Disciplinas Direito Penal Conceitos e caracteres Questões de concursos sobre "Conceitos e caracteres" | Direito Penal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conceitos e caracteres que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328996 - VUNESP Defensor Público 2017
O Código Penal estabelece que é crime “praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público” (CP, art. 233). Para interpretar o exato significado da expressão “ato obsceno”, deve o operador do Direito valer-se de elementos
A)analógicos.
B)autênticos.
C)sociológicos.
D)gramaticais.
E)sintáticos.
Responder
Q329001 - FEPESE Escrivão de Polícia Civil 2017
É correto afirmar sobre a infração penal:
A)A infração penal somente poderá ser cometida por pessoa física.
B)O Estado sempre será sujeito passivo formal de um crime.
C)Apenas os bens materiais poderão ser objeto de infração penal.
D)A infração penal não poderá ser praticada de forma isolada por um agente.
E)O sujeito ativo de uma infração penal é o titular do bem jurídico lesado.
Responder
Q329091 - VUNESP Juiz de Direito 2016
A corrente/teoria penal que se funda na ideia de que as normas jurídicas devem ser protegidas por si mesmas, pouco importando o bem jurídico por trás delas, é
A)a teoria do garantismo penal, de Luigi Ferrajoli.
B)o funcionalismo teleológico-racional, de Claus Roxin.
C)o funcionalismo sistêmico, de Günther Jakobs.
D)a teoria da tipicidade conglobante, de Eugenio Zaffaroni.
E)a teoria constitucionalista do delito.
Responder
Q329131 - CESPE Juiz de Direito 2015
Acerca dos princípios e fontes do direito penal, assinale a opção correta.
A)Segundo a jurisprudência do STJ, o princípio da insignificância deve ser aplicado a casos de furto qualificado em que o prejuízo da vítima tenha sido mínimo.
B)Conforme entendimento do STJ, o princípio da adequação social justificaria o arquivamento de inquérito policial instaurado em razão da venda de CDs e DVDs.
C)Depreende-se do princípio da lesividade que a autolesão, via de regra, não é punível.
D)Depreende-se da aplicação do princípio da insignificância a determinado caso que a conduta em questão é formal e materialmente atípica.
E)As medidas provisórias podem regular matéria penal nas hipóteses de leis temporárias ou excepcionais.
Responder
Q329372 - CESPE Juiz federal 2013
Assinale a opção correta acerca da interpretação da lei penal
A)A interpretação extensiva é admitida em direito penal para estender o sentido e o alcance da norma até que se atinja sua real acepção.
B)A interpretação analógica não é admitida em direito penal porque prejudica o réu.
C)A interpretação teleológica consiste em extrair o sentido e o alcance da norma de acordo com a posição da palavra na estrutura do texto legal.
D)A analogia penal permite ao juiz atuar para suprir a lacuna da lei, desde que isso favoreça o réu.
E)A interpretação judicial da lei penal se manifesta na edição de súmulas vinculantes editadas pelos tribunais.
Responder
Q329435 - VUNESP Juiz de Direito 2012
Leia atentamente as assertivas a seguir. I. Pode-se afirmar que, na história do Direito Penal Brasileiro, as Ordenações Filipinas foram substituídas pelo Código Criminal do Império de 1830. II. A interpretação da lei é autêntica contextual quando o julgador, dentro de um determinado contexto fático, aplica-a. III. O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelo crime tentado. IV. O erro sobre o elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punição por crime culposo, se previsto em lei. Está correto apenas o que se afirma em
A)I e II
B)I e IV.
C)III e IV.
D)I, III e IV.
Responder
Q329437 - MPE-GO Promotor de Justiça 2012
Os princípio constitucionais servem de orientação para a produção legislativa ordinária, atuando como garantias diretas e imediatas aos cidadãos, funcionando como critério de interpretação e integração do texto constitucional. Nesse sentido podemos destacar como princípios constitucionais explícitos os seguintes:
A)legalidade, anterioridade, taxatividade e humanidade;
B)anterioridade, proporcionalidade, individualização da pena e humanidade;
C)retroatividade da lei penal benéfica, individualização da pena, humanidade e proporcionalidade;
D)responsabilidade pessoal, legalidade, anterioridade e individualização da pena
Responder
Q329483 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Promotor de Justiça 2011
Sobre a evolução do conceito de bem jurídico, cuja “criação não é apenas produto de uma elaboração jurídica pura, mas também de um contexto político e econômico”, é INCORRETO afirmar que
A)a noção positivista de bem jurídico parte da ideia de que o bem jurídico se reduz a um elemento da própria norma, porque somente a lei expressa os objetos jurídicos ao encerrar a vontade declarada do Estado.
B)a visão neokantiana exprime o bem jurídico como um valor que se identifica com a própria finalidade da norma, considerando-o como elemento de todos os pressupostos do complexo cultural de que emana o direito.
C)tanto na visão positivista quanto na visão neokantiana, o bem jurídico é visto como um pressuposto formal da incriminação, trabalhando com os dados existentes na ordem jurídica, sem questioná-los.
D)na visão funcionalista, o bem jurídico é visto na perspectiva dos valores ético-sociais elementares, relativos à pessoa, ao patrimônio, à família e ao Estado, negando-se o fim de estabilidade da norma como instrumental à manutenção do sistema.
Responder
Q329484 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Promotor de Justiça 2011
Sobre as possíveis leituras do garantismo, na perspectiva dos direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que
A)a concepção de um “garantismo positivo” alia-se ao princípio da proibição de proteção deficiente, trazendo como consequência a extensão da função de tutela penal aos bens jurídicos de interesse coletivo.
B)o pensamento garantista se funda, em seu modelo clássico, em princípios que se opõem à tradição jurídica do iluminismo e do liberalismo.
C)o garantismo, na concepção de Ferrajoli, tem como objetivo principal edificar um conceito específico para a criminologia, a partir da discussão da legitimidade da intervenção penal, não se ocupando, por isso, do estudo da qualidade, quantidade e necessidade da pena.
D)a proposta do garantismo pode ser sintetizada na tentativa de arrefecer os princípios fundamentais que devem orientar o direito penal em um sistema punitivo democrático.
Responder
Q329501 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2011
João subtraiu, mediante destreza, a carteira do bolso de Paulo, contendo R$ 1.000,00 em dinheiro. Nesse caso, o sujeito passivo do crime é
A)o Estado.
B)Paulo.
C)o patrimônio.
D)a paz pública.
E)a coletividade.
Responder