Disciplinas Direito Financeiro Fundos públicos financeiros (de participação e de destinação) Questões de concursos sobre "Fundos públicos financeiros (de participação e de destinação)" | Direito Financeiro - página 3 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fundos públicos financeiros (de participação e de destinação) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q327540 - FCC Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas 2010
Segundo a Lei nº 4.320/64, "constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços". O Decreto-Lei Complementar nº 16, de 02/04/1970, do Estado de São Paulo, dispõe sobre a instituição e o funcionamento de fundos especiais na administração paulista. Sobre este assunto, é correto afirmar:
A)Admite-se vinculação de receita de impostos estaduais, para qualquer finalidade.
B)O saldo positivo do fundo especial apurado em balanço será transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo fundo.
C)Constituem fundo especial de despesa as receitas que se vinculam à execução de programas de empréstimos a entidades públicas ou privadas.
D)Constituem fundo especial de financiamento as receitas que se vinculam à realização de objetivos ou serviços de órgãos considerados unidades de despesa.
E)A Constituição Federal veda a instituição de qualquer fundo, não tendo sido recepcionados neste ponto a Lei nº 4.320/64 e o Decreto-Lei Complementar Estadual nº 16/70.
Responder
Q327584 - FCC Procurador 2006
Em direito financeiro é correto afirmar que
A)as receitas e despesas devem ser escrituradas segundo o regime de competência.
B)os créditos adicionais suplementares destinam-se a gastos para os quais não haja dotação orçamentária específica.
C)os fundos especiais submetem-se ao princípio da unidade de tesouraria.
D)os créditos adicionais extraordinários buscam o reforço da dotação orçamentária.
E)a abertura de créditos suplementares e especiais pode decorrer do superávit financeiro do exercício anterior, do excesso de arrecadação, da anulação parcial ou total de outra dotação ou de operações de crédito.
Responder
Q327692 - FCC Procurador do Estado 2006
Em relação às normas constitucionais sobre o orçamento, é vedada a instituição de fundos
A)de qualquer natureza, sem prévia autorização do Poder Executivo.
B)ordinários ou extraordinários, sem prévia autorização do Tribunal de Contas.
C)de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.
D)de natureza tributária, sem prévia autorização do Poder Judiciário.
E)de natureza financeira, sem autorização do Ministro da Fazenda.
Responder
Q327697 - CESPE Procurador do Estado 2009
Assinale a opção correta quanto às normas vigentes relativas aos orçamentos públicos.
A)Para fins de estimativa e de registro na LOA, prevalece a noção de receita corrente líquida, conforme definida na LRF.
B)O presidente do TJPE tem legitimidade para enviar à Assembleia Legislativa projeto de lei autorizando a abertura de crédito especial, para atender a despesas do Poder Judiciário estadual, que ainda não tenham dotação orçamentária específica.
C)Se o estado de Pernambuco apresentou receitas correntes de R$ 11,6 bilhões e despesas correntes de R$ 10 bilhões, em 2008, então a diferença deve ser considerada receita de capital, mas não integra o rol das chamadas receitas orçamentárias.
D)Não há, na CF, vedação aos chamados orçamentos rabilongos.
E)O estado de Pernambuco pode constituir, por decreto do governador, o fundo especial da pobreza, para destinar recursos a programas de atendimento a pessoas desempregadas ou de baixa renda.
Responder
Q327770 - FCC Procurador do Estado 2009
Em relação aos fundos especiais de despesa e financiamento no Estado de São Paulo, é correto afirmar que
A)possuem personalidade jurídica própria e autonomia patrimonial, devendo ser tratados como entidades integrantes da Administração Pública.
B)são instituídos por lei e permitem vincular receitas de taxas e emolumentos ao custeio de atividades específicas de interesse público.
C)os dispêndios dos recursos arrecadados são executados à margem do orçamento público e não estão sujeitos à fiscalização do Tribunal de Contas.
D)o gestor pode ser uma entidade privada com poderes para definir a política de aplicação dos recursos arrecadados e praticar todos os atos necessários para cumprimento das finalidades institucionais.
E)os recursos arrecadados não podem ser destinados à cobertura de necessidades de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas do setor privado.
Responder
Q328018 - MOVENS Agente Administrativo 2010
Acerca da prestação de contas de transferência de recursos públicos, assinale a opção correta.
A)A execução de programa de trabalho que objetive a realização de obra será feita por meio de contrato de repasse, mesmo quando o concedente dispuser de estrutura para acompanhar a execução do convênio.
B)A celebração de convênio com entidades privadas sem fns lucrativos poderá ser precedida de chamamento público, a critério do órgão ou entidade concedente, visando à seleção de projetos ou entidades que tornem mais efcaz o objeto do ajuste.
C)Constitui cláusula necessária em qualquer convênio dispositivo que indique a forma pela qual a execução do objeto será acompanhada pelo concedente, mesmo que tal dispositivo não seja sufciente para garantir a plena execução física do objeto
D)No ato de celebração do convênio ou contrato de repasse, o concedente deverá empenhar o valor total a ser transferido nas hipóteses de convênio ou contrato de repasse com vigência plurianual.
E)É vedado o pagamento com os valores recebidos de recursos da União diretamente a benefciários fnais pessoas físicas que não possuam conta bancária.
Responder