Questões de concursos sobre "Delegação da Função Pública Notarial e de Registro" | Direito Notarial e Registral - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Delegação da Função Pública Notarial e de Registro que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q328107 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

A delegação para o exercício da atividade notarial e de registro depende dos seguintes requisitos: 
I. Diploma de bacharel em direito; habilitação em concurso público de provas e títulos. II. Nacionalidade brasileira; capacidade civil. III. Quitação com as obrigações eleitorais e militares. IV. Verificação de conduta condigna para o exercício da profissão.
A sequência correta é:
Ver Comentários

Q328125 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Sobre o regime jurídico dos serviços notariais e de registro previsto na Constituição Federal, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q328128 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

NÃO ocorre a perda da delegação do notário ou oficial de registro por:
Ver Comentários

Q328150 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos fatos ensejadores da extinção da delegação ao tabelião de protesto de títulos e documentos de dívida:
Ver Comentários

Q328176 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

A delegação para o exercício da atividade notarial e de registro depende dos seguintes requisitos:

I. Habilitação em concurso público de provas e títulos.

II. Nacionalidade brasileira e capacidade civil.

III. Quitação com as obrigações eleitorais e militares.

IV. Diploma de bacharel em direito ou em economia.

A sequência correta é:

Ver Comentários

Q328272 - CETRO Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Jonas participou de todas as fases de concurso para outorga de delegação de serventia cartorária extrajudicial garantida por decisão de caráter liminar, tendo, ao final, garantido classificação suficiente para obter a delegação de Registro Civil do Município Boca de Peixe. Como delegatário, Jonas nomeou a competente Assíria como sua oficial substituta para atuar em suas ausências e impedimentos. Passados alguns anos, a decisão judicial que garantia a delegação a Jonas foi revogada e o Tribunal de Justiça designou um terceiro para substituí-lo em vez de Assíria, substituta mais antiga. Com base nesses fatos e no que determina a Lei nº 8.935/1994 acerca da extinção da delegação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A decisão do TJ é equivocada porque Assíria tem direito a assumir como substituta mais antiga, ainda que a delegação de Jonas não seja efetiva, de acordo com a Lei.

( ) À Assíria se aproveita de forma derivada a “teoria do fato consumado”, embora, in casu, inaplicável a Jonas, delegatário afastado.

( ) É assegurada a designação de Assíria, desconsiderando-se eventual precariedade de sua situação, e considerando-se o largo transcurso temporal, de acordo com jurisprudência do STJ.

Ver Comentários

Q328279 - CETRO Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Acerca da fiscalização e regulação incidente sobre os concursos públicos para outorga de delegações de serventias extrajudiciais, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Questionamento judicial de uma serventia afasta automaticamente a oferta desta em concurso público, sem necessidade de decisão expressa de exclusão.

( ) A condução é de responsabilidade do Tribunal de Justiça, por meio da Comissão de Concurso, não cabendo ao CNJ fiscalizar seus atos, pelo viés disciplinar, por conta de inconsistências do Edital, sem indício de dolo por parte dos integrantes da referida Comissão.

( ) O fato de uma serventia exibir o status de inativa não obstaculariza o seu oferecimento em concurso público per se.

Ver Comentários

Q328455 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016

A Lei no 8.935/94 estabelece os requisitos para a delegação do exercício da atividade notarial e registral. Assinale a alternativa que elenca corretamente alguns desses requisitos.
Ver Comentários

Q328512 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

O término da delegação a notário ou a registrador acontece por extinção ou perda. A delegação se extingue por fatos próprios do delegatário e por fatos estranhos a ela. Marque a alternativa em que estão presentes apenas hipóteses de extinção de tal delegação:
Ver Comentários

Q328585 - CESPE Juiz de Direito 2015

Acerca dos registros públicos e da Lei n.º 8.935/1994, assinale a opção correta.
Ver Comentários