Disciplinas Direito Notarial e Registral Delegação da Função Pública Notarial e de Registro Questões de concursos sobre "Delegação da Função Pública Notarial e de Registro" | Direito Notarial e Registral - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Delegação da Função Pública Notarial e de Registro que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328852 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Assinale a afirmação correta, quanto ao previsto na Lei 8.935/94:
A)É vedado ao notário e e ao registrador a organização sindical.
B)O exercício da atividade notarial e de registro é incompatível com cargo público, exceto em comissão.
C)Extinguir-se-á a delegação a notário ou oficial de registro, entre outros casos, por descumprimento, comprovado, da gratuidade estabelecida por lei.
D)O gerenciamento administrativo e financeiro dos serviços notariais e de registro é da responsabilidade do respectivo titular, cabendo- lhe estabelecer normas, condições e obrigações relativas à atribuição de funções e de remuneração de seus prepostos, de modo a obter a melhor qualidade na prestação dos serviços, sendo o custeio das despesas da serventia, nas comarcas de menor movimento, compartilhadas com o estado.
Responder
Q328854 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Assinale a afirmação INCORRETA :
A)Figura dentre os deveres dos notários, atender prioritariamente as requisições de papéis, documentos, informações ou providências que lhes forem solicitadas pelas autoridades judiciárias ou administrativas, para a defesa das pessoas jurídicas de direito público em juízo.
B)Os notários e os oficiais de registro poderão, para o desempenho de suas funções, contratar escreventes, dentre eles escolhendo os substitutos, e auxiliares como empregados, com remuneração livremente ajustada e sob o regime da legislação do trabalho, sendo que os substitutos poderão, simultaneamente com o notário ou o oficial de registro, praticar todos os atos que lhe sejam próprios.
C)Os notários e os oficiais de registro estão sujeitos, pelas infrações que praticarem às penas de repreensão; multa; suspensão por noventa dias, prorrogável por mais trinta; e perda da delegação.
D)A perda da delegação depende de sentença judicial transitada em julgado; ou de decisão decorrente de processo administrativo instaurado pelo juízo competente, assegurado amplo direito de defesa.
Responder
Q328887 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008
Uma vez determinada a extinção da delegação, é competente para declarar a vacância e designar o substituto mais antigo para responder pelo expediente dos serviços notariais e de registro: marque a opção CORRETA.
A)o Governador do Estado.
B)o Conselho Nacional de Justiça.
C)a Corte Superior do Tribunal de Justiça.
D)o Corregedor-Geral de Justiça.
Responder
Q328935 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2009
De acordo com a Constituição da República e o Estatuto Profissional dos Notários e Registradores (Lei 8.935, de 1994 ) em vigor, em relação aos serviços notariais e de registro é CORRETO afirmar:
A)São delegados do Poder Privatizado e exercidos em caráter público, competindo à lei regular suas atividades, disciplinar as responsabilidades civil e criminal dos titulares das delegações e seus prepostos, definir a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário e estabelecer normas gerais para fixação de emolumentos, somente admitido o ingresso na atividade por concurso público de provas e títulos.
B)São delegados do Poder Público e exercidos em caráter privado, competindo à lei federal regular suas atividades, disciplinar as responsabilidades civil e criminal dos titulares das delegações e seus prepostos, definir a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário Estadual e estabelecer normas gerais para fixação de emolumentos, somente admitido o ingresso na atividade por concurso público de provas e títulos.
C)São delegados do Poder Público e exercidos em caráter privado, competindo à lei estadual regular suas atividades, disciplinar as responsabilidades civil e criminal dos titulares das delegações e seus prepostos, definir a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário e estabelecer normas gerais para fixação de emolumentos, somente admitido o ingresso na atividade por concurso público de provas e títulos.
D)São delegados do Poder Público e exercidos em caráter privado, competindo à lei federal regular suas atividades, disciplinar as responsabilidades civil e criminal dos titulares das delegações e seus prepostos, definir a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário Federal e estabelecer normas gerais para fixação de emolumentos, admitido a remoção na atividade por concurso público de provas e títulos.
Responder
Q329012 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
Assinale a alternativa correta:
A)A respeito do Regime Jurídico dos serviços notariais e de registro, é correto afirmar que a sua delegação pode recair tanto sobre pessoa natural, como sobre uma empresa ou pessoa mercantil, desde que, nesta última hipótese, haja autorização expressa do respectivo Tribunal de Justiça, em decisão de seu Tribunal Pleno, tomada por maioria absoluta dos Desembargadores.
B)De conformidade com o previsto na Constituição Federal, lei estadual poderá estabelecer normas gerais para fixação de emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, na hipótese de não ser editada lei federal no prazo de 180 (cento e oitenta dias), contados da data da publicação da resolução do CNJ – Conselho Nacional de Justiça – que disciplinar a matéria.
C)Conforme expressamente previsto na Constituição Federal, resolução editada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ – regulará as atividades, disciplinará a responsabilidade civil dos notários, dos oficiais de registro e de seus prepostos, e definirá a fiscalização de seus atos pelo Poder Judiciário.
D)De acordo com o insculpido na Constituição Federal, o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso público de provas e títulos, não se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção, por mais de seis meses.
Responder
Q329050 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008
Excluídos o provimento por remoção e aqueles que tenham exercido função notarial ou de registro por 10 (dez) ou mais anos, a delegação para o exercício da atividade notarial e de registro depende dos seguintes requisitos, dentre outros: I. Habilitação em concurso público de provas e títulos. II. Estado civil. III. Nacionalidade brasileira ou comprovação de naturalização brasileira. IV. Diploma de bacharel em direito.
A)As alternativas I e IV estão corretas.
B)As alternativas II e IV estão corretas.
C)As alternativas II e III estão corretas.
D)As alternativas II e III estão corretas.
Responder
Q329071 - FCC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
A perda da delegação é sanção que deve ser aplicada ao titular de serviços notariais ou de registro
A)sempre após prévia suspensão, nos casos de reiterado descumprimento dos deveres legais.
B)preventivamente e em caráter liminar, a critério da autoridade fiscalizadora.
C)apenas em casos tipificados pela lei, em que cominada especificamente essa penalidade.
D)discricionariamente pela autoridade fiscalizadora, sem necessária correlação entre a gravidade da infração e a pena aplicada.
E)após regular processo administrativo disciplinar ou sentença judicial transitada em julgado.
Responder
Q329092 - TJ-SC Analista Administrativo 2009
Relativamente à Lei Federal nº 8.935, de 18 de novembro de 1994, assinale a alternativa INCORRETA :
A)Compete aos notários lavrar atas notariais.
B)Compete aos tabeliães de notas lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados.
C)É livre a escolha do tabelião de notas, qualquer que seja o domicílio das partes ou lugar de situação dos bens objeto do ato ou negócio.
D)Aos tabeliães de protesto de título compete privativamente protocolar de imediato os documentos de dívida, para prova do descumprimento da obrigação.
E)A delegação para o exercício da atividade notarial e de registro depende, entre outros requisitos, da habilitação em concurso público de provas e títulos, realizados pelo Poder Judiciário, com a participação, em todas as suas fases, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, de um notário e de um registrador.
Responder