Q331025 - FUNDATEC Procurador do Estado 2015
De acordo com o art. 87, do Código de Processo Civil, “determina-se a competência no momento em que a ação é proposta. São irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente ...”. Tal regra, conhecida como perpetuatio jurisdictionis , contém algumas exceções. A respeito dessas exceções, assinale a alternativa correta .
A)Havendo a supressão de órgão judiciário, somente os novos processos é que devem ser processados e julgados no juízo que assumiu a competência. Determinada a supressão do órgão, já não se pode mais propor ali demandas judiciais. O órgão judiciário ainda se mantém existente, entretanto, até o encerramento dos processos em curso, com a prolação de sentença em todos eles. A partir daí, há, de fato, sua supressão.
B)Não se aplica a perpetuatio jurisdictionis quando for alterada a competência em razão da matéria ou da hierarquia.
C)Proposta demanda no juízo estadual, quando este exerça competência federal, opera-se a perpetuatio jurisdictionis . A superveniente instalação de vara federal não afasta a aplicação da perpetuatio jurisdictionis , devendo os processos que ali tramitavam manter-se lá até final julgamento.
D)Alterado o domicílio do réu em uma ação pessoal, a competência é modificada, com a remessa dos autos ao novo foro competente.
E)A criação de uma vara de fazenda pública não altera a competência do juízo cível que, na comarca, processava e julgava as causas envolvendo o Estado e os Municípios
Responder