Questões de concursos sobre "Modificação de Competência" | Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015 - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Modificação de Competência que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q330668 - COPEVE-UFAL Analista do Ministério Público 2012

Assinale a opção incorreta sobre a competência no processo civil.
Ver Comentários

Q330673 - INSTITUTO AOCP Advogado 2015

Assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q330718 - COTEC Procurador Jurídico 2015

Quanto a conexão, é CORRETO afirmar:
Ver Comentários

Q330911 - TRT 8R Juiz do trabalho 2015

De acordo com o Código de Processo Civil, é INCORRETO afirmar que:
Ver Comentários

Q330975 - DPE-PE Estágio - Direito 2015

Sobre o Tema Competência, julgue os itens abaixo:

A ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão propostas, excepcionalmente, no foro do domicílio do réu porque ao autor cabe o direito de escolher onde propor a ação;

II - Sendo incerto ou desconhecido o domicílio do réu, ele será demandado onde for encontrado ou no foro do domicílio do autor..

III - A ação em que o incapaz for réu se processará no foro do domicílio de seu representante.

IV - A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de exceção.

V - A competência em razão da matéria e da hierarquia é inderrogável por convenção das partes e estas não poderão modificar também a competência em razão do valor e do território.

Estão corretas as afirmativas contidas nos itens:
Ver Comentários

Q331011 - COPESE - UFT Procurador 2014

Nos termos do Código de Processo Civil é CORRETO afirmar que:
Ver Comentários

Q331025 - FUNDATEC Procurador do Estado 2015

De acordo com o art. 87, do Código de Processo Civil, “determina-se a competência no momento em que a ação é proposta. São irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente ...”. Tal regra, conhecida como perpetuatio jurisdictionis, contém algumas exceções. A respeito dessas exceções, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q331257 - UNEB Defensor Público 2014

Considerando-se o disposto no Código de Processo Civil sobre competência  territorial, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Tendo mais de um domicílio, o réu será demandado no foro de qualquer deles.
( ) A ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão propostas, em regra, no foro do domicílio do réu.
( ) Quando o réu não tiver domicílio nem residência no Brasil, a ação será proposta, obrigatoriamente, no foro da capital federal, se o autor da ação também residir fora do Brasil.
( ) Havendo dois ou mais réus, com diferentes domicílios, serão demandados no foro de qualquer deles, à escolha do autor.
( ) Sendo incerto ou desconhecido o domicílio do réu, ele será demandado no foro do seu último domicílio certo ou conhecido.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Ver Comentários

Q331299 - FCC Assessor Jurídico 2014

Raimundo Nonato propõe ação indenizatória material e moral contra a empresa em que trabalhava, Prensa Piauí Ltda., por ato ilícito alegadamente cometido por ela. Ajuiza a demanda na Justiça Comum estadual, com a concordância da empresa ré, que deixa de excepcionar o Juízo e contesta a ação em tempo hábil. O juiz, no entanto, verificando que se trata de ação cujo curso se dá na Justiça do Trabalho, dá-se por absolutamente incompetente e determina de ofício a remessa do processo à esfera trabalhista. Nessas circunstâncias, o juiz agiu
Ver Comentários

Q331303 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2005

A respeito da competência e da intervenção de terceiros, assinale a opção incorreta.
Ver Comentários