Disciplinas Direito Notarial e Registral Averbações e Cancelamento Questões de concursos sobre "Averbações e Cancelamento" | Direito Notarial e Registral - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Averbações e Cancelamento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q329947 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Assinale a alternativa INCORRETA :
A)O cancelamento do protesto não poderá ser realizado pelo juiz corregedor permanente.
B)Das certidões do Tabelionato de protesto não constarão os registros cujos cancelamentos tiverem sido averbados, salvo por requerimento escrito do próprio devedor ou por ordem judicial.
C)É possível o protesto de contrato de honorários advocatícios.
D)O Tabelião de Protesto expedirá as certidões solicitadas dentro de cinco dias úteis, no máximo, que abrangerão o período mínimo dos cinco anos anteriores, contados da data do pedido, salvo quando se referir a protesto específico.
Responder
Q329951 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Assinale a alternativa correta:
A)O cancelamento do registro do protesto, se fundado em outro motivo que não no pagamento do título ou documento de dívida, será efetivado de ofício ou por determinação judicial, isento do pagamento dos emolumentos devidos ao Tabelião.
B)Quando a extinção da obrigação decorrer de processo judicial, o cancelamento do registro do protesto poderá ser solicitado com a apresentação da certidão expedida pelo Juízo processante, com menção do trânsito em julgado, que substituirá o título ou o documento de dívida protestado.
C)O cancelamento do registro do protesto deverá feito pelo Tabelião titular.
D)A averbação de retificação de erros materiais pelo serviço deverá ser a requerimento do interessado, sob responsabilidade do Tabelião de Protesto de Títulos e com o pagamento dos emolumentos devidos.
Responder
Q329959 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017
O cancelamento do protesto será solicitado ao tabelião por qualquer interessado. Assinale a alternativa correta, em relação aos documentos que, quando apresentados, permitem a efetivação do cancelamento:
A)Cópia autenticada por tabelião de notas, do título de crédito ou documento de dívida protestado.
B)Declaração de anuência firmada pelo credor, originário ou por endosso mandato.
C)Declaração de anuência firmada pelo apresentante.
D)Ordem judicial de cancelamento.
Responder
Q329974 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Sobre o que dispõe a Lei 9.492/97, NÃO é correto o que se afirma em
A)O título do documento de dívida cujo protesto tiver sido sustado judicialmente só poderá ser pago com autorização judicial.
B)Após o protocolo do título para protesto, o devedor poderá ser intimado por edital, caso resida fora da competência territorial do tabelionato.
C)Qualquer interessado poderá solicitar o cancelamento do registro do protesto perante o cartório competente, desde que apresente o documento protestado, cuja cópia ficará arquivada.
D)Antes da intimação do devedor a respeito do protesto, poderá o credor desistir do ato; no entanto, após a mencionada comunicação, para a desistência torna-se indispensável a concordância do devedor.
Responder
Q329984 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2009
Assinale a alternativa CORRETA.
A)Caso o devedor esteja em lugar incerto e não sabido, a sua intimação será feita por edital, publicado no prazo máximo de 15 (quinze) dias, uma vez no órgão oficial e pelo menos duas vezes em jornal local, onde houver.
B)A lei brasileira não admite o protesto de títulos e outros documentos de dívida em moeda estrangeira, emitidos fora do Brasil.
C)Uma vez registrado o protesto, o Tabelião de Protestos de Títulos e Documentos não pode retificar o instrumento de protesto, ainda que para sanar erros materiais.
D)Para cancelamento de protesto em que tenha figurado apresentante por endosso- mandato, a declaração de anuência pode ser passada pelo credor endossante.
Responder
Q329995 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2009
Assinale a assertiva correta no que respeita às averbações e ao cancelamento do protesto.
A)A averbação de retificação de erros materiais pelo serviço será efetuada, exclusivamente, a requerimento do interessado, sob responsabilidade do Tabelião de Protesto de Títulos.
B)Para a averbação da retificação, é dispensável a apresentação do documento eventualmente expedido e do documento que comprove o erro, na medida em que é efetuada de ofício pelo Tabelião de Protesto de Títulos.
C)O cancelamento do registro do protesto será solicitado ao Tabelião titular, e por ele promovido, não se admitindo que seja feito por qualquer de seus substitutos.
D)Ainda que a extinção da obrigação decorra de processo judicial, o documento da dívida é indispensável para fins do cancelamento do registro de protesto.
E)Para que possa ser feito o cancelamento do registro, na hipótese de protesto em que tenha figurado apresentante por endosso-mandato, será suficiente a declaração de anuência passada pelo credor endossante.
Responder
Q330014 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016
Considerando as disposições da Lei nº 9.492, de 10 de setembro de 1997, que dispõe acerca dos serviços concernentes ao protesto de títulos e outros documentos de dívida, assinale a afirmação correta:
A)Todos os títulos e documentos de dívida protocolizados serão examinados em seus caracteres formais e terão curso se não apresentarem vícios, cabendo ao Tabelião de protesto investigar inclusive a ocorrência de prescrição ou caducidade.
B)É vedada a intimação do devedor por edital, mesmo se este for desconhecido ou sua localização for incerta ou ignorada.
C)Os livros de Registros de Protestos somente poderão ser abertos e encerrados pelo Tabelião titular.
D)A averbação de retificação de erros materiais pelo serviço poderá ser efetuada de ofício ou a requerimento do interessado, sob responsabilidade do Tabelião de Protesto, não sendo devidos emolumentos.
Responder
Q330026 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016
A respeito do protesto e considerando a Lei nº 9.492/97, marque a afirmação correta.
A)O cancelamento do protesto, por qualquer motivo, somente pode ser realizado por determinação judicial.
B)O prazo de arquivamento é de dez anos para livros de protocolo e de registro de protesto e respectivos títulos.
C)O protesto é ato formal pelo qual se prova a inadimplência de uma obrigação cambiária e pode ser requerido para demonstrar a falta de pagamento, a falta de aceite ou a não devolução do título.
D)É vedado o protesto de títulos e outros documentos de dívida em moeda estrangeira, emitidos fora do Brasil, mesmo que acompanhados de tradução efetuada por tradutor juramentado.
Responder
Q330030 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
Considere a seguinte situação: “O tabelião de protesto recebeu mandado judicial de sustação do protesto em caráter liminar, entretanto o notário já havia lavrado e registrado o protesto, uma vez que escoara o prazo previsto na legislação para pagamento, aceite, devolução ou manifestação de recusa.” Neste caso deverá o tabelião
A)devolver o mandado ao juízo, certificando que o protesto já fora lavrado.
B)cancelar o protesto lavrado, tendo em vista a ordem judicial de sustação.
C)suspender, provisoriamente, os efeitos do protesto, anotando junto ao registro a suspensão.
D)intimar o apresentante do título para apresentar defesa escrita, no prazo de 3 (três) dias.
Responder
Q330034 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016
O cancelamento do registro do protesto compete ao tabelião, por seu substituto ou por escrevente autorizado. No caso de suspensão de efeitos ou de cancelamento de protesto, o tabelião:
A)Não é responsável pela retirada do nome do devedor que tenha sido inserido em cadastro das entidades representativas do comércio e da indústria.
B)Não é responsável pela retirada do nome do devedor que tenha sido inserido em cadastro das entidades representativas do comércio, apenas é responsável pelas entidades da indústria.
C)É responsável pela retirada do nome do devedor que tenha sido inserido em cadastro das entidades representativas do comércio e da indústria.
D)É responsável pela retirada do nome do devedor que tenha sido inserido em cadastro das entidades representativas do comércio.
Responder