Q331863 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Considerando o disposto no Código de Processo Civil,
A)o ônus da impugnação específica dos fatos, na contestação, não se aplica ao curador especial, ao órgão do Ministério Público e ao advogado dativo.
B)os absolutamente incapazes serão representados em juízo, na forma da lei, por não possuírem capacidade para figurar no polo ativo ou passivo da lide.
C)a apelação interposta contra sentença que julgar procedente o pedido de instituição de arbitragem será recebida em ambos os efeitos, devolutivo e suspensivo.
D)verificando a incapacidade processual ou a irregularidade de representação das partes, o juiz deve excluir, de imediato, o terceiro do processo, se a irregularidade a ele se referir.
Responder
Q331865 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Considerando o disposto no Código de Processo Civil,
A)a incompetência absoluta somente pode ser arguida pela parte através de exceção.
B)os motivos de impedimento e de suspeição, a que alude o Código, aplicam-se também ao perito e ao intérprete.
C)o Ministério Público não tem legitimação para suscitar conflito de competência, mas será necessariamente ouvido em todos os conflitos suscitados, que são de ordem pública.
D)o juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e às circunstâncias dos autos, ainda que não alegados pelas partes, podendo sempre decidir por equidade, independentemente de previsão legal.
Responder
Q331885 - TRT 15R Juiz do trabalho 2011
É cabivel a intervenção do Ministério Público nas seguintes causas, exceto:
A)que envolvam litígio coletivo pela posse de área rural, independentemente da dimensão da área;
B)que envolvam litígio individual pela posse de área rural de elevada dimensão;
C)que discutam direito do trabalhador acidentado que tem 14 anos de idade, ainda que se encontre representado por seus pais;
D)nas quais se discuta direito de quem não é encontrado;
E)de interdição de pessoas maiores.
Responder
Q331886 - TRT 15R Juiz do trabalho 2011
Assinale o correto procedimento a ser adotado em caso de um dos réus suscitar, em face do magistrado,incidente de suspeição:
A)o Juiz, não a reconhecendo e devendo velar pela célere solução do litigio, dá continuidade ao processamento do feito, sobretudo porque há pluralidade de réus envolvidos no polo passivo da lide;
B)o juiz deve acolher a suspeição, ainda que ela não se encontre caracterizada, permitindo, assim, a designação imediata de outro magistrado para analisar o litígio, conferindo-lhe rápida solução;
C)de acordo com o Código de Processo Civil, o magistrado, ao receber o incidente de suspeição, terá dois caminhos: reconhecer a suspeição, ordenando a remessa dos autos ao seu substituto legal, ou remeter o incidente ao tribunal para que o aprecie, suspendendo o curso do processo;
D)de acordo com o Código de Processo Civil, a magistrado, ao receber o incidente de suspeição, terá dois caminhos: reconhecer a suspeição e remeter o processo ao tribunal, para sua apreciaçào, ou remeter o incidente ao seu substituto legal, para apreciação, sem suspensão do processo, no qual continua atuando;
E)nenhuma das alternativas é correta.
Responder
Q331890 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2012
No tocante à substituição das partes,
A)ocorrendo a morte de qualquer das partes, extinguir-se-á automaticamente o processo, com os eventuais direitos do espólio sendo postulados por ação autônoma.
B)a substituição voluntária das partes é livre até o saneamento do processo, independentemente da anuência da parte adversa.
C)o adquirente ou cessionário poderá ingressar livremente em juízo, em substituição ao alienante ou ao cedente, sem anuência da parte contrária, bastando comprovar a aquisição ou a cessão.
D)a alienação da coisa ou do direito litigioso, a título particular, por ato entre vivos, não altera a legitimidade das partes.
E)a sentença proferida entre as partes originárias limita-se a elas, não estendendo seus efeitos ao adquirente ou ao cessionário.
Responder
Q331928 - TRT 23R (MT) Juiz do trabalho 2011
Analise as assertivas e marque a alternativa correta: I. Em virtude do direito abstrato de ação, as partes podem formular pretensões, mesmo que sejam destituidas de fundamento. II. A prática lealdade e a boa-fé é dever que se aplica somente às partes do processo, III. A parte ré que reconhece juridicamente o pedido do autor de declaração de vinculo de emprego, mas deduz defesa para abster-se da anotação da Carteira de Trabalho e da Previdência Social, age de má-fé. IV. A parte, cuja advogada, em audiencia, pratica atos reiterados para tumultuar a oitiva de testemunhas, intervindo de forma infundada durante a instrução processual e que tenta se comunicar com suas testemunhas pode ser condenada por litigência de má- fé. V. A condenação do litigante de má-fé pode ser procedida de oficio pelo Juiz.
A)Apenas os itens I e II estão incorretos e os itens III, IV e V estão corretos.
B)Apenas o item II está incorreto e os itens I, III, IV e V estão corretos.
C)Apenas o item III está incorreto e os itens I, II, IV e V estão corretos.
D)Apenas o item IV está incorreto e os itens I, II, III e V estão corretos.
E)Todos os itens estão incorretos
Responder
Q331934 - PUC-PR Juiz de Direito 2012
Sobre os poderes do juiz, analise as assertivas a seguir: I. O juiz dirigirá o processo com liberdade para determinar as provas a serem produzidas, para apreciá-las e para dar especial valor às regras de experiência comum ou técnica, devendo proferir sentença líquida, mencionando os elementos de sua convicção, com breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audiência, dispensado o relatório. II. O juiz adotará em cada caso a decisão que reputar mais justa e equânime, atendendo aos fins sociais da lei e às exigências do bem comum. III. Nas causas de valor até vinte salários mínimos, as partes comparecerão pessoalmente, podendo ser assistidas por advogado; nas de valor superior, a assistência é obrigatória. O juiz alertará as partes da conveniência do patrocínio por advogado, quando a causa o recomendar. IV. Somente se admitirão a denuciação à lide e a assistência litisconsorcial. Está(ão) CORRETA(S ):
A)Apenas as assertivas I, II e III.
B)Apenas as assertivas I, III e IV.
C)Apenas as assertivas II, III e IV.
D)Apenas as assertivas II e III.
E)Apenas as assertivas I e III.
Responder
Q332044 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2011
No processo “B” o Ministério Público está intervindo como fiscal da Lei. Neste caso,
A)poderá juntar documentos e certidões, bem como produzir prova em audiência, mas não poderá requerer outras diligências uma vez que estas competem especificamente às partes.
B)poderá juntar documentos e certidões, mas não poderá produzir prova em audiência.
C)o Ministério Público terá vista dos autos antes das partes, sendo intimado apenas dos principais atos processuais previstos no Código de Processo Civil.
D)não poderá juntar documentos e certidões, mas poderá produzir prova em audiência.
E)o Ministério Público terá vista dos autos depois das partes, sendo intimado de todos os atos do processo.
Responder
Q332062 - MPDFT Promotor de Justiça 2011
Tendo presente o exercício das funções do Ministério Público previstas na ordem jurídica vigente no âmbito do processo civil, como órgão agente e interveniente, assinale a alternativa correta , relativamente ao procedimento das ações prefiguradas:
A)É obrigatória a intervenção do Ministério Público nas ações de alimentos, fundadas no dever de sustento decorrente do poder familiar, em todas as fases do processo como assistente do incapaz.
B)Notificada ao Ministério Público a ausência de registro da paternidade no assento de nascimento da criança, incumbe ao Ministério Publico ingressar em juízo com a ação investigatória em face do suposto pai, como representante processual do menor.
C)Em ação de ressarcimento por danos causados em acidente de veículo de via terrestre, promovida por menor impúbere representado por sua genitora, cabem ao Ministério Público, em razão da qualidade da parte, os mesmos poderes dos litigantes, podendo promover as ações incidentais pertinentes, bem como provocar a intervenção de terceiros, mediante denunciação da lide, oposição e nomeação à autoria.
D)Na ação popular, verificada a desistência do autor sem que nenhum eleitor responda aos editais e habilite-se na causa, o Ministério Público poderá promover o prosseguimento da ação, não se vinculando, contudo, ao pedido, podendo oficiar no sentido de sua improcedência.
E)Editada lei distrital autorizando o poder público a instituir fundação pública de direito privado, a aprovação do respectivo estatuto incumbe ao Ministério Público, órgão responsável pelo velamento das fundações, cabendo, entretanto, suprimento judicial em procedimento de jurisdição voluntária.
Responder