Disciplinas Direito Previdenciário Auxílio-Doença Questões de concursos sobre "Auxílio-Doença" | Direito Previdenciário - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Auxílio-Doença que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330466 - UERR Auditor 2018
Nos termos da legislação previdenciária, é considerada uma doença do trabalho a:
A)que não produza incapacidade laborativa
B)degenerativa.
C)Endêmica, adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.
D)produzida ou desencadeada pelo exercício dc trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
E)inerente a grupo etário.
Responder
Q330501 - CESPE Procurador Municipal 2018
Joana, filiada ao regime geral de previdência social e contribuinte há dez meses, sofreu um acidente de carro, que lhe causou incapacidade para o trabalho pelo período de quinze dias. Nesse caso, Joana
A)receberá auxílio-acidente.
B)receberá auxílio-doença, independentemente do preenchimento do período de carência.
C)não receberá auxílio-doença, porque não cumpriu o período de carência correspondente a doze contribuições mensais.
D)receberá aposentadoria por invalidez caso a incapacidade seja constatada por exame médico a cargo da previdência social.
E)não receberá benefício nenhum da previdência social.
Responder
Q330529 - VUNESP Procurador de Universidade Assistente 2018
José, agente público, ocupante exclusivamente de cargo em comissão, após verter 24 (vinte e quatro) contribuições mensais, sofreu um acidente de trânsito. Após análise da perícia, o laudo técnico concluiu que José apresenta incapacidade para o exercício de sua atividade habitual, mas remanesce capacidade laboral para o desempenho de outras atividades. Considerando a situação hipotética apresentada, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e a legislação correlata aplicável ao caso, assinale a alternativa correta.
A)José não poderá receber auxílio-doença, pois a concessão da referida prestação pecuniária do Regime Geral de Previdência Social depende do cumprimento de um período de carência de 36 (trinta e seis) contribuições mensais.
B)Período de carência é o número máximo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício, consideradas a partir do transcurso do último dia dos meses de suas competências.
C)José poderá receber o auxílio-doença apenas se comprovar o cumprimento do período de carência, se ficar incapacitado para o seu trabalho por mais de 15 (quinze) dias consecutivos ou 25 (vinte e cinco) dias alternados, e se a incapacidade laboral for total.
D)Caso seja concedido o auxílio-doença a José, e, durante o gozo do benefício, ele exerça atividade que lhe garanta subsistência, José não poderá ter o benefício cancelado a partir do retorno à atividade.
E)Como José apresenta incapacidade para o exercício de sua atividade habitual, ainda que remanesça capacidade laboral para o desempenho de outras atividades, faz jus à concessão do benefício de auxílio-doença previsto na Lei no 8.213/91.
Responder
Q330573 - CEPS-UFPA Assistente social 2018
O Decreto nº 3.048 de 1999, que regulamenta a Previdência Social, disciplinou o auxílio-doença. Acerca do tema, é correto afirmar:
A)O auxílio-doença será devido ao segurado que, após cumprida, quando for o caso, a carência exigida, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de quinze dias consecutivos.
B)O portador de doença ou lesão invocada como causa para a concessão do auxílio-doença fará jus ao benefício assim que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social.
C)O auxílio-doença consiste numa renda mensal e será devido a contar da data de entrada do requerimento, quando requerido após o décimo sexto dia do afastamento da atividade, para todos os segurados.
D)Quando o segurado que exercer mais de uma atividade se incapacitar definitivamente para uma delas, poderá transformar o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, enquanto essa incapacidade não se estender às demais atividades.
E)Durante o afastamento da atividade por motivo de doença, incumbe à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário, salvo se a empresa dispuser de serviço médico próprio ou em convênio.
Responder
Q330581 - TRF - 3ª REGIÃO Juiz federal 2018
Assinale a alternativa que contém tese jurídica NÃO APRECIADA pelos Tribunais Superiores na sistemática dos recursos excepcionais repetitivos:
A)O estigma social a que submetido o portador do vírus HIV é suficiente à demonstração da incapacidade temporária ou permanente do segurado na análise e concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez.
B)Necessidade de fixação da data de início do benefício por incapacidade no momento do requerimento administrativo ou, na falta deste, na citação.
C)Renúncia ao benefício previdenciário já implantado, com a consequente concessão de outro mais vantajoso, calculado com base também nas remunerações recebidas pelo segurado aposentado pelo exercício de atividade laborativa após a inatividade.
D)O desemprego do segurado é suficiente a lhe atribuir a condição de baixa renda e, portanto, suficiente ao preenchimento do requisito necessário à concessão do auxílio-reclusão.
Responder
Q330624 - CESPE Auditor de Controle Externo 2018
O RGPS garante aos segurados os benefícios
A)do salário-maternidade, do auxílio-acidente e da pensão por morte.
B)do auxílio-doença, do salário-família e do auxílio-reclusão.
C)da aposentadoria por idade, do salário-maternidade e da pensão por morte.
D)do auxílio-reclusão, do auxílio-acidente e da aposentadoria especial.
E)do auxílio-doença, do salário-maternidade e da aposentadoria por invalidez.
Responder
Q330625 - CESPE Auditor de Controle Externo 2018
No regime geral da previdência social (RGPS), os benefícios previdenciários acumuláveis são a(s)
A)aposentadoria por tempo de contribuição e a pensão por morte.
B)aposentadoria por idade e o auxílio-doença.
C)aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença.
D)aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria por invalidez.
E)duas pensões por morte deixadas por cônjuges ou companheiros distintos.
Responder
Q330627 - CESPE Procurador do Estado 2018
No dia em que completou vinte e cinco anos e um mês de tempo de contribuição ao RGPS na condição de segurada empregada, Maria sofreu acidente de trabalho, o que a incapacitou permanentemente para o exercício de atividades laborais. Nesses vinte e cinco anos e um mês, não houve interrupção no tempo contributivo. Considerando essa situação hipotética e o entendimento dos tribunais superiores, assinale a opção correta.
A)Maria terá direito à aposentadoria especial.
B)O benefício garantido a Maria pela legislação previdenciária nesse caso independe de carência.
C)Pelo fato de a incapacidade ter sido provocada por acidente de trabalho, será garantido a Maria o acréscimo de 25% do valor do benefício a ser recebido.
D)Maria terá o prazo decadencial de cinco anos para ajuizamento de ação previdenciária em caso de indeferimento da concessão do benefício pela previdência social.
E)Caso recupere sua capacidade para o trabalho, Maria poderá retornar à ativa, sem prejuízo de recebimento do benefício em gozo.
Responder
Q330639 - IBADE Assistente social 2017
Acerca da acumulação dos benefícios da previdência social, ressalvando os casos de direito adquirido, assinale a alternativa correta.
A)É permitido o acumulo de mais de um auxílio-acidente.
B)É permitido o acumulo de salário-maternidade e auxílio-doença.
C)São permitidas, no máximo, duas pensões deixadas por cônjuge ou companheiro, ressalvado o direito de opção pela mais vantajosa.
D)Não é permitido o recebimento conjunto dos benefícios de aposentadoria e auxílio-doença.
E)Não há limite para aposentadorias, desde que tenha havido custeio.
Responder
Q330655 - IBADE Auditor 2017
Nos termos da legislação previdenciária, é considerada uma doença do trabalho a:
A)que não produza incapacidade laborativa.
B)degenerativa.
C)Endêmica, adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.
D)produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
E)inerente a grupo etário.
Responder