Disciplinas Direito Processual Civil - CPC 1973 Conceito e Classificação da Intervenção de Terceiros Questões de concursos sobre "Conceito e Classificação da Intervenção de Terceiros" | Direito Processual Civil - CPC 1973 - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conceito e Classificação da Intervenção de Terceiros que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330670 - BANPARÁ Advogado 2013
Assinale a alternativa incorreta:
A)O fiador, que pagar a dívida, poderá executar o afiançado nos autos do mesmo processo.
B)São admitidos, no processo perante os juizados especiais estaduais, o litisconsórcio e a assistência, sendo vedadas as formas de intervenção de terceiro.
C)Na ação popular, das sentenças e decisões proferidas contra o autor e suscetíveis de recurso, poderá recorrer qualquer cidadão e também o Ministério Público.
D)A adjudicação pode ser requerida pelo exequente, pelo credor com garantia real, pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, pelo cônjuge, pelos descendentes ou ascendentes do executado.
Responder
Q330728 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Procurador Municipal 2014
Sobre legitimidade e intervenção de terceiros, assinale a alternativa CORRETA .
A)Haverá substituição processual quando a lei autorizar a parte a pleitear, em nome próprio, direito alheio.
B)A alienação da coisa ou do direito litigioso, a título particular, por ato entre vivos, somente admite a intervenção no processo do adquirente ou do cessionário como assistente simples do alienante ou o cedente.
C)No chamamento ao processo, a sentença, que julgar procedente a ação, condenando os devedores, valerá como título executivo, em favor do que satisfizer a dívida, para exigi-la, por inteiro, do devedor principal, ou de cada um dos codevedores.
D)A denunciação da lide é obrigatória na ação de indenização, intentada pelo proprietário ou pelo titular de um direito sobre a coisa, toda vez que o responsável pelos prejuízos alegar que praticou o ato por ordem, ou em cumprimento de instruções de terceiro.
E)Admite-se assistência no processo de execução de título executivo extrajudicial.
Responder
Q331015 - COPESE - UFT Procurador 2014
Nos termos do Código de Processo Civil é CORRETO afirmar que:
A)quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá, até ser proferida a sentença, oferecer denunciação da lide contra ambos.
B)aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá chamar ao processo o proprietário ou o possuidor.
C)a denunciação da lide é obrigatória, àquele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda.
D)é admissível a nomeação à autoria do devedor, na ação em que o fiador for réu.
Responder
Q331141 - VUNESP Advogado 2013
Sobre a ação direta de inconstitucionalidade no STF, assinale a alternativa correta.
A)Não pode haver intervenção de terceiros no processo, ou seja, partes que não estavam originariamente na causa não podem ingressar posteriormente.
B)Uma vez proposta a ação, admite-se a desistência, desde que devidamente fundamentada na falta de interesse superveniente.
C)Contra a decisão que declara a inconstitucionalidade caberão embargos declaratórios e agravo interno.
D)A decisão final da ação passa a surtir efeitos imediata mente, sem qualquer exceção.
E)Não cabe recurso da decisão que indeferir a petição inicial.
Responder