Questões de concursos sobre "Exigibilidade de conduta diversa" | Direito Penal - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Exigibilidade de conduta diversa que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q328959 - FUMARC Delegado de Polícia 2018

Com relação às causas de exclusão da ilicitude, é CORRETO afirmar:
Ver Comentários

Q328973 - FCC Defensor Público 2018

Na madrugada de um sábado, Jorge, cabo da Polícia Militar, retornava para casa, em um bairro bastante violento da capital. Policial experiente, que já havia sido ameaçado por algumas lideranças do tráfico na região, ciente das constantes disputas entre grupos rivais que ocorriam na comunidade, Jorge era cuidadoso e sempre caminhava pelo bairro em trajes civis. A cerca de 5 metros da esquina de sua casa, Jorge assustou-se com dois homens que dobraram a esquina correndo, os quais, ao vê-lo, apontaram-lhe as armas que portavam. Diante da situação sinistra em que se via, Jorge não titubeou e agiu conforme seus treinamentos: sacou seu revólver com extrema rapidez e habilidade e, com disparos certeiros, atingiu letalmente os dois homens que lhe apontavam as armas.


Jorge, então, acionou a Polícia Militar e o serviço de socorro médico de emergência, que compareceram ao local, tendo os agentes militares constatado que os homens atingidos eram dois policiais civis que participavam de uma operação contra o tráfico no bairro e se preparavam para prender alguns suspeitos em flagrante.


Da leitura do enunciado, é correto afirmar:

Ver Comentários

Q328975 - FCC Defensor Público 2018

Arquimedes dirigia seu caminhão à noite, por uma estrada de serra, com muitas curvas, péssima sinalização e sob forte chuva. Ele estava sonolento e apenas aguardava o próximo posto de combustíveis para estacionar e dormir. Motorista experiente que era, observava as regras de tráfego no local, imprimindo ao veículo a velocidade permitida no trecho.


Entretanto, a 50 Km do posto de combustíveis mais próximo, após uma curva, Arquimedes assustou-se com um vulto que de súbito adentrou a via, imediatamente acionando os freios, sem, contudo, evitar o choque.


Inicialmente, pensou tratar-se de um animal, mas quando desembarcou do veículo, pôde constatar que se tratava de um homem. Desesperado ao vê-lo perdendo muito sangue, Arquimedes logo acionou o serviço de socorro e emergências médicas, que chegou rapidamente ao local, constatando o óbito do homem em cujo bolso foi encontrado um bilhete de despedida. Era um suicida.


Da leitura do enunciado, pode-se afirmar que:

Ver Comentários

Q329370 - ACAFE Escrivão de Polícia Civil 2008

Segundo o Direito Penal brasileiro, configura hipótese de inexigibilidade de conduta diversa: 

Ver Comentários

Q329564 - CESPE Agente de Investigação e Agente de Polícia 2009

No ordenamento jurídico brasileiro, a imputabilidade penal
Ver Comentários

Q330209 - INSTITUTO CIDADES Defensor Público 2010

Um determinado grupo de meliantes sequestra a mulher e os dois filhos de "A", gerente de banco, e exige que o mesmo os auxilie num roubo que farão contra a agência bancária em que trabalha. Visando proteger sua família, "A" acaba auxiliando no referido roubo. 
Neste caso, porém, "A" deve ser absolvido, em virtude da existência manifesta de causa excludente da

Ver Comentários