Questões de concursos sobre "Salário-Maternidade" | Direito Previdenciário - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Salário-Maternidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q330505 - IADES Analista (Superior) 2018

Quanto ao salário-maternidade pago à segurada que adotar ou obtiver a guarda judicial com fins de adoção, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q330579 - FUMARC Psicólogo 2018

Fátima é funcionária da empresa Delta Ltda. e acaba de adotar uma criança de 10 anos de idade. Tendo em vista a legislação em vigor, Fátima
Ver Comentários

Q330585 - TRF - 3ª REGIÃO Juiz federal 2018

Pode-se dizer que o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema previdenciário será violado, eis que descreve hipótese não abarcada pelo ordenamento jurídico, pela:
Ver Comentários

Q330623 - CESPE Auditor de Controle Externo 2018

Mateus, de dezoito anos de idade, empregado de uma empresa privada, e Gustavo, de vinte e três anos de idade, estudante e sem vínculo com a previdência social, vivem em união homoafetiva há três anos, e resolveram adotar uma criança recém-nascida. Considerando que o judiciário tenha deferido a guarda para fins de adoção, o salário-maternidade será
Ver Comentários

Q330624 - CESPE Auditor de Controle Externo 2018

O RGPS garante aos segurados os benefícios
Ver Comentários

Q330639 - IBADE Assistente social 2017

Acerca da acumulação dos benefícios da previdência social, ressalvando os casos de direito adquirido, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q330713 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2017

A respeito do salário-maternidade conforme a legislação vigente, considere:


I. Ao segurado ou à segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de 180 dias.

II. No caso de falecimento da segurada ou segurado que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade, o benefício será mantido pela Previdência Social pelo prazo de 60 dias da data do óbito.

III. A percepção do salário-maternidade está condicionada ao afastamento do segurado do trabalho ou da atividade desempenhada, sob pena de suspensão do benefício.

IV. O salário-maternidade para a segurada empregada ou trabalhadora avulsa consistirá em uma renda mensal igual a sua remuneração integral, e será pago diretamente pela Previdência Social.


Está correto o que consta APENAS em

Ver Comentários

Q330866 - CONSULPLAN Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2017

“Maria trabalha como empregada doméstica na casa de Joana, que é gerente comercial numa empresa de pneus. Maria recebe 1 salário mínimo mensal e descobriu que estava grávida. Ao contar a situação para o seu namorado, este imediatamente a abandonou à própria sorte. Maria teve o apoio de Joana durante toda a gravidez, deu à luz e requereu salário maternidade, que lhe foi pago diretamente pela Previdência Social. Após 6 meses do parto, verificando que não tinha estrutura física e emocional para cuidar sozinha de uma criança tão pequena, Maria deu a criança em adoção à Joana.” Diante da situação retratada e da legislação previdenciária em vigor, assinale a alternativa correta: 
Ver Comentários

Q330997 - ESAF Analista (Superior) 2012

À luz do Decreto n. 3.048/99, assinale a opção correta que correlaciona o tipo de segurada com a carência exigida, a concessão das prestações pecuniárias do salário-maternidade é devida:
Ver Comentários

Q331084 - TRT 4º Região Juiz do trabalho 2016

Assinale a assertiva incorreta sobre salário-maternidade.
Ver Comentários