Questões de concursos sobre "Tipicidade" | Direito Penal - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tipicidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q328903 - NC-UFPR Titular de Serviços de Notas e de Registros 2019

No ano de 1970, o professor alemão Claus Roxin escreveu um artigo em homenagem a Richard Honig. O artigo foi denominado “Reflexões sobre a Problemática da Imputação em Direito Penal”. Com o referido texto, foi estabelecida a base contemporânea da Teoria da Imputação Objetiva. Constituem critérios para análise da imputação objetiva: 
Ver Comentários

Q328905 - NC-UFPR Titular de Serviços de Notas e de Registros 2019

Relação de causalidade é o liame ou vínculo de causa e efeito entre atos passíveis de serem imputados ao suspeito de determinado delito e seu resultado material. É certo que nosso direito positivo adotou um posicionamento sobre o assunto. A teoria da relação causal adotada pelo Código Penal brasileiro é: 
Ver Comentários

Q328907 - NC-UFPR Titular de Serviços de Notas e de Registros 2019

“Mas o que possibilita a ‘visão científica no Direito Penal’? O conceito de crime, mais especificamente um conceito denominado analítico, porquanto ‘analisa’ o crime em partes. É este, na verdade, o conceito mais importante do Direito Penal” (BACILA, 2011). Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta o elemento do conceito analítico de crime que descreve a conduta proibida pela norma penal. 
Ver Comentários

Q328911 - CESPE Promotor de Justiça 2019

Assinale a opção que indica a teoria sobre a relação de causalidade penal, que define causa como uma condição sem a qual o resultado não teria ocorrido, sendo um antecedente invariável e incondicionado de algum fenômeno, sem distinção entre causa e condição.
Ver Comentários

Q328913 - VUNESP Administrador 2019

A doutrina dominante define tipicidade como
Ver Comentários

Q328920 - CESPE Juiz de Direito 2019

João, com a intenção de matar José, seu desafeto, efetuou disparos de arma de fogo contra ele. José foi atingido pelos projéteis e faleceu.


Considere que, depois de feitos os exames necessários, se tenha constatado uma das seguintes hipóteses relativamente à causa da morte de José.


I Apesar dos disparos sofridos pela vítima, a causa determinante da sua morte foi intoxicação devido ao fato de ela ter ingerido veneno minutos antes de ter sido alvejada.

II A morte decorreu de ferimentos causados por disparos de arma de fogo efetuados por terceiro no mesmo momento em que João agiu e sem o conhecimento deste.

III A vítima faleceu em razão dos ferimentos sofridos, os quais foram agravados por sua condição de hemofílica.

IV A morte decorreu de uma infecção hospitalar que acometeu a vítima quando do tratamento dos ferimentos causados pelos tiros.


Nessa situação hipotética, conforme a teoria dos antecedentes causais adotada pelo CP, João responderá pela morte de seu desafeto caso se enquadre em uma das hipóteses previstas nos itens

Ver Comentários

Q328925 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019

Assinale a alternativa incorreta:
Ver Comentários

Q328927 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019

Para se determinar quando uma ação é causa de um resultado, foram elaboradas várias teorias. A respeito destas teorias, assinale a alternativa incorreta:
Ver Comentários

Q328928 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019

Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q328932 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019

Sobre as posições especiais de dever de enfrentar o perigo, assinale a alternativa correta:
Ver Comentários