Disciplinas Direito Previdenciário Benefícios e Serviços do RGPS Questões de concursos sobre "Benefícios e Serviços do RGPS" | Direito Previdenciário - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Benefícios e Serviços do RGPS que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330570 - VUNESP Procurador Jurídico 2018
De acordo com o disposto na Lei no 8.213/1991, assinale a alternativa correta sobre as Prestações em Geral, previstas no Regime Geral de Previdência Social.
A)O segurado contribuinte individual, que trabalhe por conta própria, sem relação de trabalho com empresa ou equiparado, fará jus à aposentadoria por tempo de contribuição.
B)Não é considerada agravação ou complicação de acidente do trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha às consequências do anterior.
C)São consideradas como doença do trabalho tanto a doença degenerativa quanto a doença inerente a grupo etário.
D)A doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade não é equiparada ao acidente de trabalho.
E)As seguintes prestações estão compreendidas no rol de benefícios e serviços do Regime Geral de Previdência Social: aposentadoria por tempo de serviço, salário-família, pecúlios, abono de permanência por tempo de serviço e serviço social.
Responder
Q330856 - TRF - 2ª Região Juiz federal 2017
Analise as assertivas e, ao final, marque a opção correta: 1 — É permitida a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, à pessoa participante de regime próprio de previdência. II Quando o óbito do segurado, casado há mais de 2 (dois) anos, ocorre depois de vertidas mais de 18 (dezoito) contribuições mensais, a pensão em favor da viúva, que conta 35 anos de idade, será devida por prazo indeterminado. III - Nos pedidos de benefício de prestação continuada regulados pela Lei n° 8.742/93 (LOAS), para adequada valoração dos fatores ambientais, sociais, econômicos e pessoais que impactam a participação da pessoa com deficiência na sociedade é necessária a avaliação por assistente social ou outras providências aptas a revelar a efetiva condição vivida pelo requerente no meio social.
A)Apenas as assertivas II e III estão corretas.
B)Apenas a assertiva III está correta.
C)Todas estão corretas.
D)Apenas as assertivas I e II estão corretas.
E)Apenas as assertivas I c III estão corretas
Responder
Q330963 - ESAF Analista (Superior) 2012
Quanto ao cálculo de benefício previdenciário, conforme disposto na Lei n. 9.876, de 26 de novembro de 1999, pode-se afirmar corretamente:
A)aplica-se a média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondente a 80% (oitenta por cento) de todo o período contributivo, multiplicada pelo fator previdenciário para obtenção da aposentadoria por tempo de contribuição.
B)aplica-se a média aritmética simples de todos os últimos salários-de-contribuição dos meses imediatamente anteriores ao do afastamento da atividade ou da data do requerimento até o máximo 36 (trinta e seis) meses para obtenção da aposentadoria por idade.
C)aplica-se o fator previdenciário para o cálculo da pensão por morte, sendo que o valor do salário benefício não será inferior ao mínimo do salário de contribuição que o segurado falecido teria direito.
D)no caso do segurado especial, o salário de benefício, que não será inferior ao salário mínimo, contando o segurado com menos de 24 (vinte e quatro) contribuições no período máximo citado, consiste em 1/24 (um vinte e quatro avos) da soma dos salários de contribuição apurados.
E)que o fator previdenciário, a ser aplicado na apuração do salário de benefício da aposentadoria por invalidez, deverá considerar a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição do segurado no momento da concessão do benefício.
Responder
Q330978 - ESAF Analista (Superior) 2012
Acerca do impacto da seguridade social e da previdência na redução das desigualdades sociais, assinale a opção correta.
A)Os benefícios pagos no âmbito da seguridade, sobretudo aqueles vinculados à política de assistência social e ao RGPS, têm efeitos redistributivos e contribuem para elevar a renda das famílias mais pobres, principalmente no meio rural.
B)As políticas que integram a seguridade social respondem por uma fração desprezível dos gastos públicos no Brasil, não gerando efeitos substanciais sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e a distribuição de renda.
C)No âmbito das transferências sociais, realizadas pela seguridade social, quanto maior a progressividade, pior a contribuição para o crescimento econômico.
D)Os gastos previdenciários têm efeitos deletérios no orçamento público brasileiro, contribuindo para agravar o déficit público, prejudicando o crescimento econômico e a redução das desigualdades sociais.
E)O regime de previdência do funcionalismo público é o mais progressivo dos programas que integram a seguridade social, contribuindo de forma decisiva para o aumento da poupança privada e a melhor distribuição da renda nacional.
Responder
Q330980 - ESAF Analista (Superior) 2012
Não compõe o escopo de cobertura do Regime da Previdência Social, conforme a CF de 1988:
A)os eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada.
B)a proteção à maternidade, especialmente à gestante.
C)a proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário.
D)o salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda.
E)a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
Responder
Q331274 - TRT 21R (RN) Juiz do trabalho 2015
O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, entre outras, expressas em benefícios e serviços:
A)Aposentadoria por invalidez, seguro-desemprego, salário família, auxílio-doença e auxílio-acidente.
B)Seguro desemprego, auxílio-acidente, salário-maternidade, salário família e auxílio-doença.
C)Pecúlios, auxílio-doença, salário família, auxílio-acidente e salário-maternidade.
D)Seguro desemprego, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade e aposentadoria especial.
E)Auxílio-reclusão, auxílio-acidente, auxílio-doença, salário família e reabilitação profissional.
Responder
Q331290 - CESPE Procurador 2015
Ainda a respeito dos benefícios e serviços previdenciários em espécie, assinale a opção correta.
A)Para a concessão do auxílio-acidente, é imprescindível que a moléstia seja irreversível, de acordo com entendimento do STJ.
B)A pensão por morte, devida ao filho até os vinte e um anos de idade, prorroga-se pela pendência do curso universitário até os vinte e quatro anos de idade, conforme entendimento do STJ.
C)O salário-maternidade é um benefício previdenciário devido a toda segurada do RGPS, sem exceção, que, em razão do nascimento do seu filho ou da adoção de uma criança, visa substituir a sua remuneração.
D)No caso de segurada empregada e da trabalhadora avulsa, o valor do salário-maternidade não poderá superar o teto do RGPS, conforme entendimento do STF.
E)O segurado especial só terá direito a perceber o auxílio-acidente se efetuar recolhimentos sobre o salário de contribuição.
Responder
Q331292 - CESPE Procurador 2015
Acerca dos benefícios e serviços previdenciários em espécie, assinale a opção correta.
A)O auxílio-doença deve ser equivalente a uma renda mensal igual a 100% do salário de benefício.
B)Conforme a legislação previdenciária atual, a conversão da aposentadoria por invalidez em aposentadoria por idade ocorre de modo automático e sem quaisquer requisitos.
C)No cálculo do salário de benefício da aposentadoria por idade, a média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo poderá por opção do segurado, ser multiplicada pelo fator previdenciário quando resultar majoração do valor mensal da prestação, nos termos do entendimento do STJ.
D)Conforme entendimento do STJ, a averbação de tempo de serviço rural sem o recolhimento das contribuições previdenciárias prestado anteriormente à Lei n.º 8.213/1991 poderá ser computada para fins de elevação da renda da aposentadoria por idade, à razão de 1% por ano de atividade rural prestada.
E)De acordo com o STJ, para fins de aposentadoria especial, é taxativo o rol de agentes nocivos listados em regulamento.
Responder
Q331300 - FCC Juiz do trabalho 2015
As prestações compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social são das seguintes espécies:
A)benefícios, assistência e amparo.
B)benefícios e serviços.
C)assistência e amparo, apenas.
D)benefícios em dinheiro, apenas.
E)benefícios e aposentadoria, apenas.
Responder
Q331576 - CESPE Juiz federal 2015
As prestações ofertadas pelo RGPS são genericamente chamadas de benefícios e serviços. No que se refere a essas prestações, assinale a opção correta.
A)Caso trabalhe por conta própria, sem relação de trabalho com empresa ou equiparado, e opte por contribuir com alíquota reduzida, o segurado contribuinte individual poderá se aposentar por tempo de contribuição, mas, não, por idade.
B)O aposentado pelo RGPS que, apesar de ter-se aposentado, permanecer em atividade sujeita a esse regime não terá direito ao salário-família, ainda que cumpra os requisitos para tanto.
C)Terá direito ao benefício de auxílio-acidente o contribuinte individual que for vítima de acidente de trabalho
D)O deputado federal vinculado ao RGPS que for vítima de acidente de trabalho não terá direito ao benefício de auxílio-acidente
E)Há prestações que se destinam apenas aos segurados; outras, apenas a seus dependentes; e um terceiro grupo de prestações, destinadas tanto àqueles quanto a estes beneficiários do RGPS.
Responder