Disciplinas Direito Previdenciário Salário-Maternidade Questões de concursos sobre "Salário-Maternidade" | Direito Previdenciário - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Salário-Maternidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q331166 - CESPE Analista Judiciário - Serviço Social 2016
A respeito do auxílio-doença e do salário-maternidade, assinale a opção correta.
A)O salário-maternidade deverá ser concedido, pelo período de noventa dias, ao segurado ou à segurada da previdência social que adotar uma criança com até um ano de idade.
B)Durante os primeiros quinze dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, a empresa deverá pagar ao segurado empregado 50% do salário.
C)A empresa deverá encaminhar o empregado à perícia médica da previdência social para exame nas situações em que a incapacidade do empregado ultrapassar dez dias.
D)O segurado em gozo de auxílio-doença que estiver em processo de reabilitação profissional terá o benefício suspenso até que seja avaliado e considerado habilitado, ou não, para o desempenho de nova atividade de trabalho.
E)O INSS poderá, sem ônus para os segurados, firmar contratos ou acordos de cooperação técnica com órgãos e entidades públicos ou que integrem o SUS para a realização de perícia médica nas situações em que o órgão ou setor próprio competente estiver impossibilitado de realizá-la.
Responder
Q331471 - MPT Procurador do trabalho 2015
Em relação aos benefícios previdenciários, é CORRETO afirmar:
A)Para fazer jus à aposentadoria por invalidez, o segurado deverá necessariamente estar em gozo de auxílio-doença.
B)O empregado doméstico não tem direito à aposentadoria por idade.
C)O aposentado por invalidez não terá direito ao salário-família.
D)A percepção do salário-maternidade está condicionada ao afastamento da segurada do trabalho.
E)Não respondida.
Responder
Q331586 - CETREDE Analista Financeiro 2013
Diana exerce concomitante a atividade de contabilista empregada de empresa de grande porte e presta consultoria em sistemas de Recursos Humanos sem vínculo empregatício. Sabendo-se que, como empregada, recebe remuneração que supera o limite máximo do salário de contribuição, que atualmente é de R$ 4.159,00, é correto afirmar:
A)Diana não está desobrigada a recolher contribuição previdenciária na condição de contribuinte individual;
B)Usufruindo o benefício salário-maternidade, dado o nascimento de seu filho, o valor que deverá receber será igual à sua remuneração mensal integral na condição de empregada; o benefício terá duração de 120 dias.
C)Considerando o nascimento de seu filho, caberá à empresa pagar-lhe o benefício, devendo informar essa situação ao INSS através da GFIP e, posteriormente, requerer o reembolso do valor pago através de processo administrativo, pois a legislação impede o reembolso via GFIP.
D)Diana poderá também receber o salário-família, enquanto permanecer empregada na referida empresa, até que seu filho complete 14 anos de idade, para tanto, devendo apresentar atestado de vacinação, com periodicidade anual, até seis anos de idade, e a comprovação semestral de frequência à escola do filho, a partir dos sete anos de idade.
E)Diana, na condição de dependente de seu cônjuge, não poderá receber pensão por morte na ocorrência do óbito daquele, pois tem remuneração própria de seu trabalho e, no futuro, de sua aposentadoria.
Responder
Q331726 - FCC Juiz do trabalho 2015
No que se refere ao salário-maternidade, a lei previdenciária dispõe que, no caso de falecimento da segurada ou segurado que fizer jus ao seu recebimento, o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito, ao cônjuge ou companheiro sobrevivente que tenha a qualidade de segurado, exceto no caso do falecimento do filho ou de seu abandono, observadas as normas aplicáveis ao salário-maternidade. Este benefício será pago diretamente pela Previdência Social durante o período entre a data do óbito e o último dia do término do salário-maternidade originário e será calculado sobre
A)o valor do salário mínimo estadual, para o segurado especial.
B)o valor do salário mínimo, para o segurado eventual.
C)o salário mínimo estadual, para o empregado doméstico.
D)a remuneração integral, para o empregado e trabalhador avulso.
E)1/12 da soma dos 12 últimos salários de contribuição, apurados em um período não superior a 18 meses, para o contribuinte individual, facultativo e desempregado.
Responder
Q331837 - TRT 14R Juiz do trabalho 2012
Acerca das prestações previdenciárias, marque o único item verdadeiro:
A)O auxílio-doença é benefício não-programado que exige carência de 12 meses, decorrente da incapacidade temporária do segurado para o seu trabalho habitual, correspondendo a 91% do salário-de-benefício, o qual será pago a todo empregado a partir do 16º dia de afastamento sem retroação à data de incapacidade.
B)O salário-família é benefício previdenciário que exige carência de 12 meses, devido a empregado, exceto o doméstico, que receba até dois salários mínimos e que possua filho ou equiparado (tutelado ou enteado), menor de 14 anos ou inválido, circunstâncias que deverão ser comprovadas mediante a apresentação de certidão de nascimento (ou da documentação relativa ao equiparado), atestado anual de vacinação obrigatória até 6 anos de idade e comprovação anual de frequência à escola do filho (ou equiparado) a partir dos sete anos de idade.
C)O auxílio-reclusão será devido, nas mesmas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado recolhido à prisão, que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço. O requerimento do referido benefício deverá ser instruído com certidão do efetivo recolhimento à prisão, sendo obrigatória, para a manutenção do benefício, a apresentação de declaração de permanência na condição de presidiário.
D)À segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias, se a criança tiver até 2 anos de idade; de 60 dias, se a criança tiver entre 2 (dois) e 4 (quatro) anos de idade; e de 30 (trinta) dias, se a criança tiver de 4 (quatro) a 8 (oito) anos de idade.
E)Pelo Programa Empresa Cidadã, é possível haver a prorrogação da licença-maternidade por 60 dias, desde que requerido o benefício até o final do primeiro mês após o parto, ainda que a criança seja mantida em creche ou em instituição similar durante o prazo alusivo à prorrogação.
Responder
Q331877 - FCC Auditor Federal de Controle Externo 2014
A Lei nº 8.213/91 que institui os denominados Planos de Benefícios da Previdência Social, prevê como espécie de prestações, dentre outras: salário-família, auxílio reclusão, salário-maternidade. Tais prestações são benefícios voltados, respectivamente, ao
A)segurado, ao segurado e ao dependente.
B)segurado, ao dependente e ao dependente.
C)dependente, ao dependente e ao segurado.
D)segurado, ao dependente e ao segurado.
E)dependente, ao segurado e ao dependente.
Responder
Q331913 - CESGRANRIO Perito médico-legista 2005
Salário-maternidade é o benefício previdenciário pago à segurada gestante durante o período de afastamento de suas atividades. Consiste em uma renda mensal inicial igual à remuneração integral, equivalente a 01 (um) mês de trabalho, para:
A)todas as espécies de seguradas.
B)a segurada especial.
C)a trabalhadora avulsa.
D)a empregada doméstica.
E)a contribuinte individual.
Responder
Q331997 - FCC Juiz do trabalho 2014
No caso de falecimento da segurada que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade, o benefício
A)cessará, uma vez que a prestação é devida exclusivamente à segurada.
B)será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito, ao cônjuge ou companheiro sobrevivente que tenha a qualidade de segurado.
C)será pago aos representantes legais da criança, caso tenham a qualidade de segurado.
D)será transformado em pensão por morte.
E)será transformado em pecúlio.
Responder
Q332083 - FCC Juiz do trabalho 2013
À segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de
A)60 dias, se a criança tiver de quatro a oito anos de idade.
B)60 dias, se a criança tiver entre um e quatro anos de idade.
C)120 dias, se a criança tiver até um ano de idade.
D)120 dias, independentemente da idade da criança.
E)60 dias, se a criança tiver sido adotada por casal de mesmo sexo.
Responder
Q332101 - FCC Procurador 2014
É correto afirmar que o salário-maternidade
A)em se tratando de empregada doméstica, é pago diretamente pelo empregador, sendo assegurado o valor de um salário-mínimo.
B)é devido à segurada da Previdência Social, durante 150 dias, com início no período entre 28 dias antes do parto e a data de ocorrência deste, observadas as situações e condições previstas na legislação no que concerne à proteção à maternidade.
C)é devido à segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança pelo período de 4 meses.
D)devido à trabalhadora avulsa e à empregada do microempreendedor individual será pago diretamente pelo empregador, que poderá compensar este valor quando do recolhimento das contribuições incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço.
E)à segurada empregada ou trabalhadora avulsa consistirá numa renda mensal igual à sua remuneração integral.
Responder