Questões de concursos sobre "Erro de tipo acidental" | Direito Penal - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Erro de tipo acidental que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q328951 - FUMARC Delegado de Polícia 2018

Com relação ao erro no Direito Penal, é CORRETO afirmar:
Ver Comentários

Q328979 - NUCEPE Delegado de Polícia 2018

O erro acidental não afasta o dolo do agente, podendo ocorrer em algumas situações. Qual das hipóteses está CORRETA?
Ver Comentários

Q328999 - IESES Perito Criminal - Informática 2017

É certo afirmar:


I. No concurso de pessoas as circunstâncias e as condições de caráter pessoal nunca se comunicam.

II. Tipicidade conglobante é a comprovação de que a conduta legalmente típica está também proibida pela norma, o que se obtém desentranhando o alcance da norma proibitiva, conglobada com as restantes normas da ordem normativa.

III. O sujeito ativo, geralmente, pode ser qualquer um, mas em certos tipos são exigidas características especiais no sujeito passivo. Quando qualquer um pode ser sujeito ativo, os tipos costumam enunciar “o que” ou “quem”.

IV. O erro de tipo não afasta o dolo.


Analisando as proposições, pode-se afirmar:

Ver Comentários

Q329070 - MS CONCURSOS Escrivão de Polícia Civil 2012

Jovelino Josualdo planejou a execução de sua esposa, grávida, pois tinha fortes suspeitas de que estava sendo traído por ela. No dia planejado para o homicídio, aguardou a vítima escondido e quando viu um vulto, executou o seu plano, desferindo cinco tiros na vítima, que faleceu no local. Contudo, ao certificar-se do falecimento da vítima, assustou-se ao ver que na verdade havia atirado em sua mãe. Diante do exposto, é correto afirmar que se trata de: 
Ver Comentários

Q329121 - FCC Defensor Público 2015

Se o agente oferece propina a um empregado de uma sociedade de economia mista, supondo ser funcionário de empresa privada com interesse exclusivamente particular, incide em
Ver Comentários

Q329154 - FUNIVERSA Delegado de Polícia 2015

A respeito do erro de execução, do denominado dolus generalis, das normas penais  em branco e dos crimes previstos na parte especial do CP, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q329283 - FGV Analista Judiciário 2014

Jorge pretendia matar sua irmã, Ana, para passar a ser o único beneficiário de herança que ambos receberiam. No dia do crime, Jorge fica à espreita enquanto Ana sai da garagem em seu carro. Ocorre que, naquele dia não era Ana que estava ao volante, como ocorria diariamente, mas sim seu namorado. Ana se encontrava no banco do carona. Jorge sabia que sua irmã sempre dirigia seu próprio carro e, assim, tinha certeza de que estaria mirando a arma na direção de Ana, ainda que não conseguisse enxergar o interior do veículo devido aos vidros escuros. Jorge atira no veículo, mas o projétil atinge o namorado de Ana, que vem a falecer. 

É correto afirmar que Jorge praticou:
Ver Comentários

Q329340 - CESPE Promotor de Justiça 2013

A respeito do concurso de pessoas e do erro sobre a ilicitude do fato e sobre os elementos do tipo, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q329351 - PGR Procurador da República 2013

SOBRE A TEORIA DO ERRO JURÍDICO- PENAL, É CORRETO AFIRMAR:

Ver Comentários

Q329359 - MPE-PR Promotor de Justiça 2013

Assinale a alternativa incorreta: 

Ver Comentários