Questões de concursos sobre "Escrituração e Ordem do Serviço para Registro Civil de Pessoas Naturais" | Direito Notarial e Registral - página 3
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Escrituração e Ordem do Serviço para Registro Civil de Pessoas Naturais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328633 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Quanto ao Registro Civil das Pessoas Naturais, assinale a alternativa correta.
Q328649 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Como devem ser elaborados os índices dos respectivos livros pelo Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais?
Q328715 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
A respeito de escrituração dos livros do registro civil das pessoas naturais, assinale a opção correta.
Q328774 - FCC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
No Registro Civil das Pessoas Naturais,
Q328796 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Assinale a resposta correta:
I. A escrituração será feita seguidamente, em ordem cronológica de declarações, sem abreviaturas, nem algarismos, não cabendo a ressalva de emendas, entrelinhas ou outras circunstâncias.
II. Os livros de registro serão divididos em três partes, sendo na da esquerda lançado o número de ordem e na central o assento, ficando na da direita espaço para as notas, averbações e retificações.
III. As partes, ou seus procuradores, bem como as testemunhas, assinarão os assentos, inserindo-se neles as declarações feitas de acordo com a lei ou ordenadas por sentença.
IV. Se os declarantes, ou as testemunhas não puderem, por qualquer circunstâncias assinar, far-se-á declaração no assento, assinando a rogo outra pessoa, mas não é necessária a coleta de impressão dactiloscópica da que não assinar, à margem do assento.
Q328825 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Assinale a resposta correta.
I. Na falta ou impedimento do genitor, incumbirá à mãe efetuar o registro de nascimento; e, na falta de ambos, ao administrador do hospital ou ao médico ou parteira que tiverem assistido o parto.
II. O assento do nascimento do natimorto conterá os elementos referentes ao caso e a remissão ao do óbito, com o registro no livro C Auxiliar.
III. A alteração posterior do nome, inclusive em se tratando de pessoa capaz, pressupõe a intervenção do Ministério Público e a sentença judicial.
IV. Havendo motivo ponderável, poderá o enteado ou a enteada requerer ao juiz competente que seja averbado, no registro de nascimento, o nome da família do seu padrasto ou madrasta, conforme o caso.
Q328855 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Assinale a afirmação correta quanto ao registro civil de pessoas naturais:
Q328906 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2009
Quanto à ordem do serviço para o registro de pessoas naturais, assinale a opção INCORRETA.
Q328990 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
NÃO corresponde a um livro obrigatório em todos os Ofícios de Registro Civil de Pessoas Naturais, conforme a Lei n.º 6.015/73: