Disciplinas Direito Notarial e Registral Regras Aplicáveis à Averbação e às Anotações Questões de concursos sobre "Regras Aplicáveis à Averbação e às Anotações" | Direito Notarial e Registral - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Regras Aplicáveis à Averbação e às Anotações que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328717 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
No que se refere aos registros, às averbações e às anotações relacionados às pessoas naturais, assinale a opção correta.
A)Antes de averbadas, as sentenças já produzem efeitos contra terceiros.
B)A averbação é lavrada diretamente à margem do registro a que se refere e, por si só, já promove sua alteração jurídica.
C)As sentenças de nulidade ou anulação do casamento não serão averbadas enquanto estiverem sujeitas a recurso, a não ser que este seja recebido somente no efeito devolutivo.
D)Registro é o ato principal lavrado em livro próprio, de conhecimento público e verdadeiro, porém transitório.
E)A anotação, referência a ato escriturado no cartório, consiste em remissões recíprocas dos registros e averbações, no caso de uma mesma serventia, com a finalidade de modificar ou cancelar o registro.
Responder
Q328746 - TJ-RS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
Assinale a alternativa correta nos termos da Lei 8.560 de 1992.
A)Na ação de investigação de paternidade, todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, serão hábeis para provar a verdade dos fatos
B)É vedado o direito de averbar alteração do patronímico materno, em decorrência do casamento, no termo de nascimento do filho.
C)É facultado legitimar e reconhecer filho na ata do casamento.
D)O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é irrevogável, exceto quando feito incidentalmente em testamento.
Responder
Q328789 - CESPE Juiz federal 2013
Com relação à Lei de Direitos Autorais, à Lei de Registros Públicos, ao Código Civil e à jurisprudência do STJ, assinale a opção correta.
A)Serão averbadas em registro público as sentenças que decretarem a nulidade ou anulação do casamento, o divórcio, a separação judicial e a interdição por incapacidade absoluta ou relativa, bem como os atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconhecerem a filiação.
B)Os direitos autorais perduram por cinquenta anos, contados de primeiro de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor, e, durante esse período, integram a herança do autor e de seus sucessores, passando a obra para o domínio público após aquele período.
C)O mero inadimplemento da obrigação alimentar por parte do genitor faculta ao alimentando pleitear alimentos diretamente aos avós, exigindo-se apenas a prova do reiterado descumprimento do dever legal do alimentante primário.
D)A Lei de Registros Públicos prevê expressamente o procedimento de dúvida inversa, pelo qual a parte interessada poderia suscitar a dúvida diretamente ao juiz.
E)No procedimento de dúvida cartorária, que tem natureza administrativa, a oitiva do MP é obrigatória.
Responder
Q328881 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008
A)as sentenças que decidirem a nulidade ou anulação do casamento.
B)as emancipações.
C)as alterações ou abreviaturas de nomes.
D)as sentenças que decidirem o restabelecimento da sociedade conjugal.
Responder
Q328924 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2009
No tocante ao sistema de remissões recíprocas, assinale a alternativa CORRETA .
A)É providência que não obstante essencial para garantia da segurança jurídica, depende de provocação do interessado ou de ordem judicial, podendo ser feita à margem do assento e, quando não houver espaço, no livro corrente com notas que facilitem a busca.
B)Somente se aplicam nas averbações, podendo ser praticadas de ofício, a requerimento do interessado, do órgão do Ministério Público e por ordem judicial.
C)Consiste em anotar nos atos anteriores, caso lançados em seu serviço ou em comunicar, com resumo do assento, ao oficial em cujo serviço estiverem os registros primitivos, em caráter obrigatório e de ofício pelo oficial registrador, no prazo de cinco (5) dias, sempre que algum registro ou averbação for lançado, dado que se tratam de providências essenciais para garantia da segurança jurídica e higidez do sistema.
D)Compreende anotações ou comunicações em assentos anteriores que devem ser lançadas até, no máximo, a correição anual ordinária ou extraordinária.
Responder
Q328977 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
Segundo a moderna jurisprudência dos tribunais superiores, a alteração de sexo no registro civil:
A)É admitida, por meio de processo judicial, após a intervenção médica de alteração de sexo, sendo realizada por averbação, da qual não se dará publicidade, a não ser mediante ordem judicial ou para a defesa do interesse de terceiros.
B)É admitida, por meio de processo judicial, após a intervenção médica de alteração de sexo, sendo realizada por novo registro, do qual não se dará publicidade, a não ser mediante a requerimento da própria pessoa objeto do registro.
C)Não é admitida.
D)É admitida, por meio de processo judicial, após a intervenção médica de alteração de sexo, sendo realizada por novo registro, do qual não se dará publicidade, a não ser mediante ordem judicial.
Responder
Q329024 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
Acerca da alteração de nome, assinale a alternativa INCORRETA:
A)A mulher solteira, desquitada ou viúva, que viva com homem solteiro, desquitado ou viúvo, excepcionalmente e havendo motivo ponderável, poderá requerer ao juiz competente que, no registro de nascimento, seja averbado o patronímico de seu companheiro, sem prejuízo dos apelidos próprios, de família, desde que haja impedimento legal para o casamento, decorrente do estado civil de qualquer das partes ou de ambas.
B)O enteado ou a enteada, havendo motivo ponderável e na forma da lei, poderá requerer ao oficial registrador competente que, no registro de nascimento, seja averbado o nome de família de seu padrasto ou de sua madrasta, desde que haja expressa concordância destes, ainda que se verifique prejuízo de seus apelidos de família.
C)O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa.
D)Quando a alteração de nome for concedida em razão de fundada coação ou ameaça decorrente de colaboração com a apuração de crime, o juiz competente determinará que haja a averbação no registro de origem de menção da existência de sentença concessiva da alteração, sem a averbação do nome alterado, que somente poderá ser procedida mediante determinação posterior, que levará em consideração a cessação da coação ou ameaça que deu causa à alteração.
Responder