Disciplinas Direito Penal Conceitos e caracteres Questões de concursos sobre "Conceitos e caracteres" | Direito Penal - página 3 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conceitos e caracteres que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330181 - PC-SP Delegado de Polícia 2012
Assinale a alternativa que contenha o nome de uma elogiada legislação brasileira que, apos debates acalorados, manteve a pena de morte dentre as sanções penais e que foi responsável pela criação do sistema de dias-multa.
A)Código Penal da República (1890).
B)Código Criminal do Império (1830).
C)Consolidação das Leis Penais (1932)
D)Ordenações Filipinas (1603)
E)Código Penal (1940). V
Responder
Q330185 - FCC Analista Ministerial - Área Jurídica 2012
NÃO se aplica, em regra, a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de
A)barco mercante estrangeiro de propriedade privada em águas territoriais brasileiras.
B)navio de cruzeiro de propriedade de empresa estrangeira em águas territoriais brasileiras.
C)aeronave brasileira a serviço do governo brasileiro em espaço aéreo estrangeiro.
D)barco pesqueiro brasileiro de propriedade particular em águas territoriais estrangeiras.
E)aeronave comercial estrangeira em voo no espaço aéreo brasileiro.
Responder
Q330187 - CESPE Juiz de Direito 2011
Acerca dos princípios aplicáveis ao direito penal, assinale a opção correta.
A)O princípio da adequação social, dirigido ao julgador, e não ao legislador, objetiva restringir a abrangência do tipo penal, limitando sua interpretação e dele excluindo as condutas consideradas socialmente adequadas e aceitas pela sociedade.
B)Dada a necessidade de observância do princípio da legalidade, a tipicidade penal resume-se ao mero exercício de adequação do fato concreto à norma abstrata.
C)O princípio da lesividade busca evitar a incriminação de condutas desviadas que não afetem qualquer bem jurídico, não cuidando de condutas que não excedam o âmbito do próprio autor.
D)A jurisprudência do STJ é firme no sentido da aplicabilidade do princípio da insignificância ao delito de moeda falsa, caso o valor das cédulas falsificadas não ultrapasse a quantia correspondente a um salário mínimo.
E)A aplicação do princípio da insignificância, que deve ser analisado em conexão com os postulados da fragmentariedade e da intervenção mínima do Estado, objetiva excluir ou afastar a própria tipicidade penal, examinada na perspectiva de seu caráter material.
Responder
Q330190 - FCC Analista Judiciário - Execução de Mandados 2012
Lucius foi condenado, pelo mesmo crime, no Brasil, à pena de três anos de reclusão e, no estrangeiro, à pena de um ano de reclusão. Cumpriu integralmente a pena imposta no outro país. Nesse caso, a pena imposta no Brasil
A)será reduzida de um terço a um sexto
B)será atenuada, a critério do juiz.
C)será reduzida em metade.
D)não sofrerá qualquer redução.
E)será reduzida a dois anos.
Responder
Q330214 - CESPE Promotor de Justiça 2012
A respeito de aspectos diversos dos crimes bem como dos princípios aplicáveis ao direito penal, assinale a opção correta de acordo com as disposições do CP e da doutrina penal.
A)Caracteriza situação de arrependimento eficaz o caso do agente que, durante a ação, diz para si “posso prosseguir, mas não quero” e encerra sua empreitada criminosa.
B)Chama-se de dolo direto de segundo grau aquele que se dirige em relação ao fim proposto e aos meios escolhidos.
C)Norma penal em branco homogênea, ou em sentido amplo, é aquela cujo complemento é oriundo da mesma fonte legislativa que editou a norma que necessita desse complemento.
D)Negligente é o agente que pratica um ato perigoso sem os cuidados que o caso requer.
E)No erro de tipo essencial incriminador, o erro recai sobre os pressupostos fáticos de uma causa de justificação, isto é, excludente de ilicitude, que se encontra em tipos penais permissivos.
Responder
Q330359 - CEPERJ Oficial de Fazenda 2010
No Direito Penal, a necessidade de a norma ser complementada por outra de nível diverso denomina-se:
A)norma penal em branco em sentido amplo
B)norma penal em branco em sentido estrito
C)norma penal não incriminadora
D)norma penal regulamentar
E)norma penal especial
Responder
Q330488 - IBFC Oficial de Cartório 2013
O princípio da reserva legal constitui-se na garantia individual de que o poder de punir do Estado em matéria penal será exercido nos limites da norma positivada, permitindo a criação de tipos penais incriminadores e a instituição de penas por intermédio de:
A)Qualquer espécie normativa, desde que elaborada em observância ao regular processo administrativo ou legislativo.
B)Lei ordinária e medida provisória, já que esta última também possui força de lei até que seja submetida a regular processo legislativo.
C)Decreto legislativo, já que são funções exclusivas do Poder Legislativo a criação de direito novo, a imposição de obrigações de caráter geral e a definição de sanções jurídicas.
D)Decreto-lei, regularmente elaborado no exercício do poder administrativo-normativo do chefe do Poder Executivo, já que o ato de legislar encontra-se no feixe de atribuições típicas deste Poder.
E)Lei em sentido estrito, entendida esta como a espécie normativa aprovada em regular processo legislativo levado a efeito no âmbito do Poder Legislativo.
Responder
Q330593 - FCC Defensor Público 2013
Sobre a relação entre o sistema penal brasileiro contemporâneo e a Constituição Federal, é correto afirmar que:
A)o princípio constitucional da humanidade das penas encontra ampla efetividade no Brasil, diante da adequação concreta das condições de aprisionamento aos tratados internacionais de direitos humanos.
B)o princípio constitucional da legalidade restringe-se à tipificação de condutas como crimes, não abarcando as faltas disciplinares em execução penal.
C)o estereótipo do criminoso não contribui para o processo de criminalização, pois violaria o princípio constitucional da não discriminação.
D)a seletividade do sistema penal brasileiro, por ser um problema conjuntural, poderia ser resolvida com a aplicação do princípio da igualdade nas ações policiais.
E)o princípio constitucional da intranscendência da pena não é capaz de impedir a estigmatização e práticas violadoras de direitos humanos de familiares de pessoas presas.
Responder