Questões de concursos sobre "Conflitos de leis no tempo e no espaço. Conflitos bidimensionais. Conflitos positivos. Conflitos negativos. Teoria do retorno ou reenvio" | Direito Internacional Privado - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conflitos de leis no tempo e no espaço. Conflitos bidimensionais. Conflitos positivos. Conflitos negativos. Teoria do retorno ou reenvio que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q326741 - TRF - 3ª REGIÃO Juiz federal 2018

Consoante ensinamentos da doutrina, na seara do Direito Internacional Privado, sabe-se que as regras de conexão estabelecem qual o direito aplicável às diversas situações jurídicas conectadas a mais de um sistema legal, após a necessária qualificação e em determinadas situações pode ocorrer o fenômeno denominado reenvio. Avalie, a seguir, as seguintes assertivas e, depois, expresse sua convicção: 
I – O processo de qualificação, ou de classificação, que leva ao elemento de conexão, considera um de três diferentes aspectos: o sujeito, o objeto ou o ato jurídico. II – Como exemplos de regras de conexão, podemos citar: lex loci solutionis (lei do local onde as obrigações ou a obrigação principal do contrato, deve ser cumprida); lex damni (lei do local onde se manifestaram as consequências do ato ilícito, para reger a obrigação de indenizar); lex monetae (lei do país em cuja moeda a dívida ou outra obrigação legal é expressa); lei mais favorável, descrita como a lei mais benéfica em situações específicas. III – A lei qualificadora não coincide, necessariamente, com a lei aplicável. IV – O reenvio pode ocorrer em dois graus; em primeiro grau, quando um país nega competência à sua lei em favor de outro país, que, a seu turno, também nega competência à sua lei, configurando uma recusa recíproca; em segundo grau, o reenvio pode ocorrer quando a lei do país ”A” manda aplicar a lei do país ”B”, e a lei do país “B” determina que se aplique a lei do país “C”.
Ver Comentários

Q326753 - CESPE Juiz federal 2017

Assinale a opção correta de acordo com as normas de direito internacional privado (DIPr).
Ver Comentários

Q326772 - IADES Advogado 2016

A respeito das fontes do direito internacional privado, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q326780 - ESAF Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 1 2016

Supondo que o Brasil tenha celebrado e regularmente incorporado ao sistema jurídico brasileiro um tratado internacional sobre transporte aéreo internacional em 1990, no ano 2000, no Brasil, é promulgada uma lei ordinária que dispõe inversamente ao referido tratado internacional. No caso de conflito entre estas normas, assinale qual das afirmativas abaixo é verdadeira.
Ver Comentários

Q326816 - PGR Procurador da República 2015

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Ver Comentários

Q326892 - TRT 15R Juiz do trabalho 2008

O crescente intercâmbio de trabalhadores para outros países gera conflitos em relação à norma trabalhista aplicável no espaço. Nesse contexto, de acordo com a legislação em vigor, e observado o entendimento prevalecente na jurisprudência, assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q326894 - TRT 15R Juiz do trabalho 2010

Empregado brasileiro de empresa do setor de tecnologia da informação, com contrato em curso no Brasil, é transferido para a matriz situada no exterior, em agosto de 2009, para prestar serviços de natureza não transitória.


Assinale a alternativa correta:

Ver Comentários

Q326933 - CESPE Juiz federal 2011

No que diz respeito às fontes do direito internacional privado, ao conflito de leis, ao reenvio e à interpretação do direito estrangeiro, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q326957 - CESPE Juiz federal 2011

Mohamed, filho concebido fora do matrimônio, requereu, na justiça brasileira, pensão alimentícia do pai, Said, residente e domiciliado no Brasil. Said neguou o requerido e não reconheceu Mohamed como filho, alegando que, perante a Tunísia, país no qual ambos nasceram, somente são reconhecidos como filhos os concebidos no curso do matrimônio. 

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz da legislação brasileira de direito internacional privado.
Ver Comentários

Q326959 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2009

Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta.  
I. Dá-se reenvio de 3º grau no caso de conflito de regras de Direito Internacional que envolva quatro países.
II. Hipótese comum de conflito de regras de Direito Internacional ocorre quanto ao foro competente para os inventários e partilhas de bens situados no Brasil, pertencentes a estrangeiro.
III. São exemplos de regras de conexão ou elementos de conexão a lex patriæ (da nacionalidade), a lex loci actus (do local da realização do ato jurídico), a lex voluntatis (escolhida pelos contratantes), a lex loci celebrationis (do local da celebração do matrimônio).
IV. Para regular as relações concernentes aos bens, segundo as normas brasileiras de Direito Internacional, aplicar-se-á a lei do país em que estiverem situados.

Ver Comentários