Disciplinas Direito Financeiro Realização da despesa pública Questões de concursos sobre "Realização da despesa pública" | Direito Financeiro - página 10 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Realização da despesa pública que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q327861 - SELECON Assistente Técnico Educacional - Apoio Técnico 2018
A fase da despesa pública que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor da entidade beneficiária por ter cumprido todas as obrigações constantes do empenho é a fase denominada:
A)liquidação
B)pagamento
C)fixação
D)previsão
Responder
Q327908 - IBFC Técnico de Contabilidade 2016
A despesa pública é classificada nas categorias econômicas: despesas correntes e; despesas de capital. Tratando das despesas correntes está correto afirmar que são as:
A)Despesas de custeio; Transferências correntes
B)Despesas de custeio; Inversões financeiras; Transferências correntes
C)Investimentos; Inversões financeiras; Transferências correntes
D)Investimentos; Inversões financeiras; Transferências de capital
E)Investimentos; Despesas de custeio; Transferências de capital
Responder
Q327921 - IBFC Técnico de Controle Externo 2016
A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) veda ao titular de Poder ou órgão expressamente previsto contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro de determinado prazo, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte, sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Assinale a alternativa que aponta o prazo expressamente previsto.
A)Nos últimos dois quadrimestres do seu mandato
B)Nos últimos três quadrimestres do seu mandato
C)No último quadrimestre de seu mandato
D)Nos quatro últimos quadrimestres de seu mandato
Responder
Q328018 - MOVENS Agente Administrativo 2010
Acerca da prestação de contas de transferência de recursos públicos, assinale a opção correta.
A)A execução de programa de trabalho que objetive a realização de obra será feita por meio de contrato de repasse, mesmo quando o concedente dispuser de estrutura para acompanhar a execução do convênio.
B)A celebração de convênio com entidades privadas sem fns lucrativos poderá ser precedida de chamamento público, a critério do órgão ou entidade concedente, visando à seleção de projetos ou entidades que tornem mais efcaz o objeto do ajuste.
C)Constitui cláusula necessária em qualquer convênio dispositivo que indique a forma pela qual a execução do objeto será acompanhada pelo concedente, mesmo que tal dispositivo não seja sufciente para garantir a plena execução física do objeto
D)No ato de celebração do convênio ou contrato de repasse, o concedente deverá empenhar o valor total a ser transferido nas hipóteses de convênio ou contrato de repasse com vigência plurianual.
E)É vedado o pagamento com os valores recebidos de recursos da União diretamente a benefciários fnais pessoas físicas que não possuam conta bancária.
Responder
Q328042 - FCC Técnico de Controle Externo 2012
Sobre as fases do processamento da despesa, é correto afirmar que
A)não se admite empenho global de despesa decorrente de contrato administrativo para realização de obra pública por particular.
B)o pagamento da remuneração dos servidores públicos é dispensado de empenho por possuir dotação orçamentária específica.
C)só é admissível a dispensa de nota de empenho nas hipótese em que se autoriza a realização da despesa sem o prévio empenho.
D)são empenháveis por estimativa as despesas cujo valor exato seja de difícil identificação, a exemplo de energia elétrica, telefone e despesas com viagens.
E)a liquidação da despesa antecede o empenho e a emissão da nota de empenho, que somente será emitida no ato do pagamento, como forma de recibo.
Responder
Q328068 - FDC Técnico de Contabilidade 2010
Para ser realizada, toda despesa no setor público depende de empenho prévio e este não poderá exceder o limite dos créditos orçamentários disponíveis. De acordo com a legislação vigente, a modalidade de empenho para a realização de despesa com montante previamente já conhecido, e cujo pagamento deve ocorrer de uma única vez, é do seguinte tipo:
A)global
B)unitário
C)ordinário
D)específico
E)estimativo
Responder
Q328082 - FCC Técnico de Controle Externo 2010
Ao término de um exercício financeiro, uma despesa referente à conta de energia elétrica da Prefeitura no mês de dezembro, que tenha dotação orçamentária específica com saldo suficiente para atendê-la, já empenhada mas ainda não processada, deverá
A)integrar os serviços de dívida a pagar e ser paga com crédito adicional extraordinário.
B)ser anulada no exercício e realizado estorno do em- penho, passando a integrar as despesas do novo exercício integrando a dotação específica de "outras despesas correntes".
C)ser suspensa e só poderá ser paga se, no novo exercício financeiro, tiver dotação orçamentária específica.
D)ser considerada dívida pública fundada e, por con- seguinte, ser paga por crédito adicional suplementar.
E)ser considerada nos Restos a Pagar não processados e ser paga à conta de dotação específica consignada no orçamento como "despesas anteriores", atendidos os requisitos da legislação pertinente.
Responder
Q328086 - FCC Técnico de Controle Externo 2010
Para o pagamento da despesa relativa à conclusão de um serviço contratado pelo Poder Público municipal deve-se observar:
A)primeiro, a ordem de pagamento, que é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga e, por fim, o empenho seguido da liquidação, que é o pagamento propriamente dito.
B)a inclusão da despesa no orçamento até primeiro de julho do exercício em que ocorreu e, após inclusão na lei orçamentária, deverá ser reservada a dotação orçamentária específica por empenho.
C)o imediato pagamento, por se tratar de serviço contratado de forma direta pelo Município.
D)primeiro, o empenho e, em seguida, a liquidação, que deverá ter por base o contrato, ajuste ou acordo respectivo, a nota de empenho e os comprovantes da prestação efetiva do serviço.
E)primeiro a liquidação, que é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente e, por conseguinte, o empenho, com a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar.
Responder