Disciplinas Direito Notarial e Registral Escritura Pública de Compra e Venda Questões de concursos sobre "Escritura Pública de Compra e Venda" | Direito Notarial e Registral - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Escritura Pública de Compra e Venda que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q329494 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
Determinada pessoa, domiciliada em Timon – MA, proprietária de imóvel rural localizado em Teresina – PI, recebeu, em 8/11/2013, notificação para pagar, até 8/12/ 2013, o ITR relativo ao exercício de 2013. Na data do recebimento da notificação, essa pessoa já tinha acertado informalmente a venda do imóvel, tendo marcado a lavratura da escritura do imóvel em cartório em 11/11/2013. Conforme o Decreto Federal n.º 93.240/1986, para lavrar a referida escritura, o tabelião deverá
A)facultar às partes a dispensa da certidão fiscal, desde que o adquirente assuma a responsabilidade pelo pagamento dos impostos em atraso, consignando o fato na escritura.
B)exigir o comprovante de pagamento do ITR relativo ao exercício de 2012, caso o vendedor não tenha o comprovante de pagamento do ITR relativo ao exercício de 2013
C)exigir o comprovante do pagamento do ITR apenas se o imóvel rural for de alto valor.
D)exigir o comprovante de pagamento do ITR relativo ao exercício de 2013.
E)exigir o comprovante de pagamento do ITR relativo ao exercício de 2012, ainda que lhe seja apresentado o comprovante de pagamento do ITR relativo ao exercício de 2013.
Responder
Q329518 - TJ-RS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
Nos termos da lei 7.433/1985 e do Decreto 93.240/1986, assinale a alternativa correta.
A)O tabelião fica desobrigado de manter, em cartório, o original ou cópias autenticadas das certidões legalmente exigidas, desde que transcreva na escritura pública os elementos necessários à sua identificação, devendo, nesse caso, as certidões acompanharem o traslado da escritura.
B)O tabelião fica obrigado a manter, em cartório, o original ou cópias autenticadas das certidões legalmente exigidas, mesmo que transcreva na escritura pública os elementos necessários à sua identificação, devendo, nesse caso, as certidões acompanhar o traslado da escritura.
C)Nas escrituras públicas relativas a imóveis rurais e imóveis urbanos, é imprescindível a descrição e caracterização do imóvel, ainda que constem esses elementos na certidão do Registro Imobiliário.
D)Na lavratura de atos notarias, inclusive os relativos a imóveis, além dos documentos de identificação das partes, serão exigidos também os documentos que o tabelião achar convenientes.
Responder
Q329527 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Na hipótese de lavratura de escritura pública de venda e compra em que conste na matrícula imobiliária terreno e no documento fiscal do IPTU conste construção, deverá o Tabelião:
A)lavrar a escritura, esclarecendo às partes da necessidade de averbação da construção ou aumento de área construída no registro imobiliário, mediante a apresentação dos documentos comprobatórios exigíveis
B)lavrar a escritura normalmente sem mencionar a área construída do IPTU e sem considerar para fins de ITBI o valor venal referente à área construída
C)exigir que o vendedor averbe a construção no registro de imóveis previamente à lavratura do ato notarial.
D)recusar a lavratura da escritura tendo em vista a impossibilidade de ingresso do título no fólio real.
Responder
Q329528 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Quanto à documentação referente a imóvel para lavratura de escritura pública, assinale a alternativa incorreta.
A)Indicação dos alvarás ou mandados, nas escrituras lavradas em decorrência de autorização judicial.
B)Certidão atualizada do Registro de Imóveis competente, bem como a de ações reais e pessoais reipersecutórias e de ônus reais, com prazo de validade de 30 dias
C)Nas escrituras relativas à transferência do domínio útil, a referência ao comprovante de pagamento dos três últimos foros anuais, se a enfiteuse recair sobre proprie- dade pública.
D)A alusão ao pacto antenupcial e aos seus correspon- dentes ajustes, ao número de seu registro no Registro de Imóveis, quando o ato disser respeito a objeto de convenção antenupcial, e, caso o pacto antenupcial não tenha sido registrado, a expressa menção à neces- sidade do seu registro antes do relativo à alienação ou à oneração.
Responder
Q329532 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Quanto à lavratura de escrituras públicas, deverá o Tabelião de Notas observar as normas a seguir, exceto:
A)manifestação clara da vontade das partes, excluída a dos intervenientes.
B)referência ao cumprimento das exigências legais e fiscais inerentes à legitimidade do ato
C)assinatura das partes e dos demais comparecentes ou, caso não possam ou não saibam escrever, de outras pessoas capazes, que assinarão a rogo e no lugar daqueles, cujas impressões digitais, no entanto, deverão ser colhidas mediante emprego de coletores de impressões digitais, vedada a utilização de tinta para carimbo.
D)assinatura do Tabelião de Notas ou a de seu substituto legal
Responder
Q329534 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Ressalvadas as inexatidões materiais e as irregularidades constatáveis documentalmente, uma escritura pública somente pode ser retificada
A)mediante uma ordem judicial, tanto no âmbito administrativo quanto no âmbito jurisdicional.
B)por outra escritura, com o comparecimento das mesmas partes que, na primeira, manifestaram sua vontade e participaram do negócio jurídico instrumentalizado.
C)a escritura pública é um ato jurídico perfeito e acabado e, portanto, não admite retificação
D)mediante uma ordem judicial, desde que no âmbito jurisdicional
Responder
Q329606 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016
Assinale a alternativa correta.
A)A escritura pública, salvo quando exigidos por lei outros requisitos, deve conter, obrigatoriamente, o código de consulta gerado (hash) pela Central de Indisponibilidade.
B)A escritura pública, salvo quando exigidos por lei outros requisitos, deve conter dia, mês, ano e local em que lavrada, lida e assinada, bem como a manifestação clara da vontade das partes e dos intervenientes, e a indicação de que foi lavrada sob minuta, se for o caso.
C)A escritura pública, salvo quando exigidos por lei outros requisitos, deve conter referência ao cumprimento das exigências legais e fiscais inerentes à legitimidade do ato e indicação dos documentos apresentados nos respectivos originais, entre os quais, obrigatoriamente, em relação às pessoas físicas, documento de identidade ou equivalente, CPF e, se o caso, certidão de casamento.
D)A escritura pública, salvo quando exigidos por lei outros requisitos, deve conter, obrigatoriamente, a indicação clara e precisa da natureza do negócio jurídico e seu objeto, bem como da forma do pagamento, se em dinheiro ou em cheque, com identificação deste pelo seu número e pelo banco sacado, ou mediante outra forma estipulada pelas partes e a declaração de que é dada quitação da quantia recebida.
Responder
Q329821 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Em relação a escritura pública é correto afirmar:
A)As escrituras públicas não são passíveis da cobrança de emolumentos, sendo assim gratuitas na sua totalidade de atos.
B)A escritura pública pode ser redigida em língua nacional ou em idioma estrangeiro, conforme escolha do Tabelião e as peculiaridades do caso concreto.
C)A escritura pública é o meio jurídico capaz de gerar prova válida no processo das imagens e dos documentos que são colocados na Internet.
D)Dentre os requisitos que deve conter a escritura pública estão o nome, nacionalidade, estado civil, profissão, domicílio e residência das partes e demais comparecentes, com a indicação, quando necessário, do regime de bens do casamento, nome do outro cônjuge e filiação.
Responder