa.
C)Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
D)Quando puder decidir do mérito a favor da parte a quem aproveite a declaração da nulidade, o juiz não a pronunciará nem mandará repetir o ato, ou suprir-lhe a falta.
E)A nulidade dos atos processuais pode ser alegada a qualquer tempo, tratando-se de matéria não sujeita à preclusão.
Responder
Q331767 - FEPESE Analista Técnico 2013
Assinale a alternativa correta em matéria processual civil.
A)O juiz, ao pronunciar a nulidade, declarará, de imediato, as providências necessárias a sua repetição.
B)Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes.
C)A nulidade de uma parte do ato prejudicará todo o ato.
D)O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo praticar-se os que forem necessários, a fim de se observarem, quanto possível, as prescrições legais.
E)A nulidade dos atos poderá ser alegada em qualquer fase processual.
Responder
Q331793 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Assinale a afirmação correta, quanto ao que expressamente estabelece o Código de Processo Civil:
A)A nulidade dos atos processuais deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão, permitindo o Código, porém, pronunciar-se a nulidade se a parte demonstrar legítimo impedimento quanto à alegação tempestiva.
B)Quanto à Repercussão Geral que justifica o cabimento de Recurso Extraordinário, determina o CPC que se a mesma for decidida existente pela Turma do STF por no mínimo três votos, ficará dispensada a remessa do recurso ao Plenário.
C)A ausência de qualquer um dos pressupostos processuais deverá ser pronunciada de ofício.
D)Negada a existência da repercussão geral que justifica o conhecimento de Recurso Extraordinário, a decisão valerá para todos os futuros recursos sobre matéria idêntica, que serão indeferidos liminarmente.
Responder
Q331865 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Considerando o disposto no Código de Processo Civil,
A)a incompetência absoluta somente pode ser arguida pela parte através de exceção.
B)os motivos de impedimento e de suspeição, a que alude o Código, aplicam-se também ao perito e ao intérprete.
C)o Ministério Público não tem legitimação para suscitar conflito de competência, mas será necessariamente ouvido em todos os conflitos suscitados, que são de ordem pública.
D)o juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e às circunstâncias dos autos, ainda que não alegados pelas partes, podendo sempre decidir por equidade, independentemente de previsão legal.
Responder
Q331940 - PUC-PR Juiz de Direito 2012
A respeito da teoria das invalidades processuais, considere as seguintes assertivas: I. A nulidade absoluta é caracterizada pela violação à norma protetiva de interesse público, de caráter cogente. II. O princípio da causalidade afirma que a nulidade não pode ser invocada pela parte que lhe deu causa, não sendo aplicável às hipóteses de inexistência processual. III. O princípio do prejuízo não se aplica às anulabilidades, com exceção expressa da ressalva ao praticar o ato. Está(ão) CORRETA(S):
A)Somente as assertivas I e III.
B)Somente as assertivas II e III.
C)Somente a assertiva I.
D)Somente as assertivas I e II.
E)Somente a assertiva II.
Responder
Q331974 - MPE-GO Promotor de Justiça 2012
Sobre as nulidades, no processo civil, é incorreto afirmar que:
A)Não é dado à parte autora ou ré do processo postular a decretação de invalidade a que deu causa.
B)Em face do dever de consulta às partes, não pode o órgão jurisdicional decretar qualquer invalidade processual sem antes ouvi-las a respeito da questão.
C)Pelo STJ, a decretação de invalidade do processo, à vista da não intimação do Ministério Público, ocorrerá ainda que não haja prejuízo para os seus fins.
D)A decretação da invalidade retroage ao momento em que em que se fez necessária a intimação do Ministério Público e essa não ocorreu.
Responder
Q331992 - FMP Concursos Procurador do Estado 2012
Sobre as nulidades no processo civil, assinale a alternativa correta, considerando as assertivas: I - Somente será possível a decretação de ofício de nulidade cominada. II – É possível a sanação de nulidades em grau de recurso. III – Será nulo o processo se o Ministério público, intimado, não comparecer aos autos.
A)Apenas a III está correta.
B)Apenas a I está correta.
C)Apenas a II está correta.
D)Apenas I e III estão corretas.
Responder
Q332030 - CESPE Defensor Público 2011
Constitui caso de nulidade processual absoluta
A)a citação ocorrida durante a celebração de culto religioso.
B)a ausência da indicação do dia da realização do ato em auto de penhora.
C)a citação realizada após quarenta e oito horas do falecimento de cônjuge.
D)o cumprimento de sentença que não se funde em crédito líquido e exigível.
E)a ação de marido que atua independentemente da outorga uxória necessária.
Responder