Questões de concursos sobre "Leis e tratados internacionais" | Direito Marítimo - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Leis e tratados internacionais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q327863 - CESGRANRIO Advogado 2011

Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, o Brasil pode explorar os recursos minerais da plataforma continental, observados os seguintes limites:
Ver Comentários

Q327885 - FGV Técnico de Manutenção 2016

De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, os países costeiros têm direito a declarar uma Zona Econômica Exclusiva (ZEE), é delimitada por uma linha imaginária situada a
Ver Comentários

Q327888 - FGV Técnico de Manutenção 2016

Após o atentado terrorista do “11 de setembro", foi aprovado, em dezembro de 2002, em Londres, pelos 162 países da Organização Marítima Internacional, incluindo o Brasil, um procedimento com o objetivo de controlar total e rigorosamente o acesso aos portos, por meio da fiscalização das pessoas, equipamentos e veículos em geral. 
Essa certificação internacional é conhecida por
Ver Comentários

Q327903 - FGV Guarda Portuário 2016

Com relação ao Código do Sistema Internacional de Segurança – ISPS, analise as afirmativas a seguir. 
I. É um código internacional para a proteção de navios e instalações portuárias, instituído pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
II. Institui e sistematiza um conjunto uniforme e abrangente de medidas e procedimentos de segurança internacional no transporte marítimo.
III. Determina que um navio, antes de atracar, deve informar os últimos 10 portos que visitou e, caso algum não seja certificado, indica as medidas adicionais que devem ser adotadas.
Assinale:
Ver Comentários

Q327905 - FGV Guarda Portuário 2016

A respeito das competências da Marinha do Brasil, para fins da proteção de navios e instalações portuárias, analise as afirmativas a seguir. 
I. Quando necessário, elevar a proteção dos navios de bandeira brasileira para o nível dois, informando ao Gabinete de Segurança Institucional.
II. Garantir, de forma autônoma, a elevação de proteção dos navios de bandeira brasileira para o nível três.
III. Implementar as medidas específicas de proteção no nível três, em operação de garantia da lei e da ordem, quando for especificamente designada por mensagem do Presidente da República.

Assinale:
Ver Comentários

Q327909 - FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE Guarda Portuário 2012

Com relação às autorizações de exploração de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte, é CORRETO afirmar que estas:
Ver Comentários

Q327911 - FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE Guarda Portuário 2012

Com relação à definição de Porto Organizado, é CORRETO afirmar que se refere àquele:
Ver Comentários

Q327943 - FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE Guarda Portuário 2012

Conforme previsão contida no Plano Nacional de Segurança Pública Portuária, é competência da CESPORTOS
Ver Comentários

Q327945 - FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE Guarda Portuário 2012

Marque a assertiva CORRETA sobre a denúncia prevista na Convenção nº 137 da OIT, relativa às repercussões sociais dos novos métodos de manipulação de cargas nos portos.
Ver Comentários