Disciplinas Direito Previdenciário Benefícios e Serviços do RGPS Questões de concursos sobre "Benefícios e Serviços do RGPS" | Direito Previdenciário - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Benefícios e Serviços do RGPS que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q331720 - FCC Juiz do trabalho 2015
Com exceção da existência de direito adquirido, NÃO é permitido o recebimento conjunto dos seguintes benefícios da Previdência Social: I. Aposentadoria e abono de permanência em serviço. II. Salário-maternidade e auxílio-doença. III. Mais de uma pensão deixada por cônjuge ou companheiro, ressalvado o direito de opção pela mais vantajosa. IV. Seguro-desemprego com qualquer benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente. Tendo por fundamento o substrato acima, está correto o que consta em
A)I, II e III, apenas.
B)I, II, III e IV.
C)III e IV, apenas.
D)IV, apenas.
E)I e II, apenas.
Responder
Q331796 - ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2007
À luz do texto constitucional, julgue os itens abaixo referentes aos benefícios e serviços que são de competência da Previdência Social: I. Cobertura dos eventos de invalidez, morte e idade avançada. II. Proteção à família. III. Qualificação para o trabalho. IV. Garantia de um salário-mínimo ao deficiente físico.
A)Todos estão corretos.
B)Somente I está correto.
C)I e II estão corretos.
D)I e III estão corretos.
E)III e IV estão corretos.
Responder
Q331832 - FEPESE Procurador do Estado 2014
Acerca da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, assinale a alternativa correta.
A)Em qualquer caso, independe de período de carência a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
B)Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado não é considerado no exercício do trabalho.
C)O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que permanecer em atividade sujeita a este Regime, ou a ele retornar, não fará jus a prestação alguma da Previdência Social em decorrência do exercício dessa atividade, exceto ao salário-família e à reabilitação profissional, quando empregado
D)Considera-se agravação ou complicação de acidente do trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha às consequências do anterior.
E)Considera-se como dia do acidente, no caso de doença profissional ou do trabalho, a data do início da incapacidade laborativa para o exercício da atividade habitual, ou o dia da segregação compulsória, ou o dia em que for realizado o diagnóstico, valendo para este efeito o que ocorrer por último.
Responder
Q331868 - TRF - 2ª Região Juiz federal 2014
Quanto aos benefícios do Regime Geral de Previdência Social oriundos da incapacidade do segurado, assinale a opção correta:
A)O julgador, quando não reconhecer a incapacidade do requerente para a sua atividade habitual, pode conceder o benefício julgando as condições pessoais e sociais.
B)É possível o recebimento de benefício por incapacidade durante período em que houve exercício de atividade remunerada pelo segurado, uma vez comprovado que o segurado estava realmente incapaz para as atividades habituais na época em que trabalhou.
C)Não há direito a auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez quando a incapacidade para o trabalho é preexistente ao reingresso do segurado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), inclusive nos casos de agravamento da doença.
D)Compete à Justiça Federal processar e julgar os casos relativos a auxílio-doença por acidente de trabalho nas situações em que há agravamento da doença por fato não decorrente do serviço antes desempenhado.
E)Se a prova pericial indicar que a incapacidade já existia em data anterior à do requerimento administrativo, deve aquela ser considerada como data de início do benefício.
Responder
Q331870 - TRF - 2ª Região Juiz federal 2014
Quanto à aposentadoria por idade do trabalhador rural e à prova do labor rural, assinale a opção correta:
A)Em demanda previdenciária, o fato de o imóvel ser superior ao módulo rural afasta a qualificação de seu proprietário como segurado especial.
B)A circunstância de um dos membros da família desempenhar trabalho urbano descaracteriza o regime de economia familiar, típico do regime rural, inviabilizando a caracterização do trabalhador como rural ou segurado especial.
C)Para concessão de aposentadoria por idade de trabalhador rural, o tempo de exercício de atividade equivalente à carência deve ser aferido no período imediatamente anterior ao requerimento administrativo ou à data do implemento da idade mínima.
D)O exercício de atividade urbana intercalada impede a concessão de benefício previdenciário de trabalhador rural.
E)Para fins de comprovação do tempo de labor rural, o início de prova material não precisa ser contemporâneo à época dos fatos a provar.
Responder
Q331903 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2014
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. A recente Lei nº 12.873/2013, entre outras disposições, introduziu sensíveis alterações nas Leis de Custeio e de Benefícios. Especificamente, nas modificações promovidas na disciplina jurídica do salário-maternidade, pode-se dizer, na atual redação dada à Lei nº 8.213/91, que: I. Ao segurado ou segurada vinculado(a) ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de criança, é devido salário-maternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias, o qual deverá ser pago diretamente pela Previdência Social. II. No caso de falecimento da segurada ou do segurado que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade, o benefício será pago por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito ao(à) cônjuge ou ao(à) companheiro(a) sobrevivente que tenha a qualidade de segurado(a), exceto no caso de falecimento do(a) filho(a) ou de seu abandono, observadas as normas aplicáveis ao salário-maternidade. III. A percepção do salário-maternidade, inclusive daquele pago ao(à) cônjuge sobrevivente na hipótese de morte do segurado ou da segurada que fazia jus originalmente ao benefício, está condicionada ao afastamento do(a) segurado(a) do trabalho ou da atividade desempenhada, sob pena de suspensão do benefício.
A)Está correta apenas a assertiva I.
B)Estão corretas apenas as assertivas I e II.
C)Estão corretas apenas as assertivas I e III
D)Estão corretas apenas as assertivas II e III.
E)Estão corretas todas as assertivas.
Responder
Q331917 - CESGRANRIO Perito médico-legista 2005
A que percentual do salário-de-benefício correspondem, respectivamente, as rendas mensais iniciais do auxílio-doença, do auxílio-acidente e da aposentadoria por invalidez?
A)100%, 91% e 50%.
B)91%, 100% e 70%.
C)91%, 50% e 100%.
D)91%, 50% e 70%.
E)50%, 91% e 100%.
Responder
Q332043 - FEPESE Advogado 2013
Assine a alternativa correta de acordo com a Lei Federal 8.213/91, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social. Serviço da Previdência Social que visa proporcionar ao benefciário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de defciência, os meios para a reeducação ou readaptação profssional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive.
A)serviço social
B)auxílio acidente
C)reabilitação profssional
D)readaptação
E)pecúlio
Responder
Q332053 - FEPESE Advogado 2013
De acordo com a Constituição da República de 1988, a previdência social tem por objetivo: 1. a proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário. 2. a proteção à maternidade, especialmente à gestante. 3. conceder pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas .
A)É correta apenas a afrmativa 3.
B)São corretas apenas as afrmativas 1 e 2.
C)São corretas apenas as afrmativas 1 e 3.
D)São corretas apenas as afrmativas 2 e 3.
E)São corretas as afrmativas 1, 2 e 3.
Responder
Q332082 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2014
De acordo com a Lei no 8.213/91, não é segurado especial o membro de grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento, EXCETO se decorrente de
A)exercício de mandato eletivo de dirigente sindical de organização da categoria de trabalhadores urbanos.
B)benefício de aposentadoria em decorrência da idade, cujo valor não supere o do menor benefício de prestação continuada da Previdência Social.
C)exercício de atividade remunerada em período não superior a 90 dias, corridos ou intercalados, no ano civil.
D)atividade artística, independentemente do valor.
E)benefício de pensão por morte, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, cujo valor não supere o do menor benefício de prestação continuada da Previdência Social.
Responder